7 refeições leves e práticas para o jantar

Evite a sensação de mal-estar antes de dormir com sugestões de pratos mais saudáveis para a última refeição do dia

Por Alessandra Busko
Atualizado em 25/06/2013 17:17

alimentos leves saudaveis para jantar 7 refeições leves e práticas para o jantar

Cada pessoa tem um hábito alimentar diferente para as refeições. Embora algumas achem que o jantar deve ser evitado ao máximo para perder alguns quilos, outras preferem pratos mais elaborados e completos devido a grande sensação de fome no período da noite.

Realizar as três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) é essencial. Mas para evitar aquela sensação de estômago pesado e mal-estar antes de dormir, a dica é apostar nos alimentos mais saudáveis e fáceis de preparar. Conheça agora 7 refeições leves e práticas para o jantar que podem ser usadas para montar um cardápio saboroso e nutritivo.

1. Sanduíche natural

Os sanduíches dos fast-foods são realmente mais práticos e rápidos, mas não fazem tão bem para a saúde, principalmente quando consumidos antes de dormir.

Para ter uma alimentação leve no jantar, o sanduíche natural é a melhor escolha para quem está precisando eliminar alguns quilos. Para preparar um lanche não muito calórico, basta saber escolher os ingredientes certos.

Prefira o pão integral, que além de conter várias fibras e ajudar no bom funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade para o organismo. O atum, peito de frango, salmão, peito de peru, queijo branco e cream cheese são boas fontes de proteínas e dão um ótimo sabor ao sanduíche.

As verduras e legumes como cenoura, beterraba, rúcula, alface, agrião, pepino, tomate e cebola, podem ser acrescentadas sem medo, pois fazem muito bem para a saúde. Não se esqueça do azeite e dos temperos que dão um gosto especial, são diuréticos, contêm antioxidantes e não acrescentam calorias ao seu sanduíche natural. Para acompanhar o seu delicioso lanche, aposte no suco natural, mais saudável que o refrigerante.

2. Mix de salada

Consumir uma salada fresca e muito bem preparada no jantar é uma opção leve, que ajuda no funcionamento do organismo e dá sensação de saciedade. Bom para quem quer eliminar alguns quilos.

Na hora de preparar sua salada, lembre-se: quanto mais colorida e variada, mais saudável será a sua refeição. O mix de salada pode ter de tudo um pouco, desde verduras até frutas que dão um toque todo especial ao prato.

3. Omelete

O ovo é uma boa fonte de proteínas. A gema possui antioxidantes que trazem benefícios para a saúde e ainda ajuda a controlar a ansiedade devido a vitaminas do complexo B encontradas nele. E para preparar uma refeição prática para o jantar, esqueça o ovo frito e prepare um prato mais saboroso como o omelete.

A receita de um omelete saudável leva um ovo e três claras. Basta misturar, acrescentar cebola, tomate, queijo branco, uma pitada de sal e em seguida colocar em uma frigideira com poucas gotas de azeite. Para acompanhar a omelete, troque o arroz branco pelo integral e bom apetite!

4. Lasanha saudável

Você sabia que ao trocar alguns ingredientes da lasanha, ela fica mais saudável, sem muitas calorias e pode ser consumida na última refeição do dia? Com algumas substituições de ingredientes o prato não deixa de ficar saboroso e o melhor, não engorda.

Prepare a lasanha saudável com massas integrais, substitua o queijo amarelo e calórico pelo queijo branco, o molho industrializado pelo natural e o recheio pode ser feito com abobrinha – boa fonte de betacaroteno – espinafre, tomate com rúcula, frango ou carne de soja com vegetais e até mesmo a berinjela. Para que o prato fique rico em fibras e dê sensação de saciedade, salpique farelo de linhaça na lasanha.

5. Frango grelhado

Fuja das gorduras e prefira carnes magras e grelhadas como acompanhamento para o seu jantar. O frango grelhado é uma ótima opção, que não deixa de ser crocante e muito menos saboroso. Se preferir outro tipo de carne magra, aposte nos peixes que são ótimas fontes de ômega 3. Para completar o seu prato saudável, vá de arroz integral e capriche na salada.

6. Sopa

A sopa é um prato saudável com baixo teor calórico, mas com uma grande variedade de nutrientes. Ela pode ser preparada apenas em forma de caldos quentes ou incrementada com legumes e verduras, que são excelentes para o bom funcionamento do organismo.

Para que a sopa fique mais completa e nutritiva, o ideal é incluir os três principais grupos de alimentos: o dos grãos, cereais e pães; alimentos ricos em proteínas; e por final, legumes e verduras, que podem ter mais de uma variedade na mesma receita.

7. Salada de frutas

Para quem prefere um jantar mais fresco e com pratos adocicados, a salada de frutas prática, nutritiva e bastante saudável e pode ser consumida na hora do jantar sem problemas. Faça uma mistura com diversos tipos de frutas de sua preferência para deixá-la completa e saborosa. Apenas evite o consumo de leite condensado, chantilly ou açúcar e prefira completar o seu mix de frutas picadas com iogurte natural para que o prato fique mais leve.