Vitaminas para queda de cabelo: saiba quais são as mais importantes

Escrito por Carol Romani

iStock

Assim como todo nosso corpo, o cabelo também precisa de nutrição para que fique saudável e forte. De acordo com a nutricionista Patricia de Oliveira, o cabelo é afetado quando há alguma deficiência, o que acaba gerando um desequilíbrio na estrutura dos fios e na cor, deixando o cabelo sem brilho e quebradiço. Algumas vitaminas para queda de cabelo podem ser eficazes para solucionar esse problema.

Por isso, nutrir e hidratar o cabelo é uma ótima opção para evitar a queda de cabelo. As vitaminas são excelentes para agir no controle da queda, sendo opções viáveis e saudáveis para cuidar do cabelo. Vejamos alguns exemplos:

5 vitaminas contra a queda de cabelo

De acordo com a Dra. Patricia de Oliveira, nutrientes e vitaminas são as melhores opções para tratar a queda de cabelo e também para manter o fio sempre saudável e forte. Muitas vitaminas podem ser encontradas em alimentos, mas para aqueles que desejam um efeito mais rápido, suplementar também pode ser uma opção.

1. Vitamina A

iStock

A vitamina A é ótima para o couro cabeludo, além de ser antioxidante, agindo sobre a produção de queratina e colágeno, elementos superimportantes na composição dos fios.

Leia também: Bepantol para cabelo: 5 máscaras poderosas para testar já

  • Posologia: ampolas com ação instantânea podem ser misturadas no condicionador para serem aplicadas no cabelo. Ampolas que precisam de um tempo para agir podem ser aplicadas diretamente nos fios ou em uma máscara capilar. O indicado geralmente varia entre 6 a 10 gotas, quando suplementado.
  • Contraindicações: pessoas com problemas no fígado devem buscar auxílio médico para verificar o uso devido. O uso contínuo da vitamina A por período prolongado e/ou alta dosagem pode causar hipervitaminose A. Por isso seu uso deve ser controlado e monitorado por um profissional da saúde.

2. Complexo B

iStock

Segundo a Dra. Patrícia as vitaminas do complexo B “ajudam no couro cabeludo, prevenindo o envelhecimento e queda dos cabelos”. Existem duas formas de vitamina B que atuam contra a queda de cabelo: a biotina e o ácido pantatênico.

  • Posologia: as vitaminas do complexo B podem ser consumidas através de alimentos ou suplementos alimentares. Recomenda-se a dose de 1 comprimido 3 vezes ao dia.
  • Contraindicações: pessoas com hipersensibilidade a vitaminas do complexo B devem evitar o seu consumo. Portadores de Parkinson também são contraindicados devido à sua interferência no tratamento. Consulte um médico para validar essas informações.

3. Biotina

iStock

A biotina é uma vitamina que faz parte do complexo B e é muito interessante para os cabelos, trazendo benefícios “na prevenção do aparecimento de fios brancos e na queda do cabelo, bem como evita a progressão da calvície”, diz a nutricionista.

  • Posologia: 5 a 10 mg ao dia, conforme orientação profissional.
  • Contraindicações: esta vitamina é contraindicada para gestantes, lactantes, idosos e crianças menores de 12 anos.

4. Vitamina C

iStock

Fundamental na produção de colágeno e queratina, a Vitamina C tem um papel vital na formação e saúde dos fios. Além de ser antioxidante, a vitamina protege o cabelo das agressões diárias e auxilia no fortalecimento, evitando assim a queda capilar.

  • Posologia: a quantidade administrada pode variar conforme indicação médica, porém o recomendado geralmente varia de 300 a 1000 mg por dia, durante 2 semanas para que se obtenha bons resultados.
  • Contraindicações: pacientes com alergia ao Ácido Ascórbico (Vitamina C) não devem fazer uso deste medicamento. Também não é indicado a aqueles com diabetes mellitus, doenças renais e anemia.

5. Ácido fólico

iStock

O ácido fólico ajuda na renovação celular, sendo um ótimo componente para o crescimento dos cabelos.

  • Posologia: deve ser administrado conforme orientação médica, não ultrapassando a dose máxima de 15 mg ao dia.
  • Contraindicações: anêmicos devem evitar o uso deste medicamento, bem como alérgicos ao ácido fólico.

Vitaminas e outros nutrientes são ótimas opções para o tratamento da queda capilar. Muitas delas podem ser encontradas nos alimentos, conforme explica a Dra. Patrícia: “ter uma alimentação variada e rica em verduras, legumes, alimentos integrais e frutas é essencial na saúde capilar”.

Leia também: Tônico de alho: descubra os benefícios desse produto para os seus cabelos

Soluções caseiras para a queda de cabelo

iStock

Os alimentos são as melhores e mais naturais fontes para obtenção de vitaminas. Algumas misturas caseiras podem ser uma alternativa ideal no tratamento da queda capilar. Veja alguns exemplos de soluções simples que podem ser feitas em casa:

  • Suco de vitamina A para cabelo: bata no liquidificador uma cenoura em cubos com o suco de uma laranja e beba sem coar, todos os dias. A laranja e a cenoura são ricas em vitamina A e irão auxiliar no fortalecimento capilar.
  • Óleo de coco: aplique duas colheres de sopa de óleo de coco em seu couro cabeludo fazendo leves massagens até ele ser absorvido. Ele nutre e fortalece o couro cabeludo, atuando no fortalecimento e controle da queda. Em seguida, coloque uma touca e deixe agir por algumas horas. Depois é só lavar e sentir a diferença.
  • Babosa: extraia um pouco do gel de babosa e bata no liquidificador. Com o cabelo previamente limpo, aplique o gel em todo couro cabeludo e massageie. Você também pode misturar a babosa com uma máscara capilar para aplicar em todo o cabelo. É importante deixar agir por alguns minutos e depois enxaguar bem.
  • Vinagre de maçã com óleo de sálvia: em um recipiente, coloque 300 ml de água e adicione 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico e 2 gotas de óleo essencial de sálvia. Coloque a mistura em um borrifador e após lavar bem os cabelos, borrife por todo ele. Massageie por alguns minutos e depois é só enxaguar. O vinagre de maçã é ótimo para equilibrar o pH do couro cabeludo e fortalecer os fios. Caso não encontre o óleo essencial de sálvia, ele pode ser substituído por óleo de cenoura, óleo de argan ou outros óleos essenciais ricos em vitaminas e aminoácidos.
  • Máscara de abacate e mel: esmague o abacate até ficar homogêneo e pastoso. Em seguida adicione 1 colher de sopa de mel e misture bem. Umedeça os cabelos com um pouco de água morna e aplique a mistura do abacate com mel em todo o cabelo, menos na raiz. Deixe agir por 30 minutos. Depois, lave bem o cabelo com shampoo para retirar a máscara. O abacate é rico em vitaminas do complexo B, essenciais para a saúde do cabelo.
  • Suco mediterrâneo: bata em um liquidificador, um tomate maduro, meia cebola picada, manjericão fresco, azeite de oliva extravirgem, vinagre de maçã e uma pitada de sal. A dica é beber bem gelado antes do almoço ou usar como molho para saladas.

A saúde dos cabelos depende muito da saúde do nosso organismo, por isso, hábitos saudáveis podem auxiliar diretamente na queda de cabelo. Uma vez que ocorre um aumento na imunidade e um bom funcionamento do organismo, a saúde do cabelo também se fortalece. Mas, lembre-se, se o seu caso for uma exceção, com quedas de cabelo muito frequentes e em grandes quantidades, procure orientação médica para um tratamento específico.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Cabelos

Para você