Veneno para cupim: 8 receitas caseiras e dicas simples para combater esse mal

Escrito por Ana Lydia Moreira

iStock

Quem já teve alguma experiência parecida sabe como as infestações de cupim são difíceis de eliminar, além de causarem prejuízos muitas vezes enormes. O veneno para cupim pode acabar com essas pragas que comprometem madeiras, mobílias, forros, telhados, pisos e até mesmo a estrutura de uma edificação inteira!

Em geral, é necessário profissionais qualificados para fazer a eliminação correta das infestações de cupim. Porém, antes de fazer isso, você pode testar pequenas misturas caseiras que prometem eficácia contra pequenas infestações.

8 receitas caseiras de veneno para cupim

Claro que infestações grandes necessitam de ajuda de profissionais e inseticidas potentes, porém, em pequenas infestações, as receitas caseiras podem ser uma boa ideia.

Antes de começar, você precisa achar o foco da infestação. Para isso, basta seguir o pó com aspecto de madeira que eles deixam como rastro. Esse pó são as fezes dos cupins, e onde tem fezes, é onde a infestação está alocada.

1. Óleo de casca de laranja

iStock

  1. Borrife o óleo no móvel ou no local onde eles se encontram;
  2. Caso seja um pouco maior, embebede toda a área com o óleo.

O óleo de casca de laranja pode ser comprado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Você pode também optar pela facilidade de fabricar em casa utilizando as raspas da casca, álcool etílico e óleo. A fabricação demanda um pouco mais de tempo, portanto, se a aplicação precisa ser imediata, opte pelo óleo pronto. O óleo de laranja, por ser um produto considerado inseticida natural, não fará mal para animais domésticos e nem crianças. Por isso, é a melhor escolha caso você procure um produto não tóxico.

Leia também: Faça você mesma: 5 receitas poderosas de repelentes naturais

2. Vinagre

iStock

  1. Misture uma proporção de metade de vinagre e metade água;
  2. Em seguida, pulverize no local da infestação e aguarde os resultados.

O vinagre possui diversas utilidades no dia a dia de quem cuida da casa. Seja para limpeza, conservação, manutenção e em temperos, é um dos produtos mais versáteis para se ter em casa. Ele também é um produto natural, não agride o seu móvel e nem faz mal para os animais domésticos. No entanto, ele pode ser eficaz apenas em pequenas infestações, podendo não funcionar em um conjunto maior de cupins.

3. Ácido Bórico

iStock

  1. Dilua o ácido bórico em água;
  2. Em seguida, basta pincelar a mistura no local onde eles estão. O ideal é criar uma camada de ácido bórico no local.

O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras. E lembre-se sempre: mantenha crianças e animais domésticos longe do local da aplicação.

4. Óleo de cravo

iStock

  1. Misture 10 gotas de óleo de cravo em 100ml de água;
  2. Em seguida, borrife a mistura no local da infestação e pronto.

O óleo de cravo é também um produto natural e fácil de encontrar. Você pode encontrar o óleo de cravo em farmácias de manipulação e lojas especializadas em essências para perfumaria. O óleo de cravo não agride o meio ambiente e não faz mal para os animais domésticos e crianças. Porém, ele será efetivo apenas para estágios iniciais da infestação.

5. Querosene

iStock

  1. Aplique o querosene no local onde os insetos estão;
  2. Em caso de colônias grandes, é possível encharcar a peça para maior efetividade. O querosene gruda no corpo dos insetos, fazendo-os sufocar.

O querosene também é considerado um ótimo veneno contra cupins, porém é uma substância tóxica, e todo cuidado no manuseio é pouco. Ele deve ser manuseado longe de crianças e animais e com a devida proteção. Ele também é uma substância inflamável, portanto é importante não fumar ou ter contato com faíscas no momento da aplicação.

6. Aloe Vera

iStock

  1. Moa a planta e deixe-a descansando em um recipiente com água;
  2. Em seguida, borrife a solução pronta na área da infestação.

A aloe vera, também conhecida como babosa, é um poderoso inseticida natural contra os cupins, além de ter diversas outras utilidades incríveis para sua casa. Essa solução pode não ser rapidamente eficaz, necessitando de várias aplicações para um resultado efetivo.

Leia também: Veneno para formiga: 12 venenos caseiros para fazê-las sumir

7. Sal

iStock

  1. Cerque pequenas infestações com sal espalhado.

Caso você possua uma peça pequena de madeira que foi tomada por cupins, utilizar uma solução com sal e deixar a peça no sol pode ser uma alternativa rápida para eliminá-los.

8. Papelão

iStock

  1. Coloque o papelão próximo da infestação e aguarde a migração dos cupins para o material;
  2. Após a migração, basta atear fogo (em local seguro) e dar adeus à toda infestação.

O papelão, nesse caso, não irá funcionar como inseticida, e sim como uma armadilha para atrair os cupins. Esses pequenos insetos, além de se alimentarem de madeira, podem utilizar qualquer material derivado de celulose. É importante ressaltar que essa alternativa pode ser extremamente eficaz para pequenas colônias, porém pode demandar um pouco de paciência caso a infestação seja em maior escala.

Essas receitas simples podem te ajudar a se livrar de uma infestação de cupins de forma fácil e barata. Porém, caso a infestação seja muito grande, e esteja comprometendo seriamente móveis ou estruturas, procure sempre a ajuda de um profissional.

5 dicas para evitar os cupins

iStock

Além das receitas caseiras para eliminar os cupins, tomar precauções para evitar esse mal logo de início pode ser uma alternativa bem mais simples e barata.

  • Elimine restos de madeira: restos de madeiras acumulados e esquecidos no seu quintal são um prato cheio para uma colônia de cupins. Seja restos de móveis antigos ou lenhas, sempre procure eliminar. Uma vez dentro do seu quintal, é um passo para se estabelecerem em sua casa e fazerem um pequeno estrago.
  • Coloque seus móveis no sol: não precisa ser com frequência, pois alguns móveis são simplesmente grandes e pesados demais. Mas quando fizer uma mudança ou uma grande faxina anual, coloque o móvel de madeira no sol. Isso vai evitar o aparecimento de cupins na sua madeira.
  • Utilize inseticidas naturais: alguns inseticidas naturais que citamos acima, como o óleo de laranja e o óleo de cravo, podem ser utilizados em uma limpeza ou lustramento dos seus móveis. Eles podem deixar sua casa cheirosa e evitar que os pequenos cupins se interessem pela sua mobília.
  • Instale telas de proteção: no período de reprodução, os cupins voam sem rumo buscando novos lugares para acasalar e fazer um novo ninho. A tela de proteção pode impedir que esses cupins entrem na sua casa pelo modo mais fácil: a janela.
  • Utilize tintas e vernizes nos móveis: manter seus móveis bem envernizados pode tapar pequenos buracos na mobília que poderiam fazer os cupins se interessarem. O verniz ou tinta também podem fazer com que a madeira se torne difícil de invadir, tornando o trabalho do cupim praticamente impossível.

Os cupins são pequenos insetos que seguem um padrão de vida e, por isso, são fáceis de prever. Eles sempre estão em busca de um local para fazer um ninho e se estabelecer, onde há comida e um lugar acolhedor. Com pequenas receitas e atitudes simples, você pode acabar com os locais possíveis desse inseto se estabelecer em sua casa!

Leia também: 10 itens da sua casa que são muito sujos e merecem mais atenção

Assuntos: Limpeza

Para você