Veneno para formiga: 12 venenos caseiros para fazê-las sumir

Escrito por Andrea Sakugawa

iStock

Só quem já se deparou com formigas em cima da mesa, do fogão, do balcão ou até mesmo subindo pelas paredes sabe como é desagradável encontrar esses minúsculos insetos pela cozinha – ou pela casa inteira. Elas podem também transmitir diversas doenças, já que trazem consigo bactérias, fungos e vírus. É comum que as formigas apareçam durante o calor, pois no inverno estão escondidas, sobrevivendo com o estoque de comida que juntaram no verão. Mas afinal, como se livrar delas? Qual é o melhor veneno para formiga?

6 receitas caseiras de veneno para formiga

Dicas de Mulher

Antes de mais nada, é importante verificar como anda a limpeza em sua casa. Formigas são atraídas por migalhas de alimentos que podem ser invisíveis aos nossos olhos. Mas se você já fez de tudo e elas não param de aparecer, algumas receitas caseiras podem te ajudar.

1. Veneno caseiro com água e vinagre branco

  • Adicione em um borrifador 100 ml de água e 100 ml de vinagre branco;
  • Chacoalhe bem e borrife a solução diretamente sobre as formigas.
  • Um pesticida fácil de fazer com ingredientes que você tem em sua própria cozinha, ideal para eliminar as formigas.

    2. Veneno caseiro com terra diatomácea

    • Jogue um pouco de terra diatomácea sobre os caminhos onde as formigas costumam andar pela sua casa.

    Inseticida eficiente, a terra diatomácea é composta por elementos que ressecam os exoesqueletos das formigas. Espalhe-a nos rodapés, ao redor das janelas e onde mais for necessário.

    Leia também: Faça você mesma: 5 receitas poderosas de repelentes naturais

    3. Veneno caseiro com ácido bórico

    • Espalhe ácido bórico em áreas onde há tráfego de formigas.

    Assim como a terra diatomácea, o ácido bórico danifica os exoesqueletos das formigas. É um pesticida atóxico, mas recomenda-se evitar usá-lo em despensas (onde há alimento) e perto de crianças e animais.

    4. Veneno caseiro com bórax e amido de milho

    • Em um prato suficientemente baixo para que as formigas subam, acrescente uma mistura de amido de milho, bórax e algumas gotas de água;
    • Misture até que se forme uma pasta e aguarde pelas formigas.

    As formigas alimentam-se apenas de líquidos, mas podem carregar pedaços de alimentos sólidos ao formigueiro. Ao levar o amido de milho com ácido bórico às larvas (que transformam os pedaços em matéria líquida para as formigas operárias), os insetos serão ‘infectados’ em ciclos contínuos. Uma maneira funcional de acabar com o formigueiro sem muito esforço!

    5. Água fervente ou água morna com detergente

    • Ferva uma quantidade suficiente de água e jogue-a diretamente sobre o canal do formigueiro.
    • Se o formigueiro estiver dentro de casa, opte pela mistura entre água morna e detergente para não danificar o piso ou o móvel.

    Se até então nada der certo, a solução ideal é destruir o formigueiro. A água fervente irá matá-las no primeiro contato, assim como a mistura de água morna e detergente.

    6. Lacre os cantos de sua casa

    • Primeiramente identifique os pontos de surgimento das formigas, onde é provável que hajam mais milhares;
    • Preencha todos os buracos que encontrar com calafetagem.

    Apesar de todos os esforços, as formigas podem ser insistentes e voltar independente do veneno caseiro utilizado. Neste caso, lacre os cantos de sua casa e impeça-as de reaparecerem.

    É possível encontrar nos mercados produtos específicos para eliminar as formigas, mas seguindo receitas fáceis com ingredientes acessíveis que temos em casa, podemos fazer com que elas desapareçam. Além das dicas acima, separamos também uma lista de dicas caseiras para afastar e evitar o surgimento desse insetos tão desagradáveis. Veja abaixo:

    Leia também: 8 dicas e passo a passo para uma limpeza de banheiro completa

    6 dicas caseiras para evitar as formigas

    iStock

    Se você não quer partir diretamente para os venenos, pode preparar receitas caseiras que apenas irão manter as formigas longe. Para isso, precisará de ingredientes específicos que contenham substâncias que agem como repelentes.

    • Cravo e canela: coloque no ambiente desejado um pote sem tampa com um punhado de cravos-da-índia e canela em pau ou moída. A mistura dessas especiarias espanta as formigas sem matá-las por causa do cheiro. Para manter a eficácia, deve-se trocar o conteúdo do pote a cada duas semanas.
    • Vaselina: aplique uma pequena quantidade de vaselina sobre os cantos das paredes, nas bordas de recipientes que ficam sobre a mesa, no balcão e também no lado exterior dos potes de comida e água do seu animal de estimação. A vaselina forma uma barreira que impede que as formigas se espalhem. Por isso, passe-a em locais estratégicos.
    • Pimenta caiena e borra de café: para afastar as formigas, coloque um pouco de pimenta moída ou borra de café nas pequenas frestas e rachaduras de onde elas costumam surgir.
    • Suco de limão: com alto teor de acidez, o limão é ótimo para afugentar as formigas, que se incomodam com o cheiro forte da fruta cítrica. Borrife o suco em áreas ao ar livre.
    • Cascas de laranja e limão: o local preferido das formigas com certeza são os potes de açúcar. Para evitar a presença delas, acrescente cascas de laranja ou limão dentro do pote.
    • Hortelã: o aroma da hortelã pode ser agradável para nós, mas para as formigas não. Isso porque as folhas secas da planta servem como repelente natural que as mantêm afastadas.

    Gostou das nossas dicas? Agora é só preparar uma das receitas caseiras e deixar sua casa livre das formigas! Vale ressaltar que elas não desaparecerão por completo e para sempre. Por isso, é preciso estar sempre atento e verificar a necessidade de aplicar o veneno ou o repelente novamente em locais estratégicos.

Assuntos: Limpeza

Para você