Unhas fracas: causas, dúvidas esclarecidas e produtos indicados

Escrito por
Em 14.02.20

iStock

As unhas fracas geralmente apresentam-se finas e descamam com facilidade, podendo ainda apresentar manchas e irregularidades. O enfraquecimento pode ter inúmeras causas, como, por exemplo, ser proveniente da falta de determinada vitamina ou ferro no organismo ou de maus hábitos de rotina e higiene. Veja outras possíveis causas e esclareça suas principais dúvidas sobre o tema.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

9 causas para as unhas estarem fracas

Fabiana Seidl (CRM-RJ 5287852-9), dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e coautora do livro Doenças da unha, explica que a síndrome das unhas frágeis, ou SUF, caracteriza-se por diminuição da resistência ungueal, o que faz com que as unhas fiquem frágeis e quebradiças.

Essa condição é mais comum em mulheres, destaca a médica, e pode ter inúmeras causas, dentre as quais podem ser citadas:

  1. Hipotireoidismo
  2. Anemia
  3. Infecções nas unhas
  4. Problemas circulatórios
  5. Dietas muito restritivas (causando, por exemplo, falta de vitamina D e ferro no organismo)
  6. Cirurgia bariátrica (pois, em alguns casos, a redução do estômago resulta na diminuição da absorção de nutrientes importantes para o crescimento saudável das unhas)
  7. Traumas repetitivos nas unhas
  8. Fatores externos como exposição a agentes químicos (detergentes e produtos de limpeza, por exemplo)
  9. Uso abusivo de removedores de esmalte com acetona

Fabiana acrescenta que as unhas dos idosos, por terem um percentual menor de lipídeos, também têm maior suscetibilidade a se tornarem fracas.

Dermatologistas esclarecem dúvidas

iStock

Quando a pessoa percebe que está com as unhas fracas, é normal surgirem dúvidas. Confira o esclarecimento para as principais questões abaixo.

Qual vitamina falta quando a unha está fraca?

“É muito difícil dizer qual vitamina falta, já que existem diversos fatores envolvidos. Pode ser por carência de ferro, vitamina D, zinco, cálcio, vitamina B, entre outros. Mas sabemos que a suplementação oral de biotina (vitamina B7) estimula a formação da queratina, o que justifica o seu uso na restauração da saúde e força das unhas”, esclarece Fabiana.

Quais hábitos de beleza podem ser prejudiciais às unhas?

Continua após o anúncio

Mônica Fialho (CRM-RJ 732630), dermatologista da clínica Barraskin, no Rio de Janeiro, sócia efetiva da SBD e membro da Academia Americana de Dermatologia, comenta que as unhas são estruturas sensíveis e o uso compartilhado de alicates ou espátulas de cutícula, comum em alguns salões de beleza, pode ocasionar infecções.

“O uso frequente de acetona também pode tornar as unhas mais frágeis, assim como o uso de unhas artificiais. Importante lembrar que a cutícula não deve ser retirada, pois isso deixa a unha desprotegida e facilita a entrada de fungos e bactérias”, acrescenta Mônica.

O que é bom para fortalecer as unhas?

Hidratar a placa ungueal, responde Fabiana. “Existem produtos emolientes específicos, que devem ser aplicados de duas a três vezes ao dia. Na hora de fazer as unhas é importante também utilizar bases fortalecedoras com queratina, mas ao mesmo tempo deve-se ter cautela com esmaltes com base de formaldeído, pois existem casos de piora da SUF e desenvolvimento de dermatite de contato”, explica.

Existe algum remédio caseiro para fortalecer unhas fracas?

“Massagear as unhas com azeite de oliva ajuda a aumentar a composição de lipídios nas unhas. O óleo de rícino tem ácidos graxos e vitamina E, promovendo hidratação e ação antioxidante. Além disso, o óleo de amêndoas também funciona muito bem para hidratar”, destaca Fabiana.

Quais alimentos podem fortalecer as unhas?

“O ideal é manter uma alimentação com boa quantidade de proteínas e variedade de frutas, legumes e verduras. Além disso, alimentos como amendoim, nozes, amêndoas, tomate, ovo, cenoura, couve-flor e fígado são fontes naturais de biotina e podem contribuir para a saúde das unhas”, explica Fabiana.

Ficar muito tempo com esmalte (sem dar intervalo) pode enfraquecer as unhas?

O uso de esmalte sem pausa pode predispor a uma infecção por fungos, responde Fabiana. Além disso, pode gerar enfraquecimento e ressecamento. “Não vejo problema em pintar as unhas toda semana, desde que fique cerca de dois dias sem esmalte para conseguir hidratar corretamente a placa ungueal”, destaca a dermatologista Fabiana.

Continua após o anúncio

Ter o hábito de roer as unhas as deixa mais fracas?

“Esse hábito é muito ruim e pode causar problemas graves, como deformidades e infecções e, consequentemente, uma unha mais fraca e quebradiça”, responde Fabiana.

Qual é o tratamento para unhas fracas?

“O tratamento depende se existe uma causa base ou não, como, por exemplo, o hipotireoidismo. Então é imprescindível que o paciente seja avaliado numa consulta com o dermatologista para poder estabelecer a causa e o tratamento adequado”, destaca Fabiana.

Mônica comenta que podem ser indicados, por exemplo, antifúngicos e até mesmo medicamento oral em casos mais graves.

O que fazer para manter as unhas sempre saudáveis e fortes?

“Evitar o uso de acetona, preferir removedores de esmalte sem esse composto; hidratar constantemente a placa ungueal; ter uma alimentação diversificada e balanceada; usar luvas para manipular produtos químicos e para lavar louças; manter as unhas bem cortadas e lixadas; não fazer uso de nenhum tipo de unha artificial”, orienta Fabiana.

Mônica também acrescenta que quem tem o hábito de mexer bastante com água e produtos de limpeza deve usar luvas para essas atividades.

Vale destacar que quem sofre com algum problema nas unhas deve procurar por um dermatologista para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento correto. “Dependendo do caso, pode ser necessária uma investigação adicional com biópsia da placa ou matriz ungueal e exames laboratoriais. A suplementação de biotina e outras vitaminas e minerais, caso haja alguma deficiência, deve ser orientada corretamente”, ressalta Fabiana.

5 produtos para unhas fracas

Conheça alguns produtos que podem ajudar a fortalecer as unhas e deixá-las mais saudáveis.

Continua após o anúncio

Dicas de Mulher

  1. Caneta Hidratante LCN Nail Care para Unhas e Cutículas, na Beleza na Web
  2. Base SOS da Granado
  3. Esmalte Endurecedor para Unhas 5ml, na Beleza na Web
  4. Base fortalecedora com queratina Blant, na Ikesaki
  5. Una Base Fortalecedora da Natura

Vale destacar que o melhor caminho é sempre procurar por um dermatologista que investigará a causa do enfraquecimento das unhas e indicará o tratamento mais adequado. Aproveite e tire suas dúvidas sobre fortalecedor de unhas.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Unhas