9 tipos de rosto e uma regra: a quebra dos padrões

Escrito por
Em 13.02.20

iStock

Nos anos 2000, os tipos de rosto definiam o corte de cabelo ideal, o desenho das sobrancelhas, o formato dos óculos e até mesmo a maquiagem escolhida. Mas esses padrões de beleza foram deixados de lado e o visagismo agora trabalha compondo uma imagem respeitando não só a estética, mas o que há por dentro das pessoas. Hoje, descobrir o formato do rosto é entender o próprio ser.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como identificar meu tipo de rosto?

Para ajudar quem deseja encontrar o formato do rosto, conversamos com a visagista Marília Sales, que possui formação na Academia Pivot Point e na Academia Llongueras, em Buenos Aires. Segundo a especialista, este é o passo a passo:

  1. Comece medindo o comprimento da testa;
  2. Em seguida, meça as maçãs do rosto;
  3. Agora tire as medidas do queixo;
  4. Finalize essa etapa medindo as mandíbulas;
  5. Com essas medidas, trace o rosto para perceber o formato predominante, se possível em um papel;
  6. Leve em consideração outros traços a exemplo da espessura das sobrancelhas, o formato do queixo e do nariz, e o posicionamento dos olhos e da boca.

“O rosto não é algo plano e liso, todo o conjunto precisa ser analisado. Durante o processo da consultoria não podemos esquecer a cor e os fios do cabelo, formato da cabeça e o tom da pele. As noções do visagismo ajudam na harmonização da imagem, mas não podem ser uma regra fechada. As exceções são muito ricas!”, explica Sales.

Os tipos de rosto

Dicas de Mulher

O brasileiro Philip Hallawell é um dos principais estudiosos sobre o visagismo no país. Segundo os trabalhos publicados pelo especialista, existem nove formatos de rostos, são eles: redondo, retangular, quadrado, triângulo invertido, coração, diamante, triângulo, oval e longo. Cada um desses tipos possuem características marcantes que facilitam a diferenciação. Entenda melhor a seguir!

1. Rosto redondo

Dicas de Mulher

Marília Sales explica que apesar de ser muito confundido com o oval, o rosto redondo possui a medida da largura muito semelhante com a medida da altura. Esse é um dos tipos de rosto mais facilmente perceptíveis, pois um círculo pode ser desenhado quase que perfeitamente sobre a face.

2. Rosto retangular

Dicas de Mulher

O retangular e o quadrado podem causar confusões, pois ambos possuem traços bem retos. No entanto, a visagista destaca a grande diferença entre esses formatos: no retangular “o comprimento é o dobro da medida da largura”.

Continua após o anúncio

3. Rosto quadrado

Dicas de Mulher

Assim como na forma geométrica, em que o quadrado possui quatro lados iguais, a linha horizontal do rosto é proporcional à linha vertical. Ao contrário do tipo anterior, a altura e a largura deste são bem próximas. Além disso, as linhas que formam o rosto são retas e a mandíbula é bem marcada.

4. Rosto triângulo invertido

Dicas de Mulher

Esse é mais um dos tipos de rosto com maior facilidade de percepção, isso porque o formato de um triângulo de cabeça para baixo é perfeitamente aplicado na face. Sales explica que o queixo nesse formato é mais pontudo, ao contrário da testa que costuma ser mais larga.

5. Rosto coração

Dicas de Mulher

“A linha vertical é maior que a linha horizontal, o queixo é proeminente e há uma entrada de cabelo pela testa em formato de V”, descreve a visagista a respeito do formato de coração. Segundo a profissional, esse último aspecto é o que diferencia esse tipo do triângulo invertido, pois, de uma maneira geral, eles são bastante confundíveis.

6. Rosto diamante

Dicas de Mulher

Esse pode ser considerado o formato mais difícil de ser percebido, pois é muito semelhante ao tipo coração. Pessoas com esse contorno possuem mandíbulas extensas e sem curvas, mas o queixo é naturalmente pontudo.

7. Rosto triângulo

Dicas de Mulher

“Possui características muito fortes e definidas, literalmente se assemelha a um triângulo”, atesta a profissional de visagismo. Além disso, a parte superior do rosto é mais estreita, mas vai aumentando a largura à medida em que se aproxima da base, nesse caso o queixo.

Continua após o anúncio

8. Rosto oval

Dicas de Mulher

O traço horizontal desse formato é 2/3 do traço vertical. Outro detalhe é a respeito dos ângulos que são quase inexistentes nesse tipo. As cantoras Beyoncé, Rihanna e Iza são alguns exemplos de artistas que carregam consigo as características de um rosto oval.

9. Rosto longo

Dicas de Mulher

De acordo com Marília Sales,”a linha horizontal é muito menor que a linha vertical”. Nesse caso, é comum que os traços sejam mais alongados, como o espaço da testa e do queixo.

Existe algo que combine mais com cada tipo de rosto?

Você certamente já deve ter ouvido falar que os rostos redondos combinam com cortes escadeados e franjas laterais, cortes com volume são mais indicados em mulheres com rosto retangular e cortes na altura do queixo ficam melhores em faces longas.

Também pode ter visto que o tipo oval requer cortes retangulares, assimétricos e franjas definidas. Talvez já leu em alguma revista que o rosto quadrado fica melhor com cabelos ondulados e escadeados, enquanto que cabelos curtos e em camadas realçam mais a beleza do rosto com formato de coração. Mas, será que tudo disso faz sentido?

Segundo a visagista, essa preocupação com os tipos de rosto é datada, tendo seu auge nos anos 2000. Na contemporaneidade, o padrão não é importante! “Para quem estamos trabalhando? Para que ou qual a função dessa nova imagem? Precisamos ponderar sobre algo fundamental, o estilo”, frisa a profissional.

Diante dessa perspectiva, muitas mulheres e meninas empoderadas ultrapassaram as noções dos padrões impostos na sociedade e apostaram em cortes e cores que as fazem se sentir mais elas mesmas. “O exemplo mais maravilhoso que posso lembrar é da Pina (filha da Vanessa Rozan e do Facundo Guerra), que sempre tem seu cabelo raspado na máquina”, conta Marília Sales.

Confira abaixo uma foto da Pina e de outras brasileiras que não estão preocupadas com os padrões!

Pina, que desde os 5 anos decidiu raspar os cabelos

Facundo Guerra

Continua após o anúncio

Mallu Magalhães com sua micro franja

Tulipa Ruiz combina a micro franja com um cabelo volumoso

Adriana Calcanhotto com cabelos supercurtos

Karina Buhr sempre teve liberdade com a cor dos fios

“O fundamental é respeitar o estilo que muitas vezes está fundado exatamente na quebra do padrão. Hoje, cada vez mais, podemos tudo”, finaliza Sales. Depois de tantas inspirações, fica mais fácil desapegar das normas. Então, aproveite para conferir algumas opções de cortes de cabelo e seja mais uma a quebrar os padrões!

Assuntos: Corpo