Tioglicolato: descubra como ter um alisamento seguro e saudável

Escrito por
Em 14.09.19

iStock

O tioglicolato de amônia é um componente redutor de volume que permite a remodelagem da estrutura capilar, proporcionando um efeito alisador muito duradouro. De acordo com Simone Aparecida da França Stefoni, pesquisadora e docente na FCF-USP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo), a utilização do tioglicolato de amônia para serviços de modificação dos fios é a escolha mais segura, pois não agride com tal força o cabelo.

Continua após o anúncio

Para saber as principais características acerca desse componente peculiar, além disso, esclarecer as dúvidas desse tipo de serviço, consultamos a cabeleireira Francisca Josimeire Pinheiro, especialista em alisamentos, do salão de beleza Jacques Janine.

O que é e como funciona o tioglicolato?

A definição para o tioglicolato de amônia é um ativo químico usado em alisamentos, relaxamentos e permanentes, que substitui o formol. “O creme cosmético age internamente nos fios, quebrando suas ligações internas de dissulfeto, facilitando o manejo e a mudança da forma do cabelo”, explica Francisca Josimeire. Além da ação do produto, “fazemos o realinhamento térmico (uso da fonte de calor, secador e/ou chapinha) para deixar os fios mais alinhados e brilhantes”, informa a especialista.

O tioglicolato de amônia é indicado para mulheres que tenham os fios ondulados e desejam tê-los lisos com o movimento natural. É importante fazer o teste de mechas antes do procedimento, assim, “garantimos que o cabelo terá a resistência suficiente para suportar o produto, e prevenimos alguma alergia que a cliente possa ter”, observa Francisca Josimeire. As contraindicações são para casos de fios fracos e sem elasticidade, excesso de chapinha, além das gestantes e crianças.

Leia também: Alisamento fotônico

Tioglicolato x guanidina

A diferença entre os dois componentes, segundo a especialista, é que o tioglicolato de amônia “necessita aproximadamente de quatro meses de crescimento dos fios para ser manuseado”. Entretanto, no caso da guanidina “pode ser aplicada próximo a linha do nascimento dos fios”, esclarece Francisca Josimeire.

É indicado o uso do tioglicolato de amônia nos fios caucasianos ondulados com volume e frizz, sem qualquer coloração e/ou química. Já a guanidina, é indicada nos fios crespos e suas variantes de potência (suave, médio e forte). A vantagem do tioglicolato de amônia é o liso muito brilhoso e intenso, e da guanidina o procedimento é mais rápido.

Continua após o anúncio

Tioglicolato x escova progressiva

“Não existe relação entre o tioglicolato de amônia e a escova progressiva, mas é possível fazer os dois tipos de serviço juntos”, alerta Francisca Josimeire. A aplicação do tioglicolato de amônia é definitiva, mas a escova progressiva tem duração média de quatro semanas. Portanto, “o tioglicolato de amônia mudará a estrutura dos fios internamente não havendo mais a ondulação e a escova progressiva formará uma película externa selando as cutículas dos fios”, conclui a especialista.

Onde comprar tioglicolato

Para aderir as madeixas superlisas, existem opções do tioglicolato de amônia desde fios sensíveis a resistentes, no mercado de cosméticos. Confira a indicação dos produtos:

Dicas de Mulher

  1. Creme Alisante Wellastrate Suave, na Ikesaki
  2. Creme Relaxante Amend Gold Black Queratina, na Ikesaki
  3. Creme Relaxamento X-Tenso Cabelos Resistentes, na Ikesaki
  4. Creme Relaxamento X-Tenso Cabelos Naturais, na Ikesaki
  5. Creme Alisante Tioglicolato Óleo de Argan Salon Line, na Americanas
  6. Creme Alisante Tioglicolato Óleo de Semente de Manga Salon Line, compre na Americanas
  7. Creme Alisante Wellastrate Intenso, na Ikesaki

Apesar da facilidade para encontrar os ativos químicos a base do tioglicolato de amônia, consulte um profissional capacitado para fazer a avaliação dos fios. Assim, não há danos a saúde capilar e a aplicação será de modo correto.

Leia também: Alisamento americano

Depoimentos sobre tioglicolato

Está em dúvida sobre o resultado pós-alisamento? Pensando nisso, trouxemos alguns depoimentos de mulheres que realizaram esse tipo de procedimento químico. Veja a seguir:

Alisamento com tioglicolato de amônia

Nesse vídeo, a cabeleireira Samara Araújo explica cada etapa do alisamento enquanto o demonstra nos cabelos ondulados grisalhos de sua mãe, retocando apenas a raiz dela.

Passo a passo com L’Óreal X-Tenso

Continua após o anúncio

A manicure Tajra Santos mostra o passo a passo do seu alisamento feito no salão de beleza com a supervisão e aplicação de um profissional especialista.

Leia também: Alisamento coreano: entenda como funciona

Alisamento definitivo com tioglicolato de amônia

No vídeo, Ana Gomes explica qual é o caso da estrutura capilar, em seguida demonstra como é feita cada etapa do alisamento.

Com todas essas dicas, agora você já pode ir ao salão de beleza e investir num alisamento saudável e seguro, que esteja de acordo com seu tipo de cabelo. Arrase!

Assuntos: Cabelos

Para você