Guanidina: tire suas dúvidas para um alisamento saudável

Escrito por
Em 05.09.19

iStock

A guanidina é uma alternativa de alisante ou relaxamento que causa muitas dúvidas nas mulheres. Embora seja uma velha conhecida no mundo das químicas, ela pode não ser compatível com algumas substâncias e devido a isso não é mais tão utilizada. Desse modo, é prudente se manter informada para não prejudicar a saúde do seu cabelo.

Continua após o anúncio

Por isso, convidamos a cabeleireira Goreth Barbisan para explicar sobre a substância e ajudar você a saber se ela fará bem aos seus cabelos ou não. A seguir, você vai entender exatamente como funciona a química e descobrir quais são as diferenças entre ela e outros produtos alisantes ou relaxantes.

O que é e como funciona a guanidina

iStock

Está em dúvida se pode usar a guanidina e se ela é a mais adequada para você? Então confira as explicações completas dessa química a seguir:

  • O que é: definida como uma substância usada principalmente para alisamentos em cabelos crespos, é um tipo de alisamento não compatível com a maioria das químicas, segundo a profissional Goreth Barbisan. Sendo assim, recomenda-se consultar um profissional antes de usá-la.
  • Como funciona: ela age no cabelo reorganizando seus componentes químicos. Assim, desestrutura as cadeias internas dos fios e traz uma textura mais lisa.
  • Para quem é indicado: indicada para cabelos crespos ou mistos. Mas atenção: de acordo com a cabeleireira, se você já tem químicas no cabelo, como por exemplo aquelas com amônia e hidróxido de cálcio, consulte um profissional antes de aplicar a guanidina. Do contrário, ela pode até causar queimaduras no couro cabeludo.
  • Guanidina e formol: para Goreth, o grande sucesso do formol advém da sua versatilidade – é possível usá-lo em cabelos com qualquer tipo de química, inclusive com a guanidina.
  • Guanidina estraga o cabelo? Depende! A profissional explica que uma química só danifica o fio em dois casos: primeiro, quando o cabelo não foi bem diagnosticado e segundo, quando o tempo de pausa do produto não é respeitado. A guanidina demanda maior tempo para agir, mas ainda assim é indispensável que o profissional acompanhe o processo.

A substância, além de trabalhar o alisamento, também pode ser usada para fazer relaxamento. Contudo, lembre-se: o apoio de um(a) cabeleireiro(a) ou cosmetólogo(a) é imprescindível para manter a saúde dos seus fios e para não ocasionar danos a eles.

Leia também: Escova definitiva: dicas e passo a passo dessa técnica de alisamento

Guanidina x escova progressiva

iStock

Segundo a cabeleireira, os cabelos alisados com guanidina sofrem um processo químico que alisa os fios de forma definitiva. A escova progressiva, por sua vez, é um alisamento que, para ela, se aplica no fio de forma um pouco forçada, por causa da chapinha, e tem menor duração do que a guanidina. As duas substâncias são compatíveis, exceto as escovas progressivas a base de tioglicolato de amônia: elas quebram o fio assim que se combinam.

Guanidina x tioglicolato

iStock

Continua após o anúncio

Atenção: as duas substâncias não são compatíveis! O tioglicolato é mais caro e tem um processo diferente ao da guanidina. Ele é indicado para cabelos ondulados, armados, volumosos ou com cachos leves, enquanto a guanidina é para cabelos crespos. Além disso, a profissional alerta: “Apesar de o tioglicolato de amônia ser uma das químicas mais usadas e ter um resultado tão bom quanto o da guanidina, ele não deve ser usado em um cabelo em que a guanidina já foi aplicada”.

Onde comprar guanidina

Pronto! Agora você já sabe se o uso da substância no seu cabelo é saudável ou não. A seguir, veja algumas sugestões de excelentes marcas que disponibilizam os produtos a base de guanidina. Também sugerimos alguns kits para que, após a aplicação da química, seja possível continuar tratando bem os seus fios:

  1. Kit Guanidina Vita A, nas Lojas Americanas
  2. Kit Alisante Guanidina Alfaparf, nas Lojas Americanas
  3. Kit Innovator Guanidina Novo Ativador Base Relaxante, nas Lojas Americanas
  4. Guanidina Óleo de Coco e Queratina Salon Line, na Amazon
  5. Kit Relaxamento Yellow Form Guanidine Ultra Moist, na Loja Beleza de Mulher
  6. Kit Guanidina Salon Line, na Amazon
  7. Kit Guanidina Mairibel para relaxamento forte, nas Lojas Americanas

Gostou? Apesar de ser possível comprar e encontrar facilmente produtos a base de guanidina, lembre-se que a consulta e o diagnóstico com um profissional da área de cabelos e químicas é essencial. Cuide dos seus fios!

Leia também: Alisamento caseiro: 7 receitas práticas para alisar seu cabelo em casa

Para você