Escova definitiva: dicas e passo a passo dessa técnica de alisamento

Escrito por
Em 17.08.19

iStock

Se você procura uma técnica para deixar os seus cabelos lisos por bastante tempo, a escova definitiva é, com certeza, uma das melhores opções. Isso porque ela modifica a estrutura dos fios, deixando-os lisos por um tempo maior.

Continua após o anúncio

Quer saber mais sobre o assunto? Separamos as principais diferenças entre a escova definitiva e a escova progressiva, o passo a passo para realizar a escova definitiva perfeita e várias dicas sobre ela. Confira!

Escova definitiva x escova progressiva

iStock

A principal diferença entre a escova definitiva e a progressiva está na duração. Enquanto a definitiva tem um longo prazo, durando cerca de 6 meses, a progressiva dura um período mais curto, entre 2 e 3 meses.

Outra diferença está na finalidade. A escova definitiva tem o objetivo de deixar as madeixas lisas. Já a escova progressiva não modifica a estrutura dos fios, apenas reduz o volume e alisa temporariamente. Essencialmente, os diferentes efeitos também revelam o uso de diferentes produtos. A definitiva é feita à base de tioglicolato e/ou hidróxidos, e a progressiva tem como base o formol.

O importante é analisar qual é a sua intenção antes de escolher o tipo de escova e consultar um profissional especializado para te ajudar a encontrar a opção mais segura e saudável para o seu cabelo.

Leia também: Alisamento caseiro: 7 receitas práticas para alisar seu cabelo em casa

Escova definitiva passo a passo

  1. Lave os cabelos com um shampoo anti-resíduos e seque-os com uma toalha limpa;
  2. Separe os cabelos em partes e aplique o produto do alisamento mecha por mecha;
  3. Deixe agir por cerca de 40 minutos;
  4. Enxague-os com água fria ou morna;
  5. Seque e escove os cabelos. Depois, passe uma chapinha e modele o cabelo como preferir;
  6. Finalize com um neutralizante, deixando agir por 20 minutos.

Como já foi dito, é preciso usar um produto específico para este procedimento. Além disso, é essencial procurar um(a) profissional capacitado para realizar a escova sem riscos.

Dicas e cuidados sobre escova definitiva

iStock

Após a escova definitiva ser feita, é preciso tomar uma série de cuidados. Veja aqui quais são eles!

Continua após o anúncio

  • Hidratação: a química aplicada nos cabelos durante a realização da escova definitiva pode vir a danificá-los. Para evitar que isso aconteça, trate-os com máscaras de hidratação em intervalos regulares.
  • Corte de cabelo: ao alisar, os fios, automaticamente, aparentam ser um pouco maiores. Para evitar ter trabalho com eles, mantenha o seu corte de cabelo em dia. Uma dica é cortar sempre a cada 3 meses.
  • Protetor térmico: que o secador de cabelos é a peça-chave do alisamento, você provavelmente já sabe. Porém, se usado com frequência e somado à química, ele pode gerar grandes danos. Não se esqueça de adotar um bom protetor térmico antes de usar o secador.
  • Nada de tintura: e de nenhum outro tratamento químico! Isso pode causar em um dano permanente nos fios por conta da reação entre os produtos utilizados nos procedimentos.

Gostou de aprender mais sobre escova definitiva e acha que pode ser uma boa alternativa para o seu cabelo? Não hesite em procurar um(a) cabeleireiro(a) que seja referência no assunto para te ajudar nesse processo. Não deixe também de conhecer outros tipos de alisamento definitivo e aprender muito mais!

Para você