Tintas naturais para o cabelo: aprenda a tingir o cabelo em casa

Quem quer fugir da química pesada pode experimentar essas tinturas caseiras feitas com ingredientes naturais

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você está doida para tingir o cabelo, mas está receosa com os efeitos indesejados das tinturas industrializadas, que costumam ressecar os fios, deixando-os quebradiços? Então pode ser uma boa ideia aprender a fazer uma tinta natural.

As tinturas caseiras feitas a partir de ingredientes de origem vegetal podem dar vida nova ao seu cabelo, reforçando a cor, criando mechas e intensificando o brilho.

Porém, por não conter amônia, elas não são capazes de penetrar profundamente nos fios, de forma que seu poder de fixação é bem menor do que o das tintas tradicionais. Além disso, pode ser necessário repetir o procedimento várias vezes para atingir a tonalidade desejada, a qual também vai durar menos do que uma tintura de salão.

Para evitar que o pigmento saia assim tão facilmente ao lavar os cabelos, você pode enxaguá-los com vinagre de maçã, que ajuda a fechar as cutículas. Veja como fazer:

Tintura natural para cabelo com chá preto

Foto: iStock

O chá preto é indicado para tingir cabelos castanhos, castanho-escuros, pretos e também para os que eram originalmente nesses tons e estão ficando grisalhos. Você até pode usar o chá preto em cabelos loiros, mas eles vão apenas ficar um pouco mais escuros.

Leia também: Tonalizante ou tintura, qual utilizar?

Ingredientes

  • 3 a 5 saquinhos de chá preto ou a mesma quantidade de folhas
  • 2,5 xícaras de água

Modo de preparo e aplicação

Coloque a água para ferver, adicione os saquinhos ou as folhas e deixe em infusão por 30 minutos. Aplique o chá já resfriado nos cabelos limpos e deixe agir por uma hora. Pode ser necessário repetir o processo algumas vezes para obter mudanças significativas.

Outra forma de uso é adicionar duas xícaras desse chá a um condicionador leave-in, aplicar no cabelo e esperar uma hora. É possível também aplicar essa mistura, colocar uma touca e deixar agir durante a noite para obter um tom mais escuro.

Tintura natural para cabelo com café

Foto: iStock

A tintura feita com café é muito parecida com aquela feita a partir do chá preto. Ela também é mais indicada para tonalizar cabelos naturalmente escuros, não sendo capaz de transformar cabelos loiros em morenos.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de café (3 + 2 colheres)
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo e aplicação

Prepare um café forte utilizando 3 colheres de pó e espere esfriar. Em seguida, misture uma xícara do café com um condicionador leave-in, adicione as outras 2 colheres do pó e misture bem. Aplique no cabelo limpo e deixe agir por uma hora.

Tintura natural para cabelo com beterraba e cenoura

Foto: iStock

Se você pretende obter algumas mechas ruivas, você pode usar uma tintura feita com beterraba e cenoura, ou mesmo com apenas um desses dois ingredientes dependendo do tom que você deseja.

Leia também: Como tingir cabelos brancos

A beterraba dá um efeito mais avermelhado, como nos tons strawberry blonde e auburn, enquanto a cenoura deixa os cabelos em tons que puxam mais para o alaranjado.

Ingredientes

  • 1 beterraba picada
  • 1 cenoura picada
  • 1 xícara de água

Modo de preparo e aplicação

Prepare um suco com os ingredientes, aplique nos cabelos lavados e envolva-os com uma touca. Deixe agir por pelo menos uma hora e depois enxágue. Aplique vinagre de maçã para fixar a cor.

Você pode alterar a proporção de beterraba e cenoura de acordo com a cor desejada. Lembre-se de utilizar uma camiseta mais velhinha, usar luvas e aplicar um pouco de óleo de coco na testa e nas orelhas, pois esses sucos mancham a roupa e a pele.

Tintura natural para cabelo com casca de nozes

Foto: iStock

A tintura feita com as cascas de nozes é ideal para quem quer reavivar cabelos castanho-escuros e disfarçar os fios brancos – e é bem propícia para o fim do ano, quando essas cascas costumam ir direto da mesa para o lixo.

Ingredientes

  • 2 xícaras de cascas de nozes
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo e aplicação

O primeiro passo é um pouco trabalhoso, pois você precisa esmagar bem as cascas. Em seguida, coloque-as para ferver por uma hora. Deixe esfriar, misture bem e aplique no cabelo. Se desejar, você pode utilizar um cotonete para passar apenas em algumas mechas ou nos fios brancos.

Leia também: Cabelo vermelho: saiba como cuidar, pintar e escolha seu tom favorito

Assim como acontece com a beterraba e a cenoura, é preciso ter cuidado com essa tintura de casca de nozes, pois ela mancha a roupa e a pele.

Clareamento para o cabelo com suco de limão

Foto: iStock

Essa receita não é propriamente uma tintura, mas sim uma forma de clarear cabelos que já sejam loiros ou criar mechas alguns tons acima do loiro natural. Se desejar, você pode misturar um pouco de chá de camomila forte para iluminar mais o cabelo.

Ingredientes

  • Suco de limão recém-espremido
  • ½ xícara de chá de camomila forte (opcional)
  • 1 frasco borrifador limpo

Modo de preparo e aplicação

Coloque o suco de limão (com ou sem o chá de camomila) no frasco borrifador, aplique nos cabelos e escove-os para espalhar bem. Deixe agir por várias horas antes de lavar.

Algumas pessoas gostam de ficar no sol para clarear ainda mais o cabelo. Porém, antes de fazer isso, saiba que o limão mancha e queima a pele se você se expor à luz solar. Por isso, é preciso todo o cuidado do mundo para não atingir o couro cabeludo e lavar muito bem as mãos antes de fazer isso, combinado?

Lembre-se de que essas são receitas caseiras e que os resultados podem variar conforme as características e a quantidade dos ingredientes utilizados, o modo de preparo, a forma de aplicação, as características do seu cabelo e a frequência de lavagens. Por isso, não é possível prever o resultado exato da tintura.

Leia também: Viu essa? Salão de beleza usa Nutella e leite condensado para pintar cabelo

Assuntos: Cabelos

Para você