5 sinais que as nossas unhas da mão podem dizer sobre nossa saúde

Mais do que um símbolo de beleza, nossas unhas podem revelar problemas de saúde. Fique atenta às alterações e saiba como reconhecê-las

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Não é segredo nenhum que a maior parte das mulheres adora exibir unhas coloridas com um esmalte novinho em folha, recém-saídas da manicure.

As unhas são uma parte importante da estética feminina. Seja no dia a dia ou em uma ocasião especial, as mulheres costumam se preocupar com a cor do esmalte, o estado das cutículas e o comprimento de suas unhas.

Mas você sabia que, além de contribuir para a nossa autoestima e ajudar a compor o visual, nossas unhas revelam como anda nossa saúde?

Algumas alterações nas unhas podem indicar que um problema de saúde está se instalando em nosso organismo. Conheça esses sinais e fique atenta.

1. Unhas com manchas brancas

Foto: iStock

Bastante comuns, as manchas brancas que aparecem nas unhas podem ser causadas por uma pancada na região. Além disso, elas podem indicar uma possível deficiência de zinco ou, então, a instalação de uma anemia.

Leia também: 5 remédios caseiros para combater os fungos nas unhas

2. Unhas quebradiças

Foto: iStock

Se você tem o costume indesejável de roer suas unhas, é possível que elas sejam quebradiças. Porém, se este não for o caso, unhas que se quebram facilmente podem indicar alguns problemas de saúde.

Entre eles, estão a deficiência de ácido fólico, de vitamina C ou de proteínas, a anemia e a desnutrição. Se, além de serem quebradiças, suas unhas ainda apresentarem furos, pode ser um sinal de psoríase.

3. Unhas pálidas ou com coloração alterada

Foto: iStock

Unhas saudáveis apresentam uma coloração rosada e tendem para o branco mais próximo à base. Se as suas unhas estão descoloridas ou apresentam coloração diferente disso, fique atenta, pois esses são sinais de alguns problemas de saúde.

  • Unhas pálidas: anemia ou deficiência de vitaminas;
  • Unhas brancas: problemas no fígado;
  • Unhas esverdeadas: infecção causada por bactérias;
  • Unhas com listras vermelhas: infecção nas válvulas do coração;
  • Unhas azuladas ou arroxeadas: baixos níveis de oxigênio no sangue.

4. Unhas grossas

Foto: iStock

Ter unhas fortes e resistentes é diferente de ter unhas grossas em excesso. Quando elas se tornam difíceis de cortar, pode ser sinal de algum problema.

Unhas que ficam grossas e enrugadas possivelmente estão com uma micose, isto é, uma infecção por fungos.

Leia também: 6 receitas caseiras para fazer as unhas crescerem mais rápido

Unhas grossas e quebradiças, por sua vez, podem indicar um problema na tireoide ou psoríase. Já o engrossamento repentino pode ser sinal de um problema no pulmão ou na circulação.

5. Unhas com listras pretas

Foto: Reprodução/WebMD

Unhas que apresentam listras pretas devem ser investigadas o mais rápido possível, pois este pode ser um sinal de melanoma, um tipo de câncer de pele extremamente agressivo. Ao perceber este sinal, marque uma consulta médica com urgência.

Mais do que um símbolo da beleza, as unhas fazem parte do nosso organismo e estão conectadas com os demais órgãos que compõem o nosso corpo, sendo capazes de refletir nosso estado de saúde geral. Vale a pena prestar atenção nelas além da próxima cor de esmalte que vamos usar, certo?

Dicas pela Web