Dicas de Mulher Dicas de Moda

Saída de praia: charme e elegância para curtir o verão

Conheça várias opções de saída de praia para você combinar com seu biquíni e ficar ainda mais linda e estilosa nas temporadas quentes

em 25/11/2014

Foto: Reprodução / Tuula Vintage

Foto: Reprodução / Tuula Vintage

Chega o verão e é hora de colocar o biquíni e o maiô para jogo, mas uma dúvida que sempre surge é o que vestir por cima das roupas de banho. As chamadas saídas de praia são as vestimentas mais ideias para essas ocasiões. Segundo explica a consultora de imagem Juliana Burlamaqui, a saída de praia serve para a mulher estar coberta mas ao mesmo tempo sem precisar estar vestida de roupas normais que usamos no dia a dia.

Praticidade com conforto são as palavras que regem as saídas de praia, além é claro daquele toque necessário de verão, com cores fortes e bastante estamparia. “É preciso que seja leve e confortável. Existem vários tipos de saída. A famosa canga, que pode ser usada como vestido ou pareô, as túnicas e batas”, nomeia a consultora.

Ao contrário das roupas que se usa no dia a dia, as saídas são leves e bem fresquinhas, mas também são bastante específicas para locais como praia, piscina, resort, clube ou outros locais de lazer. Há a possibilidade de estender seu passeio para outro local, desde que a saída que você esteja usando não seja transparente e que cubra a região do quadril.

Tipos de saídas e como usá-las

A saída de praia é item indispensável na mala de quem está indo passar alguns dias na praia ou em resorts. Ela serve para aqueles momentos em que você não pretende colocar roupas, mas quer estar com algo cobrindo a roupa de banho. Existem diversos tipos de saída, desde aquelas roupas que são específicas para serem usadas por cima de biquínis e maiôs, até aquelas que podemos pegar do nosso próprio guarda-roupa e adaptá-las.

Abaixo, seguindo as dicas da consultora Juliana, serão indicados os tipos de saída de praia e como você pode usar, combinando com o seu biquíni.

Vestido

O vestido é uma das peças que você pode tanto pegar do seu guarda-roupa e usá-lo como saída de praia, quanto adquirir um específico para a função. Escolha vestidos que sejam bem fluídos e tenham tecidos leves, como os de fibras naturais. Lese e renda também são boas opções, principalmente em branco, e são ideias para combinar com qualquer cor do biquíni.

Este é o momento ideal de você caprichar nas cores e escolher um vestido bastante estampado. Caso ele deixe à mostra o biquíni, é importante fazer um jogo de cores de forma à combiná-lo com a cor do biquíni. Se estiver usando um vestido estampado, dê preferência a biquínis lisos e que sejam de uma das cores da estampa para ficar com um look harmonioso.

Túnica

A túnica é uma peça única bastante semelhante aos vestidos. Ela se caracteriza por ter a gola em V e ser, normalmente, mais curta que um vestido e, por isso, ser tão usada como saída de praia. A maioria das túnicas são feitas de tecidos bem fluídos, como a seda e as feitas para serem usadas como saída de praia são normalmente bastante estampadas.

Para combinar com o biquíni, segue a mesma regra do vestido. Caso você necessite ir em algum lugar após a praia, é indicado que se use um shorts por baixo para esconder a parte do quadril e que se escolha uma túnica que não seja muito transparente.

Camisa ou bata

Outras opções de peça única que você pode usar para ir à praia são a camisa e a bata. Elas podem ser usadas assim como a túnica por cima do seu biquíni. Para isso, escolha peças que sejam mais compridas e que cheguem até à altura do quadril, mais ou menos.

Aqui você pode facilmente reaproveitar as peças que você já tem em seu guarda-roupa e adaptá-las como saída de praia. Como provavelmente o biquíni ficará à mostra nesse caso, não se esqueça de combiná-lo com a outra peça escolhida. Vale aqui também o uso de um shorts, caso tenha que ir a outro lugar após à praia.

Shorts e blusa

Essa é uma das combinações de saída de praia mais fácil de adaptar ao seu armário. Escolha um shorts e uma blusa bastante confortáveis e com tecidos leves e use-os como saída de praia. Além disso, essa adaptação é ideal para caso você precise estender seu passeio para outros lugares, como restaurante, supermercado.

A dica aqui é dar preferência a shorts estampados e de tecidos fluídos, mas o shorts jeans também vai muito bem. A blusa deve estar de acordo com o restante do visual, combinando tanto com o shorts quanto com o biquíni. Para mulheres mais jovens, vale apostar em blusas que deixam a barriga à mostra ou que tenham mais transparências.

Canga ou lenço

Uma ótima opção de saída de praia é aproveitar uma canga ou lenço que você tenha e usá-los como vestido ou pareô. As opções de amarrações são inúmeras e, com isso, você pode criar um visual diferente a cada dia. Além disso, você pode utilizar a canga para estender na praia e deitar em cima. Você também pode usar, tanto a canga como o lenço, para se proteger do sol. O lenço também pode ser amarrado na cabeça, te deixando ainda mais estilosa.

A seguir, um vídeo com quatro opções de amarrações que você criar com o seu lenço ou com a sua canga para arrasar na praia:

É importante verificar se o tecido da canga ou do lenço não solta tinta para evitar manchas no seu biquíni, especialmente se for branco ou de outra cor clara.

5 dicas indispensáveis para saber usar sua saída de praia

Foto: Reprodução / Tuula Vintage

Foto: Reprodução / Tuula Vintage

Para esclarecer algumas dúvidas que podem surgir na hora de escolher a sua saída de banho, foram listadas algumas dicas da consultora Juliana. Veja:

  1. Tecidos ideais: use tecidos leves, que sejam bem fluídos e que não tenham texturas pesadas, como as fibras naturais. Seda, algodão, linho são ótimos exemplos de tecidos que te ajudam a ficar bonita e leve com as saídas de praia;
  2. Combinação biquíni e saída: como já dito acima, a melhor forma de combinar é escolher uma cor da estampa e usar o biquíni dessa cor. Caso tenha mais habilidades em combinar estampa, vale apostar tanto no biquíni quanto na saída estampados. Para isso, escolha estampas que tenham cores em comum e que se harmonizem entre si;
  3. Mulheres plus size: a dica que Juliana dá é para que as mulheres plus size devem dar preferência para tecidos que não sejam transparentes, disfarçando as gordurinhas;
  4. Mulheres morenas: as saídas de praia com cores claras são ideais para as mulheres de pele morena, ressaltando a sua cor e deixando-a a cara do verão;
  5. Mulheres baixinhas: devem preferir as saídas de praia que sejam mais curtas. “E ela pode optar por um tamanco de madeira com um pouco de salto para alongar a silhueta”, recomenda a consultora.

Opções para arrasar no verão

Na galeria abaixo segue uma sequência de lindas saídas de praia para você arrasar no verão. Escolha a que mais combina com você e compre já:

As blogueiras também usam

Veja como as blogueiras usam as suas saídas de praia e se inspire nelas para usar as suas. Confira nas imagens a seguir:

Comentários
Dicas relacionadas