Dicas de Mulher Dicas de Saúde

100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

Saiba como preparar pratos doces e salgados para consumir em vários momentos do dia, todos livres de lactose

em 15/10/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Você tem intolerância à lactose? Bem, como chegou a esta matéria, é possível que a resposta seja sim – ou, talvez, você conheça alguém que seja intolerante. Se este é um quadro novo, é bom ressaltar que o principal cuidado para a saúde e o bem-estar do intolerante é com a alimentação.

“O principal cuidado é excluir definitivamente o leite e seus derivados do cardápio. Fundamental também observar o rótulo dos alimentos que podem conter lactose”, destaca Alice Amaral, médica especialista em Nutrologia.

No início, lidar com a alimentação pode ser um desafio. Mas, quem disse que não há alternativas igualmente gostosas para substituir o leite? Quem está começando a se adaptar ao novo cardápio, pode se surpreender ao descobrir que as opções são numerosas, acessíveis e fáceis de encaixar na dieta.

“Há opções de leites vegetais como os leites de amêndoas, castanhas, inhame, quinoa, amendoim, macadâmia, arroz e coco. São opções saudáveis, saborosas e benéficas para o organismo”, sugere a nutróloga.

Além disso, passar um tempo sem lactose pode fazer bem também para aqueles que não são intolerantes de fato. “Sugiro, aos meus pacientes, retirar determinado item da alimentação e observar. Muitos se surpreendem com os resultados benéficos da eliminação de determinados alimentos”, conta a Dra. Alice.

A seguir, você confere 100 receitas totalmente livres de lactose para serem preparadas e consumidas em diferentes momentos do dia. Tem prato para todos os gostos: com carne, vegetariano, vegan e sem glúten. Mas, atenção! Se você tem alergia à proteína do leite, algumas dessas receitas podem não ser adequadas para a sua dieta, então atente-se aos ingredientes.

Receitas de massas

Macarrão de pupunha com molho bechamel de castanha do pará. Foto: Reprodução / Frufruta

Macarrão de pupunha com molho bechamel de castanha do pará. Foto: Reprodução / Frufruta

1. Macarrão de pupunha com molho bechamel: um prato de massa sem glúten, sem lactose e totalmente vegano. O molho bechamel – que é molho branco – é feito com leite de castanha do pará, e a própria receita te ensina a fazer esse leite em casa. Com o leite pronto, a preparação do prato leva cerca de 30 minutos.

2. Lasanha à bolonhesa com molho branco e espinafre: além de não ter lactose, esta é uma receita livre de glúten – a massa da lasanha é feita à base de mandioca. O prato combina dois tipos de molho, espinafre, muçarela e presunto. A dica é intercalar as camadas na montagem, uma de molho branco e outra de molho bolonhesa.

3. Pizza vegetariana: esta pizza não contém glúten, lactose, é vegetariana e não leva ovos! A massa é feita de purê de grãos ou de batata com farinha de arroz. Para cobrir, os ingredientes usados são abóbora, cogumelos, noz de macadâmia, alho e tomilho.

4. Pão de chia: uma ótima alternativa para substituir o pão de queijo! Esta receita não contém glúten e não utiliza nenhum ingrediente de origem animal. A massa do pão é feita com mandioca, chia, polvilho e azeite. Para ficar amarelinho, o segredo é usar açafrão.

5. Nhoque de pinhão: nesta receita a base para a massa do nhoque é pinhão (descascado, cozido e triturado), polvilho doce, farinha de amaranto e farinha de grão de bico – ambas podem ser substituídas por farinha de arroz. Para acompanhar, a sugestão é um molho tradicional de tomates, com o acréscimo de cogumelos.

6. Espaguete à carbonara: fãs de bacon vão aprovar este prato. Na receita, o espaguete sem glúten é combinado com bacon, ovos e temperos caprichados. O preparo é simples e não leva muito tempo, ideal para dias corridos e refeições rápidas.

7. Talharim de abobrinha: simples e prática, esta receita exige apenas um ingrediente principal – a abobrinha. Na hora de preparar, basta acrescentar caldo de legumes, azeite e água em pequenas quantidades. Para acompanhar, escolha o molho de sua preferência.

8. Canelones: este prato, além de não conter lactose, é livre de glúten e ovos. A massa do canelone é feita de farinha de arroz; o recheio indicado é de espinafre, cenoura e abobrinha. Para o molho, separe tomate, alho, cebola e geleia de arroz.

9. Nhoque de inhame: feita de inhame e farinha de arroz, esta receita não contém lactose nem glúten. O molho que acompanha a massa do nhoque é um molho pesto adaptado por Bela Gil, levando manjericão e castanhas.

10. Nhoque de batata baroa: trazendo mais uma alternativa para a massa do nhoque, esta receita utiliza batata baroa, fécula de batata e ovos. O molho sugerido leva tomate, abobrinha, cebola e salsinha.

11. Falso espaguete de abobrinha e cenoura: esta receita é super rápida e prática de preparar. Os ingredientes exigidos são a cenoura e a abobrinha, feitas em tiras que imitam espaguete. O molho para acompanhar pode ser o de sua preferência; a receita sugere o tradicional de tomate com manjericão.

Receitas de pratos para o dia a dia

Salpicão funcional. Foto: Reprodução / Vida Fit

Salpicão funcional. Foto: Reprodução / Vida Fit

12. Salpicão funcional: este salpicão de frango não leva glúten ou lactose e é recheado de vegetais. A receita utiliza cenoura, talo de salsão, azeitona, maçã, nozes e damasco seco. O tempero também é caprichado, levando limão, azeite, salsinha, pimenta verde e mostarda.

13. Moqueca de palmito: esta é uma receita vegana. A moqueca é feita com palmito, tomates, pimentão amarelo, pimentão vermelho e leite de coco. O tempero é caprichado e a preparação não leva mais que alguns minutos.

14. Arroz a piamontese com molho bechamel: esta receita é livre de glúten e lactose. O molho é preparado com farinha e leite de arroz, temperando com azeite, sal, pimenta e noz-moscada. Para o arroz, basta juntar champignons e creme de arroz ou de soja ao arroz já cozido. A sugestão é servir o prato acompanhado de medalhão ao molho madeira.

15. Purê de batata doce: sem lactose e glúten, esta receita de purê leva batata doce, alho e mostarda. A preparação é simples e rápida, e o prato pode ser servido com o acompanhamento de sua escolha. A sugestão da receita é um omelete de alho poró.

16. Escondidinho de frango: este escondidinho é feito com purê de batata salsa e o recheio é de frango com tomate, tempero verde e pimentas. Como alternativa para a batata salsa, você pode usar batata inglesa, mandioca, batata doce ou abóbora. No recheio, também vale apostar em outras carnes ou opções vegetarianas.

17. Purê de batata vegano: esta receita não contém nenhum ingrediente de origem animal, sendo feita apenas com batatas, azeite e temperos. Como sugestão para variar o prato, é possível adicionar outros vegetais à receita – espinafre, cenoura e brócolis estão entre as opções.

18. Suflê de cenoura: receita vegana e sem glúten, o suflê é feito à base de cenoura, leite de arroz, tomate e amido de milho. O prato fica leve e colorido, fazendo com que seja uma alternativa atrativa para crianças intolerantes a lactose.

19. Filé de peixe ao molho de leite de coco: uma opção diferente para quem gosta de peixe e quer variar o preparo. O molho é feito de leite de coco, tomate e cebola. O peixe é grelhado e, em seguida, levado para gratinar junto com o molho.

20. Sopa cremosa de mandioquinha: esta sopa resulta em um caldo bastante cremoso. Os ingredientes principais são a mandioquinha (ou batata baroa), leite de coco e farinha de linhaça – esta última usada para diminuir o índice glicêmico da mandioquinha. Quem quiser complementar com carnes, pode optar por bacon ou linguiça.

21. Filé de frango ao molho: o molho deste prato é algo que substitui o tradicional molho branco, preparado com leite de arroz e amido de milho. Como o molho é vegano, quem desejar uma refeição inteiramente vegana pode substituir o frango por um legume.

22. Creme de milho: o creme de milho é um ótimo complemento para dar um sabor a mais aos pratos do dia a dia. A receita sem lactose combina o milho a azeite, água e farinha de aveia. O preparo é simples e leva cerca de 15 minutos.

23. Omelete: uma ótima alternativa para variar um dos pratos mais comuns do cotidiano. A receita leva farinha de arroz, pimentão vermelho e verde, salsinha e tomate. A preparação é rápida e o recheio pode ser adaptado conforme seu gosto ou os ingredientes disponíveis no armário.

24. Bife à parmegiana funcional: esta receita substitui a tradicional farinha de trigo pela combinação de farinha de arroz e amaranto ou quinoa. O resultado é uma carne crocante e saudável. A receita também funciona bem substituindo o bife de carne vermelha por frango.

25. Filé de frango à milanesa: sem lactose, glúten ou ovos, esta receita rende um saboroso prato à milanesa. Os ingredientes principais, além do frango, são leite de arroz, farinha de arroz, farinha de rosca sem glúten e “ovo” de linhaça.

26. Fricassê de frango: um prato cremoso e de preparo rápido. Como substituição do creme de leite, opte por creme de soja ou de arroz. A receita é complementada por azeitonas, milho verde, ervas frescas, cebola e outros temperos.

27. Estrogonofe com leite de coco: o leite de coco é um ótimo substituto para o creme de leite da receita tradicional e o sabor dá um toque diferente ao resultado final. Para tornar o prato completamente vegano, uma ideia é trocar o frango por palmito.

Receitas de lanches rápidos e tortas salgadas

Bolinhas de mandioca com frango. Foto: Reprodução / Panelinha Saudável

Bolinhas de mandioca com frango. Foto: Reprodução / Panelinha Saudável

28. Bolinhas de mandioca com frango: super rápida e prática, esta receita exige apenas mandioca cozida, frango desfiado, temperos e ervas a gosto. O prato é assado e pode ser servido como petisco, com algum molho de acompanhamento.

29. Biscoitos champagne: os biscoitos são ótimos para servir em lanches rápidos ao longo do dia. A receita utiliza ovos, açúcar e farinha. Quem quiser uma opção sem glúten, pode usar uma mistura de farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce.

30. Quiche integral: para a massa do quiche, selecione farinha de grão de bico, aveia ou amaranto em flocos. O recheio sugerido é o de quatro queijos – todos eles opções sem lactose. Há ainda a sugestão de recheios de palmito com espinafre ou de alho poró. O resultado é um prato bonito e saboroso, que chama a atenção na mesa.

31. Salgado funcional: também conhecido como salgado maromba, este prato leva batata doce, frango desfiado, quinoa ou amaranto, chia e biomassa de banana verde. Quem preferir, pode substituir a batata doce por batata comum ou mandioca.

32. Coxinha: sem glúten, sem lactose e sem ovo. A massa desta coxinha é de batatas com farinha de arroz. O recheio sugerido é de frango, mas quem quiser um prato vegano pode substituir a carne por legumes. Para deixar a receita ainda mais saudável, prefira assar a coxinha ou invés de fritar – a massa fica igualmente crocante.

33. Suflê de legumes: o segredo para o sucesso desta receita é seguir a preparação em etapas. Entre os legumes utilizados estão abobrinha, milho e ervilha, podendo ser acrescentados ainda outros, como brócolis, tomate e couve-flor. A farinha usada é a de arroz e o leite é vegetal.

34. Pão de queijo sem lactose: prepare-se para um pão de queijo sem queijo! A receita mistura polvilho doce, polvilho azedo e batatas que resultam em pãezinhos que podem não levar queijo, mas são igualmente saborosos. A preparação é simples e prática.

35. Maionese: sem leite, sem soja e sem ovos, esta receita é uma ótima alternativa para servir de acompanhamento para vários lanches e pratos. Os ingredientes principais são farinha de arroz, araruta ou amido de milho, azeite, vinagre e suco de limão. O preparo é bastante simples – basta bater tudo no liquidificador.

36. Barrinha caseira: mais saudável e barata que comprar uma barra de cereal pronta, esta é uma boa opção de lanche para carregar na bolsa. Os ingredientes são banana, farinha de coco, óleo de coco, castanha de caju e coco desidratado. A barrinha dura de dois a três dias.

37. Pasta de cottage com tomate seco: a preparação desta receita é super simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Para fazer, você vai precisar de cottage sem lactose, tomates secos, cebola e salsinha. Para acompanhar, vale usar cenouras e torradinhas.

38. Queijo vegan frescal de castanha: uma ótima receita de queijo sem lactose e sem nenhum produto de origem animal! Os ingredientes são castanhas, ágar-ágar, limão, água e temperos a gosto. O queijo leva cinco horas na geladeira para ficar no ponto e o visual é bem bonito.

39. Empadinha de frango: a massa desta empada é completamente vegana, usando “ovo” de linhaça, farinha de arroz e gordura vegetal. O recheio sugerido é de frango, mas pode ser substituído por outras alternativas. A receita rende 22 empadinhas que podem ser congeladas e, depois, esquentadas no micro-ondas ou no forno.

40. Patê vegan de soja: este patê é preparado com leite de soja e uma grande quantidade de azeite ou óleo, até atingir o ponto certo. A base combina com vários complementos – cenoura, tomate seco, azeitona, alho, tempero verde, entre outros.

41. Cupcake integral de peito de peru com cobertura de purê: esta receita de cupcake salgado é ótima para um lanche da tarde bonito e bastante atrativo para crianças. A alternativa sem lactose é o creme de soja, usado na massa do bolinho. A receita rende 12 unidades.

42. Queijo de macadâmia: o queijo de macadâmia é vegano e a macadâmia não é a única opção – também pode usar amêndoas, inhame, castanha de caju ou do pará. Para potencializar o sabor, vale utilizar açafrão, sementes (abóbora, girassol ou gergelim) e temperos em geral.

43. Empadão light: os principais ingredientes para a massa do empadão sem glúten e sem lactose são farinha de grão de bico, fibra de soja e polvilho doce. O recheio sugerido é de frango cremoso, mas pode ser substituído por outras opções.

Receitas de bolos e tortas doces

Bolo Floresta Negra sem glúten e sem lactose. Foto: Reprodução / Receitas e Coisas

Bolo Floresta Negra sem glúten e sem lactose. Foto: Reprodução / Receitas e Coisas

44. Bolo Floresta Negra: este bolo não leva nenhum tipo de leite, mas compensa a necessidade de líquido com água e meia dúzia de ovos. Ao invés de achocolatado, o bolo é feito com cacau em pó. A receita também não leva glúten e o preparo é simples e prático.

45. Bolo de fubá e coco: além de ovos, esta receita leva óleo e água ou leite de coco. A sugestão para que o prato seja também livre de glúten é utilizar farinha de arroz. Deixando o bolo ainda mais light, a receita leva adoçante como substituição do açúcar.

46. Bolo de cenoura: para a massa (sem glúten), os ingredientes são farinha de arroz, cenoura, ovos, óleo e açúcar mascavo. A tão popular cobertura de chocolate, que geralmente acompanha bolos de cenoura, é feita com leite de soja, cacau em pó, amido de milho e açúcar mascavo. O tempo de preparo não chega a uma hora.

47. Bolo de chocolate: este é o tradicional bolo de chocolate, porém sem lactose, sem glúten e sem ovo. As farinhas usadas são a de linhaça, arroz e amido de milho. Para dar a liga, o diferencial da receita é batata doce cozida. Como substituição para o ovo, basta hidratar uma colher de farinha de linhaça em três de água.

48. Bolo de milho e fubá: este bolo também não contém glúten. A receita leva milho, fubá, leite de coco e coco ralado. Para preparar, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e levar ao forno até atingir o ponto.

49. Bolo gelado toalha felpuda: farinha de arroz, fécula de batata, leite coco, polvilho doce e coco ralado são os ingredientes-chave da massa deste bolo. A calda é feita de leite de coco, leite de soja e açúcar. Para complementar, a dica é passar os pedaços do bolo assado na calda e no coco ralado antes de colocar para gelar.

50. Fatia húngara: o principal para essa receita é o leite de coco, que é usado na massa, no recheio e na calda. Embora seja preciso fazer separadamente as três fases da receita, o preparo ainda é bastante prático e não leva muito tempo.

51. Torta de maracujá: além de ser livre de lactose, esta torta não leva açúcar! O ingrediente principal é o maracujá, a base é feita de paçoquinha, o leite utilizado é o de coco e você pode usar adoçante a gosto.

52. Bolo de milho de caneca: fácil de fazer, esta receita fica pronta em menos de dez minutos e é ideal para lanches rápidos ou para quando bate aquela “fome de doce”. Os principais ingredientes são leite de coco, milho verde e fubá.

53. Bolinho fit do bem: uma ótima alternativa de doce bastante saudável, estes bolinhos não contêm glúten, lactose, açúcar ou óleo. Para fazer, você vai precisar de abacate, banana, uvas passas, amido de milho, canela, coco ralado e castanhas.

54. Bolo de milho: ao invés de usar farinha ou milho verde, esta receita (livre de glúten) leva milharina. O leite é o de coco e o toque especial fica por conta da adição de erva doce. O preparo é simples e leva cerca de 50 minutos.

55. Torta de morango com cobertura de farofa crocante: esta torta tem três camadas. A primeira é uma massa de bolo, a segunda é um recheio de morangos e a última é a cobertura de farofa doce. Ainda que seja sem lactose e de frutas, é uma receita bastante doce e com muito açúcar.

56. Bolo de polenta com laranja, iogurte e sementes: esta é uma receita para fugir dos sabores tradicionais de bolo. Os principais ingredientes são farinha de arroz, polenta, sementes de girassol e de chia, laranja, mel e iogurte sem lactose. O iogurte também pode ser substituído por creme de leite de soja.

57. Bolo de banana com castanha: este bolo, que também é livre de glúten, leva farinha de castanha do pará, leite vegetal, bananas e canela. A cobertura é uma calda de caramelo feita com açúcar demerara e água.

58. Bolo de morango e coco: para esta receita, você vai precisar de morangos (batidos em um suco bem espesso) e leite de coco. A sugestão de calda é bastante simples, feita com açúcar e o mesmo suco das frutas utilizado na massa.

59. Muffin recheado com chocolate: os muffins são sem glúten, sem lactose, sem ovo e sem soja. O leite utilizado é o de arroz e a farinha é uma mistura de fécula de batata, polvilho doce e farinha de arroz. Para rechear, basta colocar um pedacinho de chocolate sem lactose no forminha de cada muffin antes de assar.

60. Bolo de maçã cremoso: além de saboroso, este bolo promete ter um cheiro especial. Os principais ingredientes são farinha e leite de arroz, maçã, mel, tâmara, canela, cravo, gengibre e essência de baunilha. Atente-se aos passos na hora de montar.

61. Brownie de chocolate: esta receita não leva nenhum tipo de leite. Para a massa, você vai precisar de óleo, farinha de arroz, polvilho doce e cacau em pó. Para um sabor extra, utilize nozes ou avelãs a gosto. O resultado é uma massa bem molinha.

62. Cupcake vegan de baunilha: a massa dos cupcakes leva purê de maçã, baunilha, farinha de arroz, amido e óleo. Como cobertura, a sugestão é um glacê de castanhas. A receita rende 12 unidades.

63. Bolo branco básico: o mais básico dos bolos, na sua versão sem lactose. O leite utilizado é o de coco e ainda há a opção de substituir a farinha de trigo comum, para tornar a receita livre de glúten. Na hora de servir, frutas, geleias e coberturas podem ser ótimos complementos.

64. Bolinho brevidade com calda de laranja: a receita é bastante simples e exige poucos ingredientes; os principais são a laranja e amido de milho. O preparo, tanto da massa quanto da calda, é fácil e prático. Todo o processo leva cerca de 40 minutos.

65. Bolo formigueiro: para esta receita você vai precisar de chocolate granulado sem lactose. Os outros ingredientes são leite vegetal, farinha de arroz, fécula de batata, ovos e óleo. Antes de desenformar, espere o bolo esfriar totalmente.

66. Naked cake light: a massa deste bolo é integral e de chocolate, usando açúcar demerara para adoçar. A falta de leite é compensada com água, óleo e ovos. Para o recheio, a sugestão é doce de leite de soja.

67. Bolo de aniversário: o leite sugerido é o de amêndoas e a massa do bolo é também livre de glúten. O recheio é uma receita muito simples de leite condensado de leite de coco, que usa apenas leite de coco e açúcar mascavo. A cobertura é de ganache de chocolate com biomassa de banana verde.

Receitas de sobremesas

Panquecas de aveia sem lactose. Foto: Reprodução / Madame Xícaras

Panquecas de aveia sem lactose. Foto: Reprodução / Madame Xícaras

68. Panqueca de aveia: com leite vegetal, farinha de aveia e linhaça para substituir os ovos, esta receita tem um preparo muito simples – é só misturar todos os ingredientes e fritar as panquecas na frigideira. Na hora de servir, a sugestão é acompanhar o prato de mel e mirtilos.

69. Sobremesa de chocolate: uma boa opção para quem quer uma sobremesa sem lactose e com calorias reduzidas. Esta receita exige apenas cacau em pó e um abacate. Quem quiser adoçar mais, pode fazer isso com mel, agave ou adoçante.

70. Romeu e julieta: para fazer o queijo, você vai precisar de leite de castanha de caju, tapioca, ghee, sal e algumas gotinhas de limão. A geleia de goiaba é feita com agár-agár e suco de goiaba. Este queijo pode ser usado ainda como recheio de outros pratos, a consistência é a de cream cheese.

71. Creme de confeiteiro: um coringa no mundo das sobremesas, o creme de confeiteiro pode servir como acompanhante de bolos, tortas e outros doces mais. A versão sem lactose leva leite de coco, amido de milho, baunilha, gemas e açúcar.

72. Waffles caseiros: quem tem máquina de waffle em casa vai curtir essa receita sem glúten e sem lactose! Além de leite sem lactose, a massa leva farinha sem glúten, farinha de linhaça e óleo de coco. Ainda é possível transformar a receita em waffle de chocolate acrescentando uma colher de cacau em pó.

73. Mingau de aveia: esta é uma receita muito prática, rende uma única porção e é ideal para fazer rapidinho para sobremesa do dia a dia. Para fazer, você vai precisar de leite de soja, mel e aveia em flocos. A sugestão é servir acompanhado de uma manga fatiada.

74. Beijinho: sem açúcar, esta receita de beijinho é adoçada com frutas. Os ingredientes são tâmaras, leite de coco e coco ralado. A receita rende 12 docinhos e eles podem ser conservados na geladeira por até três dias.

75. Mousse de maracujá com chocolate: a mistura de gelatina sem sabor, suco de maracujá, creme de leite de arroz e leite condensado de soja resulta em um mousse cremoso e consistente. Para a cobertura crocante, derreta uma barra de chocolate sem lactose.

76. Mousse de gelatina: este mousse é uma boa substituição para o Danoninho. Os ingredientes são gelatina sabor morango, água, leite condensado de soja e creme de leite de soja. Você ainda pode variar o sabor da gelatina para sobremesas diferentes.

77. Abóbora recheada com cocada cremosa: uma sobremesa diferente e que fica com um visual bastante bonito, além de ser rápida – a preparação total leva cerca de 30 minutos. Para fazer, você vai precisar de abóboras, coco ralado e leite de coco.

78. Sonho: o sonho é feito com leite de soja, polvilho doce e farinha de arroz. Na hora de fritar a massa, é preciso cuidar para acertar o formato e deixá-lo douradinho. Depois de frito, a dica é polvilhar com açúcar e canela.

79. Petit gateau de chocolate com manteiga de amendoim: para fazer este prato, você vai precisar de chocolate e manteiga de amendoim sem lactose. O resultado é um petit gateau bastante cremoso, que pode ser congelado por até um mês e aquecido no micro-ondas na hora de servir.

80. Creme de avelã com chocolate: este creme é feito com leite vegetal, chocolate derretido e avelãs. É uma boa opção para comer puro, para complementar sobremesas, como recheio ou cobertura, e para comer com pão, tapioca ou biscoitos.

81. Canjica cremosa funcional: a canjica é feita com leite de coco e ainda leva biomassa de banana verde, para aumentar o valor nutricional do prato. O preparo é muito simples – basta levar todos os ingredientes ao fogo e ferver por 20 minutos.

82. Cocada gratinada: para fazer esta cocada você vai precisar apenas de quatro ingredientes – leite de soja, coco ralado, creme vegetal e leite condensado de soja. O preparo leva pouco mais de 20 minutos e a receita rende seis porções.

83. Pé de moleque: esta receita é muito prática e exige apenas rapadura, amendoim e leite de soja. O segredo para um ótimo pé de moleque é atentar-se ao cozimento para chegar ao ponto ideal.

84. Macaron de morango: para fazer este doce típico da culinária francesa, prepare-se para seguir muitos passos. A lista de ingredientes, para massa e recheio, é extensa; os derivados de leite são substituídos por produtos à base de soja. O resultado é um doce bonito, atrativo e saboroso.

85. Sorvete natural: para fazer este sorvete você vai precisar apenas de dois ingredientes e um liquidificador. A base é banana congelada e o sabor sugerido é framboesa (também em frutas congeladas), mas é possível bater as bananas com cacau em pó para ter um sorvete de chocolate ou variar as frutas. Simples e rápida.

86. Leite condensado de coco: ingrediente necessário em muitas receitas, o leite condensado pode fazer muita falta para intolerantes à lactose. Esta receita ensina a fazer o doce com leite de coco e açúcar, levando ao fogo e mexendo até atingir o ponto.

87. Churros: esta massa de churros não contém glúten nem lactose. Para ficar com o formato certo, use um saco de confeitar com o bico estrelado. A receita rende dez churros e a indicação é que eles sejam consumidos logo após a fritura.

88. Pudim sem leite: o pudim sem leite exige meia dúzia de ovos, leite de coco e açúcar. Para não ficar com gosto de ovo, a dica é separar as gemas e peneirá-las antes de misturar aos outros ingredientes. A calda é feita apenas com açúcar e água.

89. Pavê de doce de leite com chocolate: para este prato você vai precisar de doce de leite de soja, creme de leite de soja ou de arroz, leite de soja, alfarroba e leite condensado de soja. A receita é dividida em quatro partes – creme, calda, recheio e cobertura.

90. Brigadeiro sem leite condensado: a receita deste brigadeiro é sem lactose, sem glúten e sem ovos. Os ingredientes são leite de soja, cacau em pó, chocolate meio amargo, creme vegetal e açúcal.

91. Pão de mel: esta receita rende de 24 a 30 pães de mel, dependendo do tamanho de cada bolinho. Para fazer um doce livre de glúten e lactose, você vai utilizar leite de coco, farinha de amêndoa, cacau em pó e mistura para pão de mel.

Receitas de bebidas sem lactose

Smoothie chocolatudo vegano e sem lactose. Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Smoothie chocolatudo vegano e sem lactose. Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

92. Smoothie chocolatudo vegano: para este smoothie você vai precisar de bananas, mirtilos, cacau em pó e leite de amêndoas. A receita é super saudável e para fazer basta bater todos os ingredientes no liquidificador. O rendimento é de dois copos.

93. Pó para capuccino: a mistura é ótima para ter sempre uma xícara de capuccino à mão, com preparo prático e rápido. A versão sem lactose mistura leite de soja em pós com o cacau em pó, o café solúvel, o bicarbonato de sódio e a canela.

94. Iogurte grego caseiro: para fazer o iogurte grego em casa basta ter leite e iogurte natural sem lactose. É importante deixar a mistura descansar na geladeira por cerca de seis horas, para que o iogurte adquira consistência.

95. Milk shake vegano de morango: os ingredientes para este milk shake são morango, amêndoas, água, gelo e açúcar. O primeiro passo é separar o leite de amêndoas, para então acrescentar os morangos e adoçar. A receita rende um litro.

96. Chocolate quente sem lactose: o chocolate quente é preparado com leite vegetal, cacau em pó e açúcar. Para acrescentar valor nutricional à bebida, a dica é usar também biomassa de banana verde ou farinha de arroz.

97. Batido de morango e banana: leite de soja, morango, banana, mel e canela fazem desta receita uma bebida saudável, colorida e ótima para ser consumida gelada.

98. Smoothie de banana e abacaxi: você vai precisar de leite vegetal, abacaxi, banana (preferencialmente congelada) e essência de baunilha para fazer este smoothie. Para adoçar, pode usar mel, agave, adoçante ou açúcar de sua preferência.

99. Smoothie de morango e coco: a base deste smoothie é morango, banana e leite de coco. A sugestão é adoçar com mel e bater com gelo a gosto, para consumir a bebida bem geladinha.

100. Leites vegetais: o leite vegetal é o coringa das receitas sem lactose e é ingrediente requisitado em grande parte dos pratos, sejam esses doces ou salgados. Além de terem um alto valor nutricional, cheios de minerais e vitaminas, os leites vegetais não são difíceis de conseguir – você pode fazer em casa, de várias maneiras. No link, você encontra receitas de leite de inhame, quinoa, girassol, gergelim, amêndoas, arroz, soja, macadâmia, castanha, aveia e semente de abóbora.

Comentários
Dicas relacionadas