Vantagens e desvantagens de investir na Previdência Privada

Escrito por                    
Atualizado em 22.06.22

Envato

Por
Atualizado em 22.06.22

Pensar em Previdência Privada é antecipar um planejamento financeiro essencial para ter uma vida mais tranquila na terceira idade. A economista e educadora financeira Ana Alves afirma que o envelhecimento populacional é um fator social positivo, porém ele traz algumas preocupações. Entre elas, a crise da previdência social pode afetar o modo de vida das pessoas, principalmente das mulheres brasileiras. Continue lendo para entender o assunto.

Publicidade

O que é a Previdência Privada

Envato

A Previdência Privada é, basicamente, um investimento financeiro no presente com um retorno complementar no momento da aposentadoria. De acordo com a especialista, é muito importante pensar em alternativas financeiras diante da crise do sistema da previdência social e do envelhecimento populacional. Assim, a Previdência Privada é uma estratégia para lidar com as mudanças que estão acontecendo na sociedade.

Como funciona a Previdência Privada no Brasil

Um plano de Previdência Privada pode atuar como um agente complementar para quem não quer receber apenas o valor da sua aposentadoria. De maneira simples, você só precisa fazer um aporte mensal no seu plano de previdência. Desse modo, no futuro, você receberá os valores pré-estabelecidos em contrato. Há dois tipos de Previdência Privada no Brasil: a fechada e a aberta.

A previdência fechada, conhecida como “fundos de pensão”, é disponibilizada apenas por algumas empresas aos funcionários, ou por entidades de classe aos associados. Já a previdência aberta, conhecida como “previdência individual”, é ofertada por instituições financeiras e pode ser contratada por qualquer pessoa ou empresa. A seguir, entenda melhor a diferença entre os dois planos:

PGBL

Envato

Quem faz a contratação de um plano PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) pode receber o benefício em um único pagamento ou em forma de renda, que pode ser vitalícia ou por prazo determinado. Se você declara imposto de renda, poderá receber um benefício tributário de até 12% da renda tributável.

  • Para quem é indicado: o PGBL é indicado para pessoas que entregam a declaração completa do imposto de renda e podem usufruir das deduções fiscais.

VGBL

Envato

No VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), a segurada também pode receber o benefício em apenas um pagamento ou em forma de renda mensal. A diferença é que, no momento do resgate do benefício, o imposto de renda irá incidir somente sobre os rendimentos dele.

Publicidade

  • Para quem é indicado: o VGBL é indicado para pessoas que entregam a declaração simplificada do imposto de renda.

Antes de fazer a contratação de um plano de Previdência Privada, é importante comparar as condições oferecidas por diversas instituições financeiras. Vale a pena fazer uma pesquisa detalhada para ter certeza que o plano escolhido é o ideal.

Vantagens e desvantagens de ter um plano de Previdência Privada

Contratar um plano de Previdência Privada é algo que pode trazer muitas vantagens a longo prazo. Entretanto, é importante saber que também há desvantagens. Abaixo, confira os prós e os contras:

Vantagens

  • Todos os planos de Previdência Privada do Brasil são regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Isso acaba trazendo mais segurança para as pessoas que desejam adquirir um plano.
  • A previdência privada garante a formação de uma poupança a longo prazo, que será essencial para proteger as trabalhadoras e suas famílias. Ter uma renda complementar contribui para a tranquilidade financeira futura.
  • Os recursos previdenciários são administrados por equipes especializadas que são responsáveis por fazer uma gestão eficiente, assegurando solvência, liquidez, rentabilidade e transparência.
  • É possível fazer a portabilidade do seu plano para outra instituição financeira, sem a necessidade de fazer resgate de valores. Então, se você estiver insatisfeita com a sua instituição, pode solicitar a troca sem interferir nos seus rendimentos.
  • Em caso de falecimento da titular, os herdeiros podem recuperar os valores investidos sem a necessidade de inventário.
  • Alguns planos possuem benefício de incentivo fiscal, uma grande vantagem, considerando o valor das deduções.
  • As seguradas podem solicitar a qualquer momento informações sobre os seus planos de previdência e acompanhar as movimentações, como saldo e rentabilidade, dos investimentos.

Desvantagens

  • Geralmente a taxa administrativa é muito alta, sem grandes benefícios rentáveis. Em algumas instituições financeiras, a taxa anual de administração pode ultrapassar 3%. O ideal é pesquisar bem todas as suas opções para encontrar um plano com taxa menor.
  • É preciso respeitar o período de carência estabelecido no contrato. Você não poderá sacar os valores investidos a curto prazo, pois a Previdência Privada é um tipo de investimento a longo prazo.
  • A rentabilidade pode ser baixa se comparada a outros investimentos, porém é similar ao rendimento da poupança. O ideal é comparar valores antes de escolher um plano.
  • Embora sejam regulamentados pela Susep, os planos de Previdência Privada não possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. Com isso, existe um risco, ainda que remoto, de perder os valores investidos caso a instituição financeira declare falência (FGC).
  • A Taxa de Carregamento é descontada sobre o valor movimentado no plano, e pode chegar a até 2%.
  • No momento de resgatar os valores investidos, é cobrada a Taxa de Saída, em média, 1% do valor arrecadado. Esse valor pode ser maior ou menor, dependendo da instituição financeira contratada.
  • Algumas instituições não consideram o impacto da inflação na economia no momento de fazer a projeção para um plano de previdência privada. Isso pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde financeira, pois você pode perder dinheiro devido ao aumento inesperado da inflação. O ideal é sempre comparar projeções realistas antes de tomar qualquer decisão.

Todos estes pontos precisam ser levados em consideração antes da contratação de um plano de previdência complementar. O planejamento financeiro é essencial para que as mulheres possam ter uma velhice mais tranquila e confortável.

A importância da previdência privada para a mulher em um cenário que ainda não é equitativo

Envato

Segundo o Guia de Previdência Complementar para mulheres, elaborado pelo Ministério da Economia, as mulheres recebem valores menores do que os homens quando se aposentam. Isso acontece devido aos fatores biológicos, sociais e estruturais.

Durante a vida profissional, as mulheres recebem salários menores, poupam com menos frequência para a aposentadoria e, muitas vezes, pausam a carreira para cuidar dos filhos. Além disso, o mesmo documento afirma que as mulheres estão vivendo mais e que a expectativa é de aumento na longevidade. Dessa forma, é essencial pensar em soluções eficazes para suprir a diferença monetária.

A terceira idade é uma fase da vida que traz diversas mudanças para as mulheres. É importante ter um planejamento adequado, pois, assim, será possível aproveitar e curtir essa fase com mais segurança. Saiba também como a aposentadoria pode representar um novo recomeço na vida das mulheres.