11 receitas de poke: o prato havaiano que conquistou o mundo

À base de peixe cru em cubos, a receita é muito simples de fazer, versátil e saudável

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Cada vez mais popular, o poke é uma receita havaiana à base de peixe cru. Tudo indica que foi originalmente criada para os pescadores servirem os peixes que haviam pescado da forma mais fresca possível.

Trata-se de um prato saudável, leve e fácil de preparar, geralmente servido em uma tigela ou pote. Atualmente, é muito apreciado aqui no Brasil especialmente pelos amantes de comida japonesa (já que leva muitos ingredientes utilizados nessa culinária, como salmão ou atum cru, arroz tipo Gohan, entre outros). Há, inclusive, quem chame o poke de “temaki na tigela”.

Embora existam algumas receitas mais tradicionais, o segredo para fazer um bom poke hoje, na verdade, é usar a criatividade e montar o prato com seus ingredientes preferidos. Inspire-se com deliciosas versões:

1. Poke de salmão simples

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Boa opção para uma alimentação low carb já que este poke leva apenas peixe e vegetais! Uma orientação importante é, na hora de comprar o salmão, pedir para retirar toda a pele, a gordura e as espinhas. Assim fica muito mais fácil cortar em cubos na hora do preparo. E claro, é importantíssimo optar pelo peixe fresco! Confira a receita completa

2. Poke de salmão com repolho

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

Receita que mostra que não são apenas os ingredientes que compõem um bom poke… O molho utilizado também faz a diferença! Para fazê-lo, você vai utilizar óleo de gergelim e molho de soja (shoyu), mas você pode incrementar também com wasabi, gengibre ralado e suco de limão. Confira a receita aqui.

Leia também: 10 alimentos ricos em gordura que você pode (e deve) incluir na sua dieta

3. Poke de salmão com arroz integral

Foto: Reprodução / Frango com batata doce

Para uma refeição completa, leve e gostosa! Você usará apenas o arroz integral, o salmão fresco, cebola roxa picada, cebolinha fresca, shoyu light, gergelim, óleo de gergelim e abacate. Ótima pedida para os dias mais quentes! Confira o passo a passo.

4. Poke de salmão com avocado

Foto: iStock

Uma versão moderna e incrementada. Você usará salmão fresco em cubos, cebola, cebolinha, sal havaiano, gengibre em conserva, shoyu, avocado, arroz tipo Gohan sem tempero, pimenta-calabresa, gergelim e algas. Confira a receita completa!

5. Poke de salmão com uma pitada de pimenta

Foto: iStock

Uma versão básica que, além do salmão e do abacate, é feita com arroz japonês (aquele usado nos sushis), entre outros ingredientes que dão bastante sabor! O coentro fresco picado é utilizado para decorar, mas, quem não gosta, pode retirá-lo sem prejudicar o resultado final da receita! Confira o aquipasso a passo.

6. Poke de atum com pimenta dedo-de-moça

Foto: Reprodução / Magali Viajante

Para os amantes de pimenta, esta é uma versão de sucesso! Os ingredientes são: atum fresco em cubos, cebola roxa, alga wakame hidratada, pimenta dedo-de-moça picada, cebolinha, shoyu, óleo de gergelim, arroz japonês e tomatinhos (para decorar). Confira a receita detalhada.

7. Poke de salmão com macarrão de arroz

Foto: iStock

O preparo não tem segredos, mas este poke ganha o toque especial do macarrão de arroz (bifum) e da ervilha-torta. O resultado é uma refeição leve, completa e refrescante. Vale a pena anotar a receita!

Leia também: 20 receitas com salmão de dar água na boca

8. Poke de salmão com salada de manga

Foto: Reprodução / Camila Luz

Um prato leve, rápido e delicioso. Para a salada de manga, você usará apenas a fruta, pimenta dedo-de-moça, cebola roxa, salsinha e limão. O arroz japonês é utilizado para a montagem do poke. E, para acompanhar, a dica é servir também o sunomono. Confira toda a receita aqui!

9. Poke de atum

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Poke feito com atum cru em cubinhos. Além dele, você precisará do arroz japonês, de abacate, além de tomatinhos para decorar e do sunomono para servir junto! Ideal para uma refeição leve e cheia de sabor. Anote a receita!

10. Poke de atum com algas

Foto: iStock

Uma versão bem tradicional no Havaí. É feita com atum, óleo de gergelim, algas hijiki, macadâmia, cebolinha cortada, sal havaiano, arroz japonês sem tempero e pimenta calabresa. As medidas estão na receita, mas as quantidades dos ingredientes podem ser colocadas também de acordo com o gosto de cada pessoa. Confira a receita aqui nesse vídeo!

11. Poke com abacaxi

Foto: iStock

Você pode fazer este poke com atum ou com salmão. Além do peixe, você usará arroz, cebola roxa, pepino japonês, abacaxi em cubos, alga cortada em tiras, wasabi, abacate, alho-poró, cebolinha, broto, shoyu, gergelim, coco em lâminas, óleo de gergelim, azeite e pimenta-do-reino. Veja a receita aqui.

Boa dica principalmente para os amantes da culinária japonesa, apesar da receita ser havaiana: agora você já sabe que poke é mais fácil de fazer do que sushi, geralmente fica mais saudável e é tão gostoso quanto!

Leia também: 20 receitas de saladas diferentes e criativas

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web