Óleo para cabelo: os 10 melhores e como potencializar o uso

Escrito por
Em 22.07.20

iStock

O óleo para cabelo é um produto queridinho de quem busca manter a saúde dos fios. Tanto óleos naturais como os industrializados são utilizados para recuperar o brilho e a maciez do cabelo, além de prevenir o ressecamento. Saiba mais sobre os benefícios do produto, quais as melhores opções e como usar.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Para que serve o óleo para cabelo?

iStock

A principal função do óleo para cabelo é manter e restaurar a nutrição nos fios. O cabelo tende a perder lipídios, principalmente quando passa por químicas, e os óleos atuam na reposição. Por isso, melhora o aspecto ressecado dos fios e os mantêm saudáveis. Confira, a seguir, os benefícios e usos desse produto:

  • Mantém e repõe a nutrição dos fios;
  • Pode ser usado na finalização, trazendo mais definição para crespos e cacheados, enquanto alinha os lisos;
  • Turbina o efeito de máscaras capilares;
  • Na umectação, o uso do produto é ainda mais potente;
  • Repara as pontas, trazendo aspecto mais saudável;
  • Remove e previne o frizz.

O óleo capilar é mesmo um produto muito versátil, sendo indispensável para quem faz questão de manter os fios saudáveis.

10 melhores óleos para cabelo que vão nutrir os seus fios de verdade

Se você busca uma rotina de tratamento capilar eficaz, é importante ter um óleo adequado para o seu cabelo. Por isso, separamos os melhores produtos, de acordo com avaliações da blogueiras. Confira e saiba qual o ideal para seu tipo de cabelo:

1. Óleo Afro Vegan da Inoar, o melhor para umectação – $$

Dicas de Mulher

Produtos com composições mais naturais são cada vez mais procurados para o tratamento dos fios. Por isso, esse mix de óleos 100% naturais é uma boa alternativa para quem costuma fazer umectação e outros cuidados. Sua fórmula trata os cabelos ressecados, nutre profundamente os fios e também estimula o crescimento.

“É o óleo mais vegetal e mais natural possível. Por isso, usei muito ele para fazer umectação e passar no couro cabeludo. Gosto muito da seleção de óleos que tem aqui, manteiga de karité é um produto que meu cabelo ama de paixão, é muito bom para cabelos porosos, e o óleo de rícino ajuda a estimular o crescimento.” – Mari Morena

2. Óleo Novex Doctor Rícino, o melhor para crescimento – $$

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

Quando falamos em crescimento de cabelo, o óleo de rícino é um dos mais indicados. Porém, sua textura pegajosa, presente principalmente nos produtos de farmácia, pode desanimar. Por isso, esse produto da Novex específico para uso nos cabelos pode ser uma boa alternativa.

“O óleo de rícino é muito eficaz em estimular o crescimento, combater a oleosidade, combater a caspa e a coceira. Ele deixou meu cabelo sem frizz, muito alinhado, muito brilhoso e também muito macio.” – Michaele Ferreira

3. Óleo de Coco Puríssimo da Salon Line, o melhor para cabelos com química – $

Dicas de Mulher

É muito indicado para umectação capilar e ajuda a manter a maciez dos fios, pois retém a umidade e protege das químicas. Também pode ser usado em pequenas quantidades como finalizador. É ideal para onduladas, crespas e cacheadas.

“Recomendo muito para quem faz algum tipo de química, seja luzes ou tinturas como eu. Vocês precisam experimentar fazer a umectação. Esse óleo é muito potente, muito concentrado, você pode tanto passar só nas pontinhas como fazer a umectação.” – Sarah Oliveira

4. Óleo Pinga! Açaí e Pracaxi da Lola Cosmetics, o melhor para misturinhas – $$

Dicas de Mulher

Possui um cheirinho bem marcante e pode ser usado de diversas formas. Ideal para misturar em máscaras e cremes ou ser usado sozinho também. Tem proteção UV e deixa o cabelo bem brilhoso.

“É um produto multifuncional, ideal tanto para batizar máscaras como para finalizar o cabelo. Ele rende bem, deixa meu cabelo brilhoso, com frizz controlado, com volume controlado e as pontas macias. Ajuda a definir com facilidade e sem pesar.” – Larissa Lancastre

5. Oil Reflections Wella, o melhor para brilho – $$$$

Dicas de Mulher

Além de deixar o cabelo com muito brilho, esse óleo é ideal para as adeptas do secador e chapinha. Contém silicones em sua fórmula, por isso é um excelente protetor térmico. Pode ser utilizado também para finalizar.

Continua após o anúncio

“Esse óleo é maravilhoso, ele é totalmente transparente. […] Parece que ele termina de selar. Eu tenho muita porosidade nessa parte aqui do meu cabelo, então eu sinto que o óleo termina de tirar aquela porosidadezinha que às vezes fica.” – Bia Munstein

6. Óleo Moroccanoil Treatment Light, o melhor para cabelos finos – $$$$

Dicas de Mulher

Dentro os óleos importados, os da Moroccanoil têm muito destaque. Apesar de caro, esse produto tem boas recomendações por ser um óleo que nutre, evita o ressecamento e não pesa os cabelos finos. Possui óleo de argan puro em sua fórmula e proporciona um toque aveludado com efeito de longa duração.

“Eu sou apaixonada por essa versão light. Apesar de caro, a qualidade é inquestionável e a fórmula também. O efeito é escandaloso, o cheiro fica por muito tempo, o efeito também. É muito nutritivo!” – Carol Kyoko

7. Óleo Finalizador Cachos Yamasterol, o melhor custo-benefício – $

Dicas de Mulher

O mais baratinho da lista, mas não com qualidade inferior aos demais. É vegano, liberado para no e low poo e perfeito para todos os tipos de cacho. Ideal para finalizar o cabelo junto com o seu creme favorito.

“Sabe quando o cabelo fica meio durinho depois de finalizar? Eu coloco um pouco desse óleo na palma da minha mão e aí vou amassando o meu cabelo. Ele também dá bastante brilho.” – Mari Morena

8. Óleo Schwarzkopf Miracle Barbary Fig, o melhor para loiras – $$$$

Dicas de Mulher

Loiras naturais ou tingidas sabem que devem utilizar produtos sem pigmentos. Por isso, esse óleo transparente é uma ótima opção. Para as loiras que passaram por processo de descoloração, esse óleo ajuda a nutrir o cabelo e reparar profundamente as pontas.

“Ele tem vários óleos e um pouquinho de queratina, por isso ajuda a reconstruir o fio. O que acho surpreendente nele é o poder que ele tem de amaciar o cabelo.” – Bia Munstein

Continua após o anúncio

9. Óleo extraordinário L’oréal, o melhor protetor térmico – $

Dicas de Mulher

Para as adeptas da escova, chapinha ou simplesmente para quem gosta de secar os fios sempre com o secador, essa é uma boa opção. Possui diversos silicones na fórmula, o que garante a proteção térmica. Também promete não pesar os fios, então também é uma boa opção para quem tem cabelos finos.

“Não é oleoso e eu acho ele leve, ao mesmo tempo que hidratante e tem o plus da proteção térmica. Uso muito para fazer escova e chapinha. Além de tudo, tem um preço muito bom.” – Ariella Amaral

10. Óleo Soul Power Hydra Oil, o melhor para desembaraçar – $$

Dicas de Mulher

Esse óleo contém óleo de oliva, óleo de girassol e vitamina E. Quando utilizado antes do shampoo, é perfeito para desembaraçar os fios e facilitar a limpeza. Para a finalização, basta usar uma pequena quantidade para manter a hidratação do cabelo.

“Esse é o meu óleo favorito, é muito versátil e traz um resultado único. Ele nutre e, ao mesmo tempo, hidrata o cabelo, é fácil de espalhar, você aplica só um pouquinho, o cabelo já sente e já desembaraça. Ele é realmente perfeito.” – Daianne Possoly

Certamente, algum desses óleos vai ser ideal para o seu tipo de cabelo. Então, avalie as opiniões sobre cada um, o custo-benefício e escolha o que for mais adequado.

Como usar óleo para cabelo

Existem diversas formas de usar o óleo para cabelo. Você pode usar como pré-shampoo, fazer umectação, batizar máscaras ou finalizar como de costume. A seguir, veja formas de usar e potencializar os cuidados com os óleos capilares.

Como usar óleo de rícino corretamente nos cabelos

O óleo de rícino é um poderoso aliado no crescimento capilar. No entanto, é preciso se atentar à forma correta de utilizar nos fios. O certo é espalhar uma pequena quantidade nas palmas das mãos e espalhar por toda raiz. Veja o vídeo para entender melhor.

Finalização leve apenas com óleo

Cabelos ondulados, cacheados ou crespos podem ter os fios finalizados apenas usando óleo. O resultado traz leveza, movimento e maciez. Acompanhe o vídeo para aprender a finalizar o cabelo dessa forma.

Como fazer e remover a umectação

Uma das formas mais eficazes de utilizar o óleo no cabelo é pela umectação, que nutre profundamente os fios. Se você tem dificuldade para remover o óleo, a técnica de UCPE pode te ajudar. Veja o vídeo para entender como funciona.

Óleo para cabelo caseiro

O óleo de coco já é conhecido por seus benefícios para o cabelo. Nesse vídeo, você aprende a potencializar os benefícios utilizando anis estrelado, óleo de aloe vera e óleo de alecrim. O resultado é um óleo caseiro potente para crescimento e tratamento dos fios.

O óleo para cabelo é um produto multiuso e importante para sua rotina de cuidados com os fios. Confira também mais dicas de como fazer umectação e aproveite ainda mais o óleo capilar.

Assuntos: Cabelos, Como usar