30 receitas doces e salgadas com massa folhada para você amar

Escrito por
Em 19.08.18

iStock

A massa folhada é um dos ingredientes mais versáteis em uma cozinha. Isso porque permite que sejam preparados diversos pratos diferentes, doces ou salgados, como lanchinho ou mesmo prato principal, em iguarias mais refinadas ou aquelas que são pura praticidade.

Continua após o anúncio

O melhor é que ela pode ser comprada pronta em qualquer supermercado e mantida no freezer, esperando qualquer oportunidade que você precisar. Como não curtir? Confira na lista abaixo 30 diferentes formas de utilizar a massa folhada nas suas receitas e escolha a sua predileta!

Receitas de torta com massa folhada

1. Torta folhada de frango com alho poró: o frango é uma das carnes mais versáteis que existem. Aqui ele é utilizado para rechear essa fantástica torta com massa folhada. Alho poró, cebolinha e catupiry também são utilizados para dar mais sabor e cremosidade ao preparo.

2. Torta folhada de calabresa: se receitas muito elaboradas não são a sua especialidade, essa torta é a pedida certa. Basta colocar a massa folhada, comprada já pronta, no fundo e nas bordas de uma forma, rechear com uma mistura de calabresa, cobrir com mais um pouco de massa e assar por cerca de 30 minutos.

3. Torta folhada de camarão: nunca preparou camarão em casa? Você ficará surpresa ao descobrir como é fácil. Para preparar o recheio dessa torta salgada, basta temperar os camarões, levar à frigideira com alho, cebola e manteiga até mudar de cor e, por fim, acrescentar requeijão, catupiry e cheiro verde fresco. Simples demais – e gostoso também.

Leia também: 10 canais do Youtube para quem ama cozinhar

4. Torta folhada de palmito: uma refeição começa pelos olhos. Afinal, nada como um prato bem bonitão, digno de foto no Instagram e tudo mais. Essa receita é assim: linda. E uma delícia também, claro. O palmito é leve e tem um gostinho único, enquanto a massa folhada dá aquele toque crocante que nós curtirmos muito.

5. Torta folhada Marguerita: pegue um pedaço de massa folhada, coloque em um refratário e dobre as bordinhas pra dentro. Acrescente queijo, tomate em rodelas, sal e pimenta. Leve ao forno até dourar. Quando estiver pronto, decore com folhas de manjericão. Receita vapt-vupt!

6. Torta folhada de legumes: seja inverno ou verão, essa torta é daquelas que sempre caem bem. O mais legal é que ela pode ser congelada, facilitando naquelas horas em que é preciso improvisar um almoço. O recheio leva vagem, cenoura e brócolis.

Continua após o anúncio

7. Torta folhada de queijo e tomates: a clássica combinação de queijo e tomate é a protagonista nessa versão de torta salgada. Folhas de manjericão, orégano e parmesão ralado na hora dão um toque final. É só levar ao forno até dourar e depois desfrutar.

8. Torta folhada de frango e requeijão: quer uma dica de mestre para acertar na sua torta de massa folhada? Se o recheio for cozido, espere até ele esfriar para colocar por cima da massa. Assim ela não fica mole demais e assa toda bonitinha.

Leia também: 10 coisas que todo mundo que ama comer entende

9. Torta folhada de presunto, queijo e ovos: a torta de massa folhada pode ser até mesmo uma ótima pedida para um almoço, acompanhando uma saladinha. O recheio dessa versão é feito com presunto, queijo e ovos, mas é possível variar com outros itens, como peito de peru, por exemplo.

10. Torta flor de massa folhada: quem assiste programas de culinária na televisão já sabe: a apresentação também é importante na hora de servir um prato. Que tal caprichar? Utilizando forminhas, corte a massa folhada em círculos. Coloque o recheio e dobre como se fosse uma flor, fechando a parte de baixo. O vídeo mostra direitinho como fazer, você vai amar.

Receitas de salgado com massa folhada

11. Trançado folhado de brócolis: a trança folhada é crocante por fora e macia por dentro. Os pedacinhos de brócolis casam perfeitamente com o queijo. Quem ama o verdinho vai se apaixonar. Para fazer você precisará apenas de 7 ingredientes e alguns minutos de forno.

12. Folhadinho de peito de peru e queijo: para servir em um happy hour, uma festinha ou mesmo aquele lanche bem diferente no meio da tarde, eis a pedida certa. O folhadinho fica parecido com um croissant e tem um recheio gostoso de peito de peru picado e mussarela. Antes de levar ao forno, pincele uma gema batida e polvilhe um pouquinho de orégano por cima.

13. Folhado de calabresa acebolada com queijo: que tal um petisco cheio de sabor para acompanhar uma cervejinha? Esse folhadinho aqui é recheado com linguiça calabresa defumada, cebola, queijo mussarela, alho e orégano. Nem precisamos dizer que fica uma delícia, não é?

Leia também: 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

Continua após o anúncio

14. Pastelzinho folhado de ricota: já comeu pastel que não é frito e nem é preparado com massa de pastel? A hora é agora! Tendo em casa a massa folhada, basta rechear na forma que preferir e levar ao forno em uma forma untada com azeite até ficar douradinho.

15. Folhado de queijo de forno: para aqueles dias em que bate uma vontade de comer uma coisinha diferente, eis uma bela alternativa. Aqui a massa folhada é recheada com queijo, tomate e orégano, mas vale utilizar combinações diferentes, como queijo brie, mel e nozes ou mesmo algo tradicional como presunto e queijo.

16. Rocambole folhado de palmito: ama palmito? Vai amar mais ainda o ingrediente nessa receita aqui, em um rocambole com azeitonas, tomates, ervilhas, alho poró, creme de cebola e cream cheese. Quem não gosta de palmito pode trocá-lo por carne, frango ou outros legumes.

17. Palmiers de manjericão: o palmier é uma iguaria originária da França e que geralmente é apresentada na forma doce. Essa versão com massa folhada, no entanto, ganhou um delicioso recheio de manjericão, azeite, alho e queijo. Impossível comer um só.

18. Palmiers de tapenade: que tal um toque mediterrâneo no lanche da tarde? Tapenade, embora tenha um nome chique, consiste em um patê bem simples de preparar. Basta fazer uma pastinha com azeitonas pretas, alho, alcaparras, azeite e anchovas.

Leia também: 10 receitas de brigadeiro de churros fáceis e irresistíveis

19. Folhado de espinafre e ricota: salgadinho vegetariano apaixonante. Para preparar é preciso espinafre, ricota, sal, mostarda em pó, pimenta branca, noz-moscada, pimenta rosa, gergelim, azeite e manjericão seco. Combinação incrível de sabores.

20. Folhado de queijo, presunto e frango cremoso: o frango que sobrou de outras refeições pode ser reapresentado na forma de um salgado cheio de sabor. É daquelas receitas que você pode manter congelada e apenas assar um pouco em forno pré-aquecido para ficar prontinho novamente para servir. Uma verdadeira mão na roda!

Receitas doces com massa folhada

21. Torcidinho de massa folhada com doce de leite: aqui temos mais uma dica do que uma receita propriamente dita. Consiste em cortar tiras retangulares de massa folhada, torcer cada uma delas e levar ao forno. Quando assar, ficará como um palitinho. Passe manteiga e polvilhe com açúcar e canela. Depois é só passar o palitinho de massa folhada no doce de leite, na Nutella, no sorvete…

Continua após o anúncio

22. Minitorta de massa folhada com leite condensado: a ideia dessa tortinha é colocar a massa folhada em forminhas de cupcake, servindo como um potinho para o recheio. Por cima dessa base vai um creme feito com leite condensado e creme de leite. Quem tiver maçarico em casa ainda pode colocar açúcar por cima e deixar ele queimadinho. Espetáculo.

23. Massa folhada com brigadeiro: ama receitas doces? Não abre mão de praticidade? Tudo bem, você está na receitinha certa. O primeiro passo é assar a massa folhada em quadradinhos. Depois é só passar uma camada de brigadeiro branco e colocar um quadradinho por cima do outro, quase como em um sanduíche.

24. Tortinha folhada de banana: talvez você já tenha comido uma tortinha parecida com ela em uma famosa lanchonete que vende hambúrgueres… O melhor é que ao preparar em casa você economiza dinheiro e pode comer quantas quiser. Oba! O recheio doce é feito com bananas, canela e açúcar.

25. Mil folhas com creme Patissièrre: achou que mil folhas é algo que você só pode comprar na padaria? Que nada! Embora não seja a receita mais rápida do mundo, o resultado é camadas de massa folhada crocantes misturadas com um creme suave preparado com leite, açúcar, manteiga e baunilha. Cuidado para não salivar no teclado!

26. Minitorta de massa folhada com morango: essa aqui não é apenas uma torta crocante com recheio de geleia de morango. É uma torta em formato de coração! Para fazer, basta cortar a massa utilizando uma forma com o desenho desejado – existem vários tipos diferentes em lojas de artigos para casa. E se preferir, vale fazer quadradinha mesmo.

27. Folhadinho de banana e caneça: uma torta doce, quentinha e crocante para acompanhar um sorvete ou servir como uma sobremesa especial. Bateu vontade? Então se joga nessa receitinha vapt-vupt, que fica pronta em menos de uma hora!

28. Tarte Tatin com massa folhada congelada: um toque refinado da França na sua cozinha. A Tarte Tartin consiste em uma torta de frutas que enche os olhos. Depois que é assada, você deve virá-la de ponta cabeça, deixando por cima as maçãs cozidas carameladas e, por baixo, a massa folhada. Você vai sentir como se estivesse comendo uma sobremesa francesa.

29. Muffin Croissant de doce de leite: se você for profissional na hora de cozinhar, pode preparar essa delícia com massa folhada e doce de leite caseiros. Se não for o caso, vale comprar pronto que não tem problema nenhum. O muffin leva uma camada fina sobre suas tirar e é polvilhado com açúcar de confeiteiro.

30. Pastel folhado de Nutella: o creme de avelã mais famoso do mundo é protagonista desse pastel folhado, que é uma sobremesa daquelas pá pum de fazer. Basta colocar uma colher de Nutella sobre a massa folhada, dobrar ao meio e amassar os cantos. Leve ao forno até dourar e bom apetite.

Se você ama receitas saborosas, também pode gostar de aprender como preparar outros quitutes. Confira 28 receitas de pão doce tão deliciosos quanto os da padaria!

Assuntos: Alimentação

Para você