60 receitas com frango para variar o seu cardápio

O frango é uma das carnes mais consumidas pelos brasileiros, mas isso não significa que as refeições precisam ser sempre iguais. Conheça e experimente receitas com frango para sair da rotina

Escrito por Mayara Benatti

Foto: Getty Images

O frango é uma carne muito popular na culinária brasileira. Seja pela praticidade, sabor, pelo preço em conta ou ainda por ser uma carne mais saudável quando comparada a carne bovina, as receitas com frango sempre estão presentes na mesa dos brasileiros.

Por ser uma fonte de proteína magra, o frango pode ser consumido por quem busca a perda de peso saudável. Além disso, outros nutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos estão presentes em grande quantidade no alimento.

O frango também é muito versátil já que pode ser feito de diversas maneiras, sempre garantindo um resultado delicioso. Podemos utilizar o frango inteiro, coxas, asas, filé do peito, entre outras. Certamente cada tipo de receita proporciona um resultado diferente para diversificar bastante os sabores do cardápio

Para variar a preparação, é interessante sempre conhecer novas receitas para testar novas combinações de temperos e alimentos. Confira nessa matéria ideias para variar no preparo do frango e soltar a criatividade na cozinha.

Petiscos e lanches

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

1. Omelete de frango: ótima receita para manter a dieta. A omelete é recheada com frango desfiado e abobrinha, mas você pode usar o vegetal de sua preferência.

Leia também: 15 receitas com peito de frango de dar água na boca

2. Coxinha de frango: a coxinha de frango é muito popular e tradicional. Nessa receita você vai ver que é simples e delicioso fazer essa receita em casa, vale a pena tentar.

3. Quibe de frango: o quibe de carne moída você provavelmente já conhece, mas o quibe de frango é menos conhecido. É uma versão mais leve e saudável do tradicional quibe em que é utilizado como principal ingrediente o peito de frango moído.

4. Crepioca de frango cremoso: a crepioca é uma ótima opção para manter a dieta. Com o recheio de frango ela fica ainda mais saborosa e nutritiva, sendo uma ótima opção para o pré ou pós-treino.

5. Torta cremosa de frango: levando além de frango desfiado, milho e requeijão no recheio, o resultado dessa receita é uma torta com recheio muito cremoso e o melhor de tudo é que o preparo é muito simples.

6. Empadão de frango: uma dica para deixar o recheio do empadão ainda mais saboroso é utilizar sobras de frango assado. Além deste ingrediente principal, você precisará de extrato de tomate, creme de leite, azeite e temperos à gosto.

Leia também: 16 escondidinhos de frango para uma refeição prática e cheia de sabor

7. Empadão de frango saudável: que o empadão de frango é uma deliciosa receita não há dúvidas, mas você sabia que também pode ser uma refeição fitness? Nessa receita a massa é feita com grão de bico, garantindo uma receita leve e nutritiva.

8. Fajitas de frango: as fajitas são uma delícia tradicional da culinária mexicana. Para essa receita são utilizadas iscas de peito de frango, servidas juntamente com cebola e pimentão dentro de tortillas.

9. Medalhão de frango: tradicional no happy hour, o medalhão de frango com bacon pode ser feito em casa sem grande dificuldade. Ideal para fazer ao receber os amigos em casa.

10. Drumet de frango invertido: o drumet é conhecido também como a coxinha da asa do frango. Nessa receita, as coxinhas são marinadas e depois assadas na churrasqueira.

11. Hambúrguer de frango: o hambúrguer de frango é uma opção mais leve, ideal para os dias quentes. O segredo dessa receita está nos temperos utilizados, entre eles hortelã, cominho, coentro e pimenta dedo-de-moça.

Leia também: 23 receitas de empadão de frango para uma refeição mais saborosa

Frito ou empanado

Foto: Reprodução / Fotografando a mesa

12. Frango frito: as coxinhas da asa do frango são temperadas com limão, sal e pimenta. Depois, as coxinhas são empanadas com uma mistura com um toque de pimenta, o que confere um sabor picante que faz toda a diferença.

13. Frango à passarinho: o frango à passarinho é um clássico. A receita não tem muito segredo, basta temperar as coxinhas e fritar. Na receita, o autor apresenta algumas dicas para que o frango fique bem sequinho e crocante.

14. Tiras de frango com mostarda e mel: essa receita é ideal para quem quer um aperitivo gostoso e sem complicações. Basta cortar o frango em tiras, temperar, empanar e levar para assar ou fritar. Depois, é só servir com o molho de mostarda e mel.

15. Saltimbocca de frango: para essa receita são utilizados filés de frango bem finos, enrolados com presunto e sálvia. Uma receita mais sofisticada, mas ainda sim com um preparo bem simples.

16. Frango empanado com coco: após temperar o frango e deixar descansando por alguns minutos, ele é empanado com coco, amido de milho e ovo. Delicioso e sem glúten.

Leia também: 34 receitas deliciosas e diferentes de torta de frango

17. Frango ao alho e limão: para essa receita são utilizadas coxas de frango que são temperadas com alho e raspas da casca de limão. As coxas são fritas e servidas com abóbora caramelada.

18. Frango à parmegiana: para fazer essa receita basta temperar os filés de frango, empanar, fritar até dourar bem e depois levar ao forno com molho de tomate e mussarela.

19. Frango pizzaiolo: ótima receita para incrementar os filés de frango. Basta grelhar os filés, colocar molho de tomate e cobrir com mussarela, tomates, orégano e manjericão.

20. Frango a kiev: a receita se popularizou graças a um episódio da série Orange Is The New Black. A receita é basicamente frango recheado com manteiga e ervas, vale a pena tentar.

21. Wok de frango: para quem é fã da culinária asiática essa é uma ótima receita. A receita é feita com cubos de peito de frango, brócolis e temperos diversos.

22. Karaguê: essa é mais uma receita oriental. O karaguê é uma receita de frango empanado agridoce e que fica muito crocante.

Grelhado

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

23. Frango grelhado com legumes: receita fit, ideal para o almoço ou jantar. Sem muito segredo, basta temperar e grelhar os filés de frango e servir acompanhados dos legumes de sua preferência.

24. Filé de frango grelhado: um bom filé de frango deve ficar crocante e ao mesmo tempo suculento, sem que fique seco. Nessa receita você encontra dicas para que o seu filé de frango grelhado fique perfeito.

25. Filé de frango suculento e perfeito: a grande dica dessa receita é deixar o peito de frango marinando durante algumas horas na geladeira. Isso garante que o seu filé fique muito suculento.

26. Frango grelhado com salada e batatinhas: os filés são temperados com molho inglês, mostarda e alho. Para acompanhar uma salada de tomates e champignon, as batatas são opcionais.

27. Filé de frango com molho de laranja: ótima opção para quem gosta de um toque agridoce nas receitas. A dica para ficar ainda mais suculento é não furar os filés com o garfo para que não percam a umidade do interior.

28. Filés de frango ao molho de azeitonas e alcaparras: essa receita é preparada em apenas alguns minutos. Utilizando a mesma frigideira, primeiro os filés são grelhados e depois o molho é preparado.

29. Frango grelhado com abacaxi: quer incrementar seu frango grelhado de uma maneira simples? Essa receita é ideal. Além de ser um acompanhamento saboroso e fácil de preparar, o abacaxi ajuda na digestão.

30. Frango grelhado com cardamomo e tomilho: para que o tempero pegue bem no frango, é necessário que ele fique marinando por pelo menos alguns minutos. Depois é só grelhar e servir!

31. Frango grelhado com molho de champignon: apesar de ter um preparo muito simples, essa receita ganha um ar mais sofisticado pela presença do champignon. Em apenas alguns minutos a receita está pronta para ser servida.

Assado

Foto: Reprodução / Le Plat Du Jour

32. Gratinado de frango com molho de ricota: uma receita que leva poucos ingredientes e que são de fácil acesso. Capriche no tempero e se delicie com este prato cheio de sabor e cremosidade!

33. Gratinado de frango com gorgonzola: para acertar essa receita tenha cuidado para não salgar em excesso, já que o gorgonzola é um queijo bem salgado. A cobertura ganha um toque especial com a adição de bolachas crocantes.

34. Frango recheado com coppa e requeijão: uma receita com um preparo mais elaborado, mas que vale a pena. O toque especial da receita está na presença do gengibre em pó.

35. Frango com pesto, tomate e mussarela: a receita leva apenas 4 ingredientes, além dos temperos. Para preparar, basta colocar os ingredientes em camadas e levar ao forno. Não tem segredo!

36. Frango assado na cebola: para o frango ficar bem suculento, deixe marinando de um dia para o outro. Depois é só levar para assar com a cebola e seguir as dicas da autora.

37. Frango à la gaston gérard: uma receita com toque gourmet e que surpreende pelo nome e pelo sabor. Apesar de elaborada, não apresenta grandes dificuldades em seu preparo.

38. Frango assado com limão siciliano: para essa receita utiliza-se o corte à passarinho juntamente com vinho, tomilho, limão siciliano e outros temperos. Basta levar para assar e pronto!

39. Frango assado com legumes e bacon: são utilizadas para a receita coxas e sobrecoxas. O segredo para manter a suculência do frango está em adicionar uma colher de maionese junto ao tempero.

40. Frango tandoori: o frango tandoori é um prato típico indiano que consiste em frango marinado no iogurte ou leite de coco. Para acentuar a cor, a dica é utilizar páprica.

41. Frango “mitido”: os principais ingredientes dessa receita são o requeijão e a cebola. Atente-se para sobrepor o requeijão uniformemente sobre o frango, para que fique bem temperado.

42. Frango assado com batatas: essa receita é típica do almoço de domingo. A autora dá dicas para quem é iniciante não ter dificuldades para assar um frango inteiro.

43. Frango recheado com gorgonzola: nessa receita os sabores do gorgonzola e do mel estão em sintonia e prometem uma ótima combinação. Para quem é fã do sabor agridoce, vale a pena tentar.

44. Coxinha da asa assada com mel, shoyu e catchup: receita versátil que pode ser servida como petisco ou prato principal. A combinação do mel, shoyu e catchup resulta em um molho que faz toda a diferença.

45. Frango à passarinho no forno: quem é fã do tradicional frango à passarinho sabe que não é uma receita das mais saudáveis. Nessa versão, a fritura é substituída pelo forno, porém o sabor da receita permanece.

Cozido

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

46. Strogonoff de frango: uma receita rápida e prática do tradicional strogonoff de frango. Ótima ideia para quem está começando a cozinhar arrasar na cozinha.

47. Strogonoff light de frango: para comer o tradicional strogonoff de frango sem culpa, essa é uma boa opção. Entre outras dicas, uma das dicas principais da autora é fritar o frango sem óleo.

48. Frango Massala: o segredo dessa receita está nos temperos. Um mix de sabores irresistível para quem ama cozinhar e comer, claro.

49. Frango de panela: receita com gosto de almoço na casa da vó. Toda a receita é feita na mesma panela, basta adicionar todos os ingredientes e cozinhar.

50. Fricassé de frango: o fricassé é uma receita que agrada muita gente. Apesar de parecer muito elaborada, o seu preparo é muito simples e rápido.

51. Filé de frango com leite de coco: mais uma maneira inusitada para conferir um sabor diferenciado ao tradicional filé de frango. O sabor do coco casa muito bem com o frango e, se preferir, você pode utilizar o leite de coco caseiro, que, além de mais saboroso, também é saudável.

52. Chili de frango: o chili tradicional é feito com carne bovina, mas nessa receita você vai aprender a fazer com o frango. Vale a pena testar!

53. Frango refogado com legumes: para fazer frango refogado não tem segredo, mas para quem ainda tem dúvidas essa receita ajuda muito. Os legumes podem ser os de sua preferência.

54. Frango xadrez: o frango xadrez é um prato típico da culinária oriental e faz muito sucesso por aqui. Nessa receita você pode ver o quanto é descomplicado fazer o prato em casa.

55. Frango indiano: o tempero utilizado nessa receita é o curry. Para preparar, apenas tenha atenção ao uso do curry, já que em excesso pode deixar o sabor muito forte.

56. Frango à caçador: uma deliciosa receita de frango ao molho. Basta seguir os passos para resultar em um frango com molho suculento e espesso. É ideal para ser servido com polenta ou purê de batata.

57. Frango com molho cremoso de maracujá: o corte utilizado é o tradicional filé de frango. O molho confere um sabor adocicado e azedo, deixando a receita mais sofisticada.

58. Almôndegas de frango com molho de cogumelo: essa é uma receita mais gourmet e que pede um certo domínio na cozinha. Pode ser servida com espaguete, arroz branco, purê de batatas ou pão italiano.

59. Frango cremoso aos dois alhos: com um preparo simples e rápido, essa receita leva creme de ricota, alho e alho-poró. Ideal para um almoço ou jantar rápido e com muito sabor.

60. Frango ao molho de café: o café não precisa ser utilizado apenas em receitas doces e essa receita de frango ao molho de café é um ótimo exemplo. Para quem gosta de combinações mais inusitadas, essa receita é um prato cheio.

Agora que você conhece dezenas de receitas com frango, você pode variar muito o cardápio utilizando a mesma carne como base. Para quem achava a carne de frango um pouco sem graça, certamente se encantou com alguma das receitas citadas e vai se aventurar na cozinha com alguma delas. Bom apetite!

Dicas pela Web