Seu cabelo é muito fino? Então conheça a máscara caseira para engrossá-lo

A receita é feita com gelatina, um ingrediente que fornece colágeno e forma uma película protetora ao redor dos fios

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: Reprodução / Julia Doorman

Você acha que seus fios são finos demais e dão a impressão de cabelo ralo? Então você vai gostar da dica desta máscara caseira.

Feita à base de gelatina, essa receita é recomendada para quem está sentindo que seu cabelo fica cada dia mais ralinho e gostaria de tentar engrossar os fios.

Para isso, essa máscara contém ingredientes que promovem a hidratação do cabelo e também a nutrição, pois ela fornece vitaminas do óleo de abacate ou de babosa.

Anote os ingredientes necessários para fazer a sua máscara caseira de acordo com a receita da youtuber Julia Doorman e confira o passo a passo a seguir para dar adeus aos cabelos finos!

  • 1 colher de sopa de gelatina incolor
  • 100 ml de água
  • 1 colher de chá de óleo de abacate ou babosa
  • 1 colher de sopa de máscara reconstrutora

Dica: se você tem cabelo seco, pode aplicar a máscara até próximo da raiz; se o seu cabelo for mais oleoso, aplique apenas no comprimento.

Leia também: 6 maus hábitos que fazem o seu cabelo ficar mais fraco e fino

1. Hidrate a gelatina com a água e aqueça no micro-ondas por 40 segundos

Foto: YouTube / Julia Doorman

2. Adicione a máscara reconstrutora e misture bem

Foto: YouTube / Julia Doorman

3. Adicione a colher de chá de óleo vegetal e mexa até incorporá-lo à mistura

Foto: YouTube / Julia Doorman

4. Com os cabelos lavados apenas com shampoo, aplique a máscara mecha por mecha, massageando bem

Foto: YouTube / Julia Doorman

5. Prenda os cabelos em um coque, coloque uma touca térmica e aguarde 15 minutos

Foto: YouTube / Julia Doorman

6. Enxágue com água e condicione se necessário

Foto: YouTube / Julia Doorman

Para assistir à explicação da youtuber Julia Doorman com as etapas da receita, basta dar play no vídeo abaixo:

Agora é só não deixar de aproveitar os benefícios dessa máscara poderosa! Ainda está na dúvida sobre a eficiência desse truque? Entenda a abaixo como a gelatina age nos seus fios.

Qual é a função da gelatina no cabelo?

Foto: iStock

A gelatina é um ingrediente que contém colágeno, uma proteína com função estrutural que está presente na nossa pele e nos nossos cabelos. Quando a produção de colágeno diminui, a pele começa a apresentar rugas e flacidez, enquanto os cabelos ficam mais ralos e quebradiços.

Quando consumimos a gelatina como alimento, o colágeno é degrado pelo sistema digestivo e não consegue chegar aos cabelos. Porém, quando a gelatina é aplicada direto nos fios, as moléculas de colágeno conseguem envolver o cabelo, mantendo-o hidratado e protegido por mais tempo.

Dessa forma, a gelatina forma uma película ao redor dos fios e diminui as agressões sofridas por eles, deixando-os mais fortes e encorpados.

Leia também: Condicionador em cabelo fino e oleoso, pode?

Por que o cabelo fica fino?

Foto: iStock

Nas mulheres, os principais motivos para o cabelo ficar mais fino são as agressões externas e as alterações hormonais.

No caso das agressões externas, podemos citar os danos causados pela radiação ultravioleta, a aplicação de produtos químicos muito fortes como descolorantes, tinturas e alisadores, e o uso constante de secador e chapinha.

Para evitar esses danos, é necessário manter uma rotina de cuidados com os fios, investindo em hidratação, nutrição e reconstrução capilar para repor os nutrientes perdidos.

Em relação às alterações hormonais, o afinamento do cabelo pode ser causado por uma condição chamada alopécia androgênica. Esse problema consiste em um excesso de hormônio masculino no organismo feminino, que pode levar à queda de cabelo (provocando até mesmo calvície) e à perda de espessura dos fios.

Essa é uma situação que precisa de avaliação médica para ser devidamente diagnosticada e tratada. Nesse caso, o poder da máscara para engrossar o cabelo infelizmente não será suficiente para reverter a situação.

Leia também: Cuidados com cabelos finos

Assuntos: Cabelos

Para você