Máscara de pepino: confira os benefícios e aprenda como fazê-la

Escrito por
Em 17.08.20

iStock

Você já deve ter visto imagens de mulheres relaxando com máscara de pepino no rosto e rodelas nos olhos, não é mesmo? E isso não acontece à toa, já que os benefícios desse legume não estão restritos à alimentação: você também pode usufruir do seu consumo externo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Benefícios incríveis da máscara de pepino

iStock

Segundo a dermatologista Renata Marques (CMJ-RJ 814717), uma das principais vantagens do uso da máscara de pepino é a revitalização da pele, principalmente se o legume estiver gelado. Além disso, ela ainda destaca os seguintes benefícios:

  • Acalma a pele, sendo uma aliada anticoceira e antivermelhidão;
  • Possui efeito regenerador contra rugas;
  • Conta com propriedades hidratantes;
  • Contribui para a cicatrização da pele;
  • Ajuda a revitalizar a pele;
  • Tem ação clareadora.

Como você pode perceber, esse é um tratamento caseiro bem versátil e que pode ser um bom aliado na sua rotina de cuidados com a pele!

7 máscaras de pepino para você fazer em casa

Agora que você já viu os benefícios da máscara de pepino, confira tutoriais que ensinam a fazer diferentes versões:

1. Máscara de pepino com mel

Aqui, você confere como fazer três máscaras, sendo a segunda de pepino com mel. Além disso, raspas de laranja também entram em cena. O preparo consiste em bater tudo no liquidificador, passar a máscara no rosto, esperar agir e removê-la com água. Essa é uma opção que acalma a pele, deixando-a fresca e lisa, além de clarear manchas de acne.

2. Máscara de pepino com maizena

Essa é uma boa alternativa para quem tem acne ou pele oleosa. Isso porque a combinação de pepino com maizena deixa a pele bem sequinha. Aqui, os dois itens são batidos no liquidificador, e a máscara deve ficar na pele até secar. Então, é só removê-la com água.

Continua após o anúncio

3. Máscara de pepino com ágar-ágar

Essa é uma opção certeira para quem deseja deixar a pele bem hidratada. Para isso, é preciso combinar o pepino com água, glicerina e ágar-ágar. Esse último ingrediente é um espessante vegano extraído de algas vermelhas. Caso você queira, é possível substituí-lo por gelatina.

4. Máscara de pepino para tirar manchas do rosto

Quer acalmar a sua pele e, de quebra, se livrar de manchinhas indesejadas? Então, chega mais para aprender como preparar essa máscara que leva pepino, hortelã e água. Aqui, além de passar a máscara no rosto, a dica é colocar uma rodela do legume em cada olho.

5. Máscara de pepino para olheiras

Essa é uma máscara que ajuda a diminuir olheiras, inchaço e tratar rugas ao redor dos olhos. A dica é extrair o suco do pepino congelado e misturá-lo com leite em pó. Assim, você obtém uma textura de creme, que pode ser aplicada com os dedos ou um pincel ao redor dos olhos. Também é possível passá-la por todo o rosto.

6. Máscara de pepino para clarear o rosto

Cheia de vantagens, essa é uma máscara que, além de ajudar a clarear o rosto, ainda é uma aliada contra acne, cravos, oleosidade e manchas. Ela é feita com o legume, limão e maizena. Caso você queira dar um trato nas olheiras, também vale colocar uma rodela de pepino em cada olho.

7. Máscara de pepino com água

Essa é uma sugestão para quem quer deixar a pele bem relaxada e, ainda, diminuir as olheiras e fechar os poros. Outra vantagem é que você só precisa de dois ingredientes: água e pepino. Tudo sem complicações!

Continua após o anúncio

Gostou das dicas? Agora, é só escolher sua versão favorita e testar já a máscara de pepino!

Cuidados e contraindicações

Renata afirma que a máscara de pepino é contraindicada apenas para quem é alérgico ao legume ou outros ingredientes usados no seu preparo. Se esse não é o seu caso, ela aconselha aplicar a máscara de 1 a 2 vezes por semana com a pele limpa e tonificada. Além disso, o tempo de ação na pele deve ser de 20 a 30 minutos.

Viu só como esse é um tratamento facial caseiro prático e repleto de vantagens? Para aproveitá-lo ao máximo, não se esqueça de utilizar o legume gelado. E se você quiser emendar o embalo e conferir dicas de cuidados para os cabelos, conheça a máscara reconstrutora, que dá proteção e brilho para as madeixas.

Assuntos: Pele