Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Cuidados naturais: 7 receitas de beleza com pepino

Por ser rico em água, o pepino é um hidratante potente para a pele e até para os cabelos

em 29/11/2013

Foto: Thinkstock

Cortar um pepino e comer unicamente com sal, como se fosse uma fruta ou um salgado qualquer, é uma das maneiras de aproveitar os benefícios desse vegetal tão prático. Seu consumo não exige que o cozinhemos ou temperemos demais , que inventemos saladas rebuscadas e molhos mirabolantes, o que o torna um alimento simples e saboroso. Até quando o pepino é elaborado de modo mais intenso, como quando está em conserva – o famoso picles –, ele ainda faz sucesso na cozinha e pode ser usado nos mais variados tipos de receita.

O pepino, entretanto, não é usado apenas na culinária. Há muitos anos que já se conhece seu poder em tratamentos de beleza, seja para acalmar olhos cansados, seja para tonificar a pele. A dermatologista Helena Zantut explica que, apesar de sua principal característica ser o efeito refrescante, ele também é capaz de hidratar devido à grande quantidade de água que contém.

1 – As famigeradas rodelas de pepino nos olhos

Porque possui alta concentração de água, o pepino pode ajudar a diminuir o inchaço e amenizar os sinais de cansaço nos olhos. O ideal é manter o pepino na geladeira por algum tempo antes de corta-lo para usar nos olhos. O frio também ajuda a melhorar o aspecto dos olhos cansados. Mantenha as rodelas sobre eles por cerca de 15 minutos.

2 – Potente reconstrutor capilar

Para mulheres que passam muito tempo na piscina, evitar que o cloro danifique os fios é tarefa quase impossível de ser cumprida. Mas os efeitos nocivos desse produto químico podem ser diminuídos com o uso de uma receita simples que leva pepino. Para Helena, “o pepino hidrata os cabelos, mas tem efeitos limitados, como qualquer creme capilar – por isso convém usá-lo junto com vitaminas e outros hidratantes.

Você vai precisar de um ovo, uma colher de sopa de azeite de oliva e um quarto de pepino descascado e batido no liquidificador. Misture todos os ingredientes e espalhe pelo cabelo, deixando agir por 10 minutos. Em seguida, retire com bastante água.

3 – Tônico poderoso

Bata um pepino no liquidificador, jogando o resultado sobre uma peneira forrada com gaze. Espere que o “suco” escorra e adicione duas colheres de chá de mel. Espalhe com a ajuda de um algodão sobre o rosto e o colo, deixando a “máscara” por 15 minutos e retirando em seguida.

4 – Máscara facial hidratante

Você vai precisar de meia xícara de pepino picado, meia xícara de abacate picado, uma clara de ovo e duas colheres de chá de leite em pó. Bata tudo no liquidificador até obter uma pasta homogênea. Coloque a mistura na geladeira por meia hora e, em seguida, espalhe uniformemente pelo rosto. Você pode ficar com ela por meia hora ou até que ela esteja seca. Retire com água morna.

Foto: Thinkstock

5 – Banho relaxante

Em uma banheira de água morna, acrescente duas xícaras de sal de Epsom (sulfato de magnésio), um pepino fatiado, folhas de hortelã e algumas gotas de óleo essencial. Ficar mergulhada ali por algum tempo pode ter efeitos relaxantes e refrescantes.

6 – Máscara facial

Batendo um pequeno pedaço de pepino com uma gota de óleo essencial de alecrim no liquidificador e adicionando uma clara batida em seguida, você obtém uma máscara facial que só não deve ser usada na região dos olhos e da boca. Espalhe suavemente com os dedos e retire 15 minutos mais tarde.

7 – Máscara com iogurte

Bata meio pepino no liquidificador com uma colher de sopa de iogurte natural. Essa máscara pode ser aplicada tanto no rosto quanto no pescoço e no colo. Deixe a máscara agir por 15 minutos e retire em seguida, enxaguando com água morna.

Helena afirma que “o pepino é um vegetal que traz ainda mais benefícios se for ingerido, por ser rico em complexo B (importante para os neurônios), em lignana (que ajuda na prevenção de câncer), além de hidratar muito por ser rico em água.

E você, tem alguma receita com pepino? Compartilhe conosco nos comentários.

Comentários
Dicas relacionadas