63 opções de finger food para impressionar seus convidados

Escrito por Gabriela Monteiro

Foto: iStock

Finger food são pratos servidos como pequenas porções, para comer com as mãos. São exemplos receitas servidas em potinhos, no espeto e também as variadas opções de canapés.

Essas comidinhas são muito comuns em eventos como festas de 15 anos, casamentos e formaturas, mas também podem brilhar em reuniões de amigos e familiares, em casa. Confira algumas receitas para impressionar seus convidados:

Finger food no palito

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

1. Coração de queijo: essa é uma daquelas receitas perfeitas para eventos de última hora! O coração de queijo leva apenas um ingrediente e fica menos de 10 minutos no forno pré-aquecido em 200°c. É importante ralar o queijo em uma espessura média para que a consistência fique boa. Use o parmesão ou o minas curado.

2. Almôndega: que tal preparar almôndegas de carne moída para a próxima festa entre amigos? Elas são assadas e têm um preparo supersimples. Sirva com algum molho diferente para realçar os sabores.

3. Almôndega crocante com aveia: as tradicionais almôndegas ganham uma cara nova quando empanadas com aveia e fritas. Seu preparo é similar ao da almôndega comum: tempere a carne com cebola, alho, sal, pimenta-do-reino, cebolinha e salsinha picadas e dê a liga com um ovo e aveia em flocos. Fica uma delícia!

Leia também: Tipos de copos e taças: conheça o modelo ideal para cada bebida

4. Lombo com abacaxi: dizem que comida boa, além de saborosa é muito bonita. Esse é o caso do espetinho de lombo com abacaxi, uma repaginação da clássica receita das festas de fim de ano. Essa opção de finger food é um pouco trabalhosa, mas o resultado final vale a pena.

5. Tomate, queijo e bacon: o segredo desse prato é escolher ingredientes de boa qualidade. Os espetinhos são compostos por tomate sweet grape, também conhecido como tomate-cereja, combinado com um queijo de sua preferência e cubos de bacon frito. Sirva como desejar.

6. Minipão de queijo: quem não ama pão de queijo? Esse prato típico do Brasil agrada crianças e adultos, sendo perfeito para festas de aniversário, encontros familiares ou para levar em alguma celebração entre amigos. O preparo é aquele do pão de queijo que você provavelmente já conhece. A diferença está no tamanho dos pãezinhos, que devem ser de dois centímetros e meio de diâmetro.

7. Panqueca no palito: essa receita envolve um pequeno truque. Você deve preparar a massa da panqueca em tamanho normal, depois cortar em pequenos círculos, com ajuda de um cortador de cozinha, rechear de acordo com suas preferências e colocá-las no palito. O resultado final fica uma graça!

8. Hot dog: cachorrão é uma receita característica de toda festa junina ou comemoração de aniversário. Você pode apresentar a receita de um jeito diferente substituindo o pão por uma massa de fubá com farinha de trigo. Para dar um toque ainda mais especial, sirva os hot dogs espetados em palitinhos.

Leia também: Lembrancinha de aniversário: ideias criativas para vários tipos de festa

9. Caprese: salada caprese no palito é uma opção de entrada que agrada até quem está buscando alternativas para uma alimentação mais saudável. Essa receita não vai ao fogo e pode ser preparada em poucos minutos.

10. Dadinho de tapioca: ter uma opção vegana para agradar seus convidados pode ser um ponto positivo em seu evento. O segredo para esse prato é adicionar levedo de cerveja na massa, ingrediente que será responsável por dar um sabor único ao dadinho.

11. Batatinha: essa batata tipo bolinha no palito é ideal para servir como aperitivo ou prato principal, acompanhada de algum molho delicioso. O melhor de tudo é que só suja uma assadeira e usa apenas 4 ingredientes. Fácil demais!

12. Maçã, rúcula e parma: presunto de parma possui um sabor marcante capaz de criar um contraste superbacana, se combinado com outros ingredientes deliciosos, como maçã caramelizada e rúcula. Esse espetinho apresenta-se como uma opção leve e criativa para fugir da tábua de frios comum dos casamentos, aniversários e formaturas.

Canapés

Foto: Reprodução / Gordelícias

13. Canapé de carne suína com chutney: aqui a combinação de carne suína e abacaxi é reinventada mais uma vez, em forma de canapé. O filé mingnon de porco fatiado atua como base enquanto o sabor cítrico do chutney traz um contraste para a receita. Ofereça aos convidados com o prato já a temperatura ambiente.

Leia também: 10 coisas que estão em baixa nos casamentos

14. Canapé de polenta brustolada: o primeiro passo para o sucesso dessa receita é caprichar no preparo da polenta, que deve ser servida quando já estiver bem firme. Com ela fria e já cortada em bolinhas de três centímetros de diâmetro, passe os pedaços na frigideira bem quente, para que atinja o aspecto brostulado. Por fim, basta adicionar queijo e as rodelas de linguiça douradas sobre a polenta e servir.

15. Canapé de parmesão: essa opção de finger food é ideal para servir como aperitivo junto a uma taça de vinho. A base desse canapé é um biscoito amanteigado feito com farinha de trigo, manteiga, creme de leite, alho assado, ervas e tempero. Para o recheio, use pasta de ricota, tomates assados e tomilho fresco.

16. Canapé de abobrinha: essa receita vegana fica pronta em apenas 20 minutos e promete te surpreender. O segredo para a crocância do prato é fritar a abobrinha no azeite antes de montar os canapés. Fica uma delícia!

17. Canapé de patê de ovo: que tal transformar ovos cozidos em um recheio maravilhoso para seu canapé? A receita mescla um delicioso patê feito com os ovos, maionese e iogurte junto com maçã picadinha, ervas e tempero. Ótima pedida para uma noite em casa com os amigos.

18. Canapé de queijo coalho com melaço de café: se você deseja impressionar seus convidados para o jantar, esse canapé com melaço e queijo coalho é a pedida certa! Sabores agridoces são deliciosas opções para sair do comum durante as refeições e essa é a função do melaço, que aqui aparece como molho para completar o canapé de queijo.

19. Canapé de linguiça: a linguiça Blumenau, típica do sul do Brasil, possui um sabor marcante perfeito para acompanhar sua cerveja preferida durante o happy hour. Essa receita combina ainda mostarda dijon em grãos, picles e fatias de pão torradinhas para a base do canapé.

20. Canapé de carpaccio: carpaccio combina demais com dias quentes, por ser uma opção de proteína fresca. Comece dispondo torradinhas por uma bandeja, em seguida coloque meia fatia de carpaccio sobre cada uma delas e então adicione o molho de alcaparras, mostarda e limão por cima. Para terminar, salpique queijo parmesão ralado nos canapés.

Finger food no potinho

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

21. Maçã caramelizada com paçoca de castanha: essa receita deliciosa permite que você trabalhe tanto com maçãs vermelhas quanto as verdes. Para a caramelização, disponha a maçã já picada em cubos em uma frigideira, com meia xícara de chá de açúcar e quatro colheres de manteiga. Quando o açúcar estiver queimando, adicione o suco de uma laranja na mistura. Para acompanhar, faça uma paçoquinha com castanhas trituradas, farinha de mandioca e açúcar mascavo.

22. Sopa fria de palmito: já imaginou preparar uma sopa que não vai ao fogo? Essa é a principal característica desse creminho de palmito com iogurte natural e leite feito no liquidificador. Sua consistência deve ser não muito líquida e também não muito sólida, mantendo-se em um meio termo. Servindo em copinhos individuais, fica ainda mais especial.

23. Penette gratinado: o minipenne funciona muito bem como prato quente para uma refeição montada como finger food. Para dar um destaque especial à massa, faça um molho de gorgonzola e pimenta e gratine as porções com queijo parmesão ralado. Fica uma graça!

24. Batata recheada: batata é um daqueles ingredientes que combina com quase tudo, até mesmo com strogonoff. Monte os potinhos colocando batata cozida com manteiga e leite, sua versão preferida de strogonoff e batata palha para terminar. A melhor parte dessa receita é que você pode alterar o recheio conforme sua preferência.

25. Minigratinado de bacalhau: aqui o prato tipicamente português vira um gratinado delicioso, temperado com pimentão, tomate, cebola, azeite e salsinha. A cremosidade fica por conta de 200 g de creme de leite que devem ser adicionados ao final do preparo.

26. Escondidinho com aipim com carne e shimeji: escondidinho costuma ser uma unanimidade entre as pessoas. Nessa versão, é o shimeji que oferece destaque ao sabor combinado com carne e aipim, regados com molho shoyu e temperados com salsinha picada.

27. Bolinho de bacalhau: esse bolinho de bacalhau desconstruído vai te conquistar! A massa comum entra para cobrir o recheio de peixe e depois é gratinada com queijo parmesão ralado. Optar pelo bolinho assado é muito mais saudável!

28. Salada niçoise: a salada niçoise é feita com alface, atum, tomate picado, ovo cozido, azeitonas e molho vinagrete. Escolher saladas como prato principal das refeições é bacana para dias quentes e para quem prefere consumir alimentos mais leves na hora do almoço ou jantar.

29. Minilasanha: a lasanha fica uma fofura nessa versão mini. Não existe segredo entre essa montagem e a do tamanho padrão, basta se lembrar que a última camada deve ser molho e queijo para gratinar. O recheio pode ser bolonhesa, presunto, vegetais ou qualquer alternativa de sua preferência.

30. Ovos na cocotte: cocotte são aquelas minipanelinhas ou ramequins costumeiramente utilizados para servir finge foods. Nesse prato o ovo é servido com creme de leite, muçarela de búfala e bacon frito. Após cozidos os ingredientes, você terá uma espécie de creme ideal para ser servido com fatias de pão.

31. Ovos na cocotte: cocotte são aquelas mini panelinhas ou ramequins costumeiramente utilizados para servir finger foods. Nesse prato o ovo é servido com creme de leite, mussarela de búfala e bacon frito. Após cozidos os ingredientes, você terá uma espécie de creme ideal para ser servido com fatias de pão.

32. Creme de mandioquinha: ótima pedida para o inverno, o creme de mandioquinha é engrossado com leite, margarina, azeite e tempero a gosto. Como recheio, a proposta é servir um ragu de calabresa responsável também por decorar prato.

33. Creme de batata e alho-poró: esse creme de origem francesa possui um nome alternativo conhecido como vichyssoise. As batatas e o alho-poró aparecem acompanhados por camarões no vapor, aromatizados com suco e raspas de limão, tomilho-limão e sal grosso. É um prato maravilhosamente delicado!

34. Taboule de couve-flor: a proposta aqui é que se cozinhe com arroz de couve-flor no lugar do clássico couscous marroquino. Para o preparo, comece dourando a cebola e em seguida rale e cozinha a couve-flor em choque térmico. Por fim, misture a couve-flor com os outros ingredientes, tempere e sirva com hortelã e tomatinhos.

35. Caldo de casca de camarão com mandioca: que tal aproveitar as partes que normalmente sobram do camarão para um delicioso caldo? Aqui as cascas e cabeças do camarão tornam-se estrelas acompanhadas de mandioca, tomates, pimentões, salsinha, cebolinha e tempero a gosto. O segredo é apostar no sabor!

36. Linguiça caramelizada: a principal característica dessa receita com certeza é a simplicidade. Basta picar a linguiça em rodelas, refogá-las com azeite e por fim cobrir com sidra para reduzir e caramelizar. Fica pronto em apenas 15 minutos.

37. Guacamole: clássico mexicano, a guacamole torna-se um diferencial quando servida como finger food em eventos sociais. A parte mais trabalhosa da receita é picar todos os ingredientes. Depois disso, basta misturar tudo com a polpa do abacate que é sucesso.

Finger foods especiais

Foto: Reprodução / Be Nice Make Cake

38. Barquetes de gorgonzola: fácil demais, essas barquetes vão trazer uma delicadeza a mais para seu evento. Disponha as barquetes, encha com patê de gorgonzola, decore com amêndoas e damascos cortados e está pronto. Não tem erro!

39. Sushi de pão: esses enroladinhos de pão de forma são a reinvenção do sanduíche. Para o recheio, tudo é válido! Enrole o pão já recheado sobre papel filme para formar um rolinho, parecido com um sushi. Para finalizar, empane com gergelim preto e branco e corte em rodelas para servir.

40. Consomê de beterraba com bolinhas de ricota: consomê é um tipo de caldo da cozinha francesa. Nesse caso, ele é saborizado com beterraba, batatas, abóbara, caldo de galinha, alho poró e salsão. Todos os ingredientes devem ser fervidos juntos por 30 minutos na panela de pressão. Para as bolinhas, você precisará de ricota, creme de ricota, azeite e tempero a gosto. Amasse tudo com o garfo e ofereça aos convidados separadas do caldo.

41. Cestinhas de frango com requeijão: frango com requeijão é uma combinação que deveria ser tombada como patrimônio da culinária. Esse recheio adorado por todos fica ainda melhor quando colocado dentro de delicadas cestinhas feitas com massa de pastel assada. Além disso, o preparo é ágil e completamente descomplicado.

42. Bruschettas de queijo com tomates: receitinhas vegetarianas são ótimas opções para o seu jantar. O segredo do sabor diferenciado dessa bruschetta é um tomate marinado no balsâmico que fica tudo de bom. Para o resto da montagem, procure um pão de consistência firme e seu queijo preferido para completar o recheio. Não se esqueça de cobrir as fatias de pão com cream cheese antes de adicionar o queijo, isso evitará que o pão fique amolecido.

43. Provolone desidratado: quer saber o macete para fazer esse queijinho cheio de charme? Basta cortar o provolone em rodelas finas e colocar no micro-ondas com duas folhas de papel toalha e uma de papel manteiga forrando o prato. Esquente em potência máxima e surpreenda-se com o resultado.

44. Wrap com folha de couve: existem opções de finger food para todos os gostos, incluindo as pessoas que estão procurando seguir uma dieta fitness. Aqui, a massa do wrap é substituída por folhas de couve. O recheio é feito com requeijão e atum light junto de ovos cozidos e cenouras raladas. Não perca a chance de preparar essa receita cheia de saúde para o jantar de hoje.

45. Pastéis de alheira e cogumelos: que tal trazer um toque da culinária portuguesa para o jantar? Esse pastel é recheado com alheira, cogumelos frescos na cebola e hastes de cebolinha picada. O sabor fica autêntico e muito especial.

46. Empadinha de bacalhau: os tradicionais salgadinhos não podem faltar! Essa receita foge do comum e apresenta o bacalhau como surpresa no recheio da empadinha. Capriche na massa e arrase na hora de servir seus familiares e amigos.

47. Finger food light: se existe uma palavra mágica para agradar muita gente é o termo “light”. Para comer bem e com poucas calorias, disponha folhas de acelga em um prato e cubra com cubinhos de frango grelhado e molho de mostarda. O molho é feito com iogurte, mostarda e tempero a gosto.

48. Folhadinho caprese: massa folhada é um curinga da cozinha que pode virar base para um petisco delicioso. Corte a massa em pequenos retângulos, adicione molho de tomate, orégano e manjericão e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Depois é só se deliciar com a receita.

49. Rolinhos de berinjela com ricota: esse prato tem um total de zero carboidratos. Monte seus rolinhos usando fatias de berinjela como base e recheie com pasta de ricota feita em casa. Para servir, prepare duas opções de molho, sendo um quente e um frio.

50. Bolinhas de frutas secas: essa finger food nasceu para enganar aquela vontade por açúcar. Primeiro triture as ameixas secas sem caroço e as sementes de girassol, em seguida misture com aveia em flocos e enrole bolinhas. Para finalizar, passe o petisco na aveia, garantindo a crocância da sobremesa.

51. Milho com coalhada: a coalhada presente nessa receita é considerada um curinga da cozinha. Combinada com o milho grelhado, ela pede apenas três ingredientes, misturados e temperados ao gosto do cozinheiro. Finalize o prato com folhas de coentro, lâminas de pimenta e queijo ralado.

52. Chips de batata-doce: esse chips feito no forno fará a diferença no seu leque de receitas. Para ficar leve e crocante, o segredo é cortar fatias de batata-doce bem fininhas, em seguida assar em temperatura mínima. Lembre-se de temperar antes de levar ao forno, assim os sabores serão o destaque do prato.

Sobremesas

Foto: Reprodução / Dani Noce

53. Torta de limão: massa de bolacha, creme de limão e cobertura de marshmallow, essa é a combinação excepcional dessa torta de limão no copinho. Comece preparando o recheio no liquidificador, siga para o marshmallow feito com açúcar, claras de ovos e essência de baunilha e finalize pela farofa de bolacha de maisena com mateiga.

54. Creme de caqui: esse creme conta com apenas quatro ingredientes em sua receita. São oito caquis maduros, uma xícara de creme de leite fresco, três colheres de nibs de cacau e hortelã para a guarnição dos pratos. Prepare utilizando um mixer para bater os ingredientes e sirva gelado.

55. Espetinho de frutas com chantilly: frutas combinam muito bem com chantilly e chocolate. Aqui, a proposta é montar espetinhos com suas frutas preferidas e servir com um chantilly batido na hora e calda de chocolate. Use copinhos transparentes para destacar as camadas da sobremesa.

56. Brigadeiro de doce de leite: brigadeiro, o tradicional doce brasileiro, pode ser reinventado com os mais variados sabores. Seguindo a linha dos sabores do Brasil, uma opção bacana é o doce de leite, que entra substituindo o chocolate da receita clássica. Fica lindo e delicioso!

57. Bem-casado: que tal oferecer esse doce típico de casamentos no seu jantar especial? A receita divide-se em massa, recheio de doce de leite e calda de açúcar de confeiteiro. O principal detalhe desse prato é a apresentação, que deve ser delicada e combinar com os detalhes de seu evento.

58. Cupcake de iogurte: esse doce exige um tempo maior de preparo por contar com uma massa e uma cobertura em seus processos de preparo. A massa deve permanecer por 22 minutos a 180° no forno. Depois de pronto, consuma em até três dias.

59. Mousse de banana: 40 minutos é o tempo necessário para preparar essa linda mousse de banana caramelizada, decorada com doce de leite e servida no copinho de chocolate. Caramelize a banana com açúcar, manteiga e canela e em seguida flambe a mistura com a bebida destilada de sua preferência. O segredo para acertar a montagem é usar um saco de confeiteiro para adicionar a mousse nos delicados copinhos feitos com chocolate amargo, ao leite ou branco.

60. Copinho de prestígio: essa receita mistura um beijinho cremoso com ganache de chocolate meio amargo. Monte colocando uma camada de beijinho no fundo de um copinho com a ganache como cobertura e coco ralado para decorar.

61. Salada de frutas com hortelã: essa é uma daquelas receitas tão fáceis que dá vontade de correr para a cozinha preparar. A salada de frutas com hortelã pede pêssegos em calda, combinados com morango e regados com prosseco. Cubra as frutas com iogurte natural e saboreie.

62. Trufa vegana: essa é uma opção de doce funcional com sabor intenso de chocolate meio amargo. A base da trufa é feita com abacate, um alimento que auxilia na redução do índice glicêmico da sobremesa e contribui para a saciedade. Combine os sabores com framboesa e nibs de cacau para finalizar.

63. Fudge no palito: essa sobremesa é linda para decorar mesas de festas, quando feita para combinar com a decoração do evento. A receita é um pouco trabalhosa, porém a beleza do resultado final vale a pena. Capriche na finalização e aposte em ingredientes de qualidade para dar brilho aos sabores.

Com tantas opções de receita, não existem mais desculpas para não inovar na hora de servir os amigos! As finger foods irão facilitar seu trabalho na cozinha e deixar seu evento muito mais descontraído.

Assuntos: Alimentação

Para você