Esponja de maquiagem: saiba como usar o item queridinho do momento

Escrito por Andrea Sakugawa

Camila Coelho

O mundo da beleza está sendo sempre reinventado com tendências e produtos novos lançados constantemente. A famosa esponja de maquiagem, por exemplo, está super em alta e é muito requisitada entre os maquiadores profissionais – e também entre as mulheres que fazem aquela make básica para o dia a dia.

Ela é ótima para dar um acabamento mais bonito e natural à pele durante sua preparação. Se você está interessada em comprar uma, primeiro saiba mais sobre os principais modelos que existem no mercado:

5 modelos de esponja de maquiagem para você comprar

Quem se lembra da clássica Beauty Blender? Desde que surgiu nas lojas, essa esponja de maquiagem fez a cabeça das mulheres pela sua praticidade e eficiência. O preço, no entanto, era e continua salgado até hoje. Foi aí que as marcas nacionais decidiram investir em seus próprios produtos, que por sinal são de ótima qualidade. Abaixo você confere 5 esponjas de diferentes marcas para investir:

Dicas de Mulher

  1. Esponja Facial Gota, na Quem Disse, Berenice?
  2. “Ela fica úmida na quantidade certa, não é aquela esponja encharcada mas consegue cumprir o que promete em deixar a base mais suave.” – Amanda Majczak

  3. Esponja para Maquiagem Mariana Saad By Océane Flat Blend, na Beleza na Web
  4. “Com a base reta eu consigo aplicar base por todo rosto e com a pontinha eu consigo alcançar os cantinhos do rosto e dar acabamento no corretivo, cantinho dos olhos e nariz.” – Naiady Souza

    Leia também: Paleta de corretivos: um guia completo explicando para que serve cada cor

  5. Esponja para Maquiagem Make Up 360° Belliz, na Época Cosméticos
  6. “Supermacia, tem o lado de aplicar a base e a parte pontuda para corretivo, criando o alcance até os menores lugares do rosto” – Bianca Andrade

  7. Esponja para Maquiagem RK By Kiss Oval Teardrop, na Zattini
  8. “Essa esponja dá acabamento homogêneo e bonito. Você usa a bunda gordinha para espalhar a base dando batidinhas, enquanto as laterais são bacanas para esfumar. Já a ponta fina serve para áreas menores, como olheiras, laterais do nariz, etc.” – Marina Smith

  9. Esponja para Maquiagem Miracle Complexion Real Techniques, na Extra
  10. “Quanto ao material ouso dizer que é o mesmo que o da Beauty Blender. Ela é bem macia, tem um toque aveludado e molhada também dobra de tamanho.” – Evelyn Scapin

Com formato ergonômico que se encaixa perfeitamente à mão, a esponja de maquiagem é um ótimo investimento para deixar sua rotina ainda mais funcional. Vale lembrar que ela pode variar de marca para marca, diferindo no tamanho, material, textura etc. Veja mais detalhes nas descrições dos produtos e escolha o melhor modelo para você!

Para que serve a esponja de maquiagem?

iStock

A esponja de maquiagem serve basicamente para passar base ou corretivo. “Auxilia as pessoas que não possuem prática e que, muitas vezes, ao utilizarem pincéis para a aplicação dos produtos, acabam deixando aquele efeito craquelado devido ao acúmulo de produto em uma única região. A principal função da esponja é permitir que o produto seja aplicado de forma mais uniforme, resultando em uma camada mais fina na pele”, explica Priscila Monteiro, make-up artist do Allummê by Wesley Nóbrega.

Leia também: Maquiagem básica: tutoriais e 30 fotos que vão te inspirar a fazer a sua

Confira mais sobre as principais perguntas acerca do uso da esponja:

  • Como escolher a esponja certa?: Cristiano Vianna, hair stylist do Jacques Janine Moema, afirma que a esponja em formato de ovo é a escolha ideal, pois possui uma lateral mais grossa e achatada que se usa para as grandes áreas do rosto, enquanto a parte mais fina é usada para passar corretivo em áreas mais estreitas.
  • Qual a diferença no acabamento da make feita com a esponja e o pincel?: A diferença, de acordo com Cristiano, é uma pele mais polida, sem marcações de pincel e com acabamento uniforme.
  • Quais os cuidados de higienização com a esponja de maquiagem?: Priscila faz uma ressalva importante sobre a higienização da esponja, que deve ser lavada em água fria utilizando sabonete neutro. Após esfregá-la até produzir espuma, deve-se retirar o excesso com papel toalha e repetir o procedimento até que a esponja esteja limpa.

Se após muito tempo de uso você perceber que a esponja está desgastada e com rasgos, já é hora de substituí-la por outra. Além de não dar mais o resultado esperado na make, o item pode conter acúmulo de bactérias que devem ficar bem longe do seu rosto.

Esponja de maquiagem: como usar

  1. Primeiramente deve-se separar a quantidade de base/corretivo a ser utilizado em um recipiente liso, pois o mesmo facilita a retirada do produto com a esponja;
  2. Umedecer a esponja para que ela não absorva tanto a base/corretivo, melhorando assim o deslizamento do produto na pele;
  3. Em seguida, deve-se retirar levemente a base/corretivo do recipiente com a esponja. Vale lembrar que não é indicado retirar grande quantidade de uma só vez, já que essa ação dificulta a aplicação uniforme do produto na pele;
  4. Com o auxílio da esponja, aplicar a base ou o corretivo dando leves batidinhas para garantir melhor fixação na pele.

A esponja pode ser utilizada também para fazer marcações de contorno a partir de movimentos circulares, podendo facilmente substituir o pincel. Quanto ao acabamento final na pele, tudo depende de qual resultado você deseja. Mas no caso de dar maior cobertura às áreas abaixo dos olhos e manchas pontuais, por exemplo, a esponja é a melhor aposta.

Dicas para usar a esponja de maquiagem

Manusear a esponja de maquiagem é bem simples, mas para quem não tem familiaridade com o produto pode parecer complicado de início. Para aprender, confira as dicas valiosas das blogueiras nos vídeos abaixo:

Como usar a esponja na preparação de pele

Leia também: Contorno facial: faça a make perfeita com esta técnica de sombreamento

Molhar a esponja de maquiagem e manuseá-la dando batidinhas são as principais dicas da Mari Saad para alcançar uma pele com acabamento viçoso e perfeito.

Miniesponjas para os olhos

A Rita de Cássia apresenta as vantagens da mini-esponja para os olhos, produto ideal para atingir a região com precisão na hora de aplicar o corretivo.

As melhores esponjas nacionais

Se você está em dúvida de qual esponja comprar, confira as opiniões da Karen Bachini sobre as melhores esponjas nacionais, com dicas de formatos, materiais e preços.

Como lavar a esponja de maquiagem

A Camila Coelho ensina uma forma bem fácil para limpar sua esponja, tirando todos os resquícios de produtos maquiagem e deixando-a com cara de nova!

Como prolongar a vida útil da esponja

No vídeo, a Linda Kramer dá orientações de como fazer sua esponja de maquiagem durar mais, evitando que a mesma rasgue ou mofe rapidamente.

A esponja de maquiagem chegou para trazer mais praticidade ao dia a dia das mulheres, pois assegura uma preparação de pele rápida e com um acabamento impecável. Agora que você já sabe como manuseá-la, com certeza sua rotina de make ficará completa e ainda mais funcional!

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Maquiagem

Para você