Modernize seu look com um corte de cabelo em camadas

Ótima alternativa para atualizar o corte, as camadas combinam com qualquer comprimento de cabelo

Escrito por Karina Azevedo
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Cortar o cabelo é uma questão séria para muitas mulheres. Afinal, é um momento de mudança na aparência que, inclusive, pode vir para marcar grandes mudanças na vida pessoal: um novo emprego, o fim de um relacionamento, o nascimento de um filho, a comemoração de mais um ano de vida.

Para Joyce Rocha, visagista do Corsica Studio, o corte de cabelo demonstra personalidade. Portanto, na hora de escolher o estilo dos cabelos, além de considerar o que pode se adaptar melhor ao tipo dos seus fios, também é importante levar em conta o que combina mais com a sua personalidade.

Além de definir momentos de mudança e ser um grande sinal da personalidade da pessoa, o corte também tem influências muito práticas na vida, desde o tempo que a pessoa vai levar para arrumar o cabelo até como ela vai se comportar em situações cotidianas – como dias de vento intenso, por exemplo!

Uma opção na hora de passar a tesoura nas madeixas é o corte em camadas, que, por conta de suas possibilidades, pode se adaptar a estilos diversos. É possível adotar diferentes modelos, variando no comprimento, na quantidade de camadas e na base dos cabelos conforme o efeito desejado. Para acertar na escolha, a dica de Joyce é prestar atenção aos detalhes. “É preciso levar em conta o formato do rosto, densidade do cabelo, estilo da pessoa, como ela vai arrumar o cabelo no dia a dia. Pois, se não encaixar a personalidade com o corte, pode ficar muito agressivo ou muito apagado”, comenta a profissional.

Ao longo dessa matéria, você encontra dicas e inspirações para apostar no corte em camadas, além de uma seleção de vídeos que ensinam como fazer o corte sozinha e sem sair de casa. Confira!

Leia também: Franjas: conheça os estilos e saiba como escolher a ideal para você

Cortes em camadas para inspirar

Pessoas com cabelos de qualquer comprimento podem se jogar no corte em camadas! Esse tipo de corte possibilita a mudança do visual sem interferir no comprimento dos fios, o que é ideal para quem quer apostar em um novo corte, mas não quer perder nem um centímetro.

“As camadas servem para dar leveza e desconexão. Esse corte pode ser usado para dar volume ou até mesmo reduzi-lo, dependendo do caso”, aponta Joyce.

A seguir, você confere algumas dicas e inspirações de cortes em camadas de diferentes tipos.

Cortes curtos em camadas

Quem quer investir em um visual mais ousado e moderno pode se identificar o comprimento curto em camadas. “Geralmente as pessoas com um cabelo curto em camadas são pessoas modernas, e este corte as deixa muito elegantes”, opina a Joyce.

A dica da visagista é desfiar bem para dar um caimento melhor e para o cabelo “se encaixar”. Ela também indica que quem tem o fio grosso aposte em cortes feitos com navalha ou tesoura fio navalha.

Leia também: Cortes de cabelo feminino: 200+ fotos lindas e inspiradoras

Foto: Reprodução / @vivianedesousa771

Foto: Reprodução / @vivianedesousa771

Foto: Reprodução / @robisonazambuja

Foto: Reprodução / @robisonazambuja

Foto: Reprodução / @salonrenew

Foto: Reprodução / @salonrenew

Foto: Reprodução / @thsmilenarose

Foto: Reprodução / @thsmilenarose

Foto: Reprodução / @phoenixkitty

Foto: Reprodução / @phoenixkitty

Cortes médios em camadas

O cabelo médio em camadas pode passar um ar mais elegante e sóbrio, sem deixar de lado o toque de modernidade e movimento. “Cortes médios em camadas são indicados para pessoas que gostam de um pouco de volume e o cabelo tem dificuldade de crescer”, pontua a profissional.

Na hora de cortar, quanto mais curtas as camadas, mais volumoso fica o cabelo. Portanto, Joyce recomenda a quem não quer dar muito volume aos fios camadas mais baixas: “com uma tesoura fio navalha deve-se desbastar bem as pontas para dar aquele toque e cair com suavidade”.

Foto: Reprodução / @fabiobitten

Foto: Reprodução / @fabiobitten

Foto: Reprodução / @marcosproencacabeleireiros

Foto: Reprodução / @marcosproencacabeleireiros

Foto: Reprodução / Blog da Ívea

Foto: Reprodução / Blog da Ívea

Foto: Reprodução / Rayza Nicácio

Foto: Reprodução / Rayza Nicácio

Foto: Reprodução / @hair_by_christina

Foto: Reprodução / @hair_by_christina

Cortes longos em camadas

Quem não quer abrir mão dos fios longos mas deseja atualizar o visual pode se encontrar com um corte em camadas! As camadas podem ajudar a suavizar a imagem, tirando a sensação de “peso” e dando mais movimento ao cabelo.

Por conta do tamanho, o cabelo longo possibilita que sejam feitas mais camadas, que podem começar bem em cima ou mais perto das pontas, dependendo do efeito desejado. Quanto mais camadas, mais ousado e moderno fica o corte. A dica de Joyce é repicar bastante e apostar na parte da frente mais curta.

Foto: Reprodução / Se Joga Comigo

Foto: Reprodução / Se Joga Comigo

Foto: Reprodução / @studioeloha

Foto: Reprodução / @studioeloha

Foto: Reprodução / @byfrancaetano

Foto: Reprodução / @byfrancaetano

Foto: Reprodução / @eu_sou_o_meu_cabelo

Foto: Reprodução / @eu_sou_o_meu_cabelo

Foto: Reprodução / @laurenberquisthair

Foto: Reprodução / @laurenberquisthair

Cortes em camadas com franja

O corte em camadas também funciona bem para quem tem franja! Você pode optar tanto por combinar as camadas com uma franjinha reta quanto com uma franja mais comprida, jogada de lado. Esse tipo de corte, além de moderno, traz um ar mais jovial ao visual.

Leia também: Long bob: 148 fotos para você se apaixonar pelo corte

Foto: Reprodução / @chroniclesofher_

Foto: Reprodução / @chroniclesofher_

Foto: Reprodução / @hollyjoneshairdesign

Foto: Reprodução / @hollyjoneshairdesign

Foto: Reprodução / @hollyjoneshairdesign

Foto: Reprodução / @hollyjoneshairdesign

Foto: Reprodução / @hollyjoneshairdesign

Foto: Reprodução / @hollyjoneshairdesign

Foto: Reprodução / @beauty_mechanic_rosemarie

Foto: Reprodução / @beauty_mechanic_rosemarie


6 motivos para adotar um corte em camadas

O corte em camadas é bastante versátil e pode ser uma ótima alternativa para quem quer mudar o visual. Confira alguns motivos para investir no estilo!

1. É possível mudar o corte sem mudar o comprimento

Cansou do seu corte mas não quer ficar com o cabelo mais curto? Ou quer se livrar as pontas quebradiças e ressecadas sem uma mudança radical de comprimento? Então o corte em camadas é uma ótima escolha: é possível fazer uma super diferença no visual sem perder o atual comprimento dos fios.

2. Dá movimento

As camadas deixam o cabelo mais leve e tiram o aspecto “chapado” dos fios. O corte dá dimensão e movimento – seja em cabelos lisos ou cacheados, com escova ou ao natural. Para ativar ainda mais o movimento, o segredo é caprichar na finalização.

3. Valoriza os cachos

O efeito do corte em camadas é ótimo para o cabelo cacheado! Quem gosta de volume pode aproveitar o corte para deixar os cabelo mais volumoso. É também uma boa alternativa para deixar os cachos mais definidos: o peso do cabelo pode fazer com que eles fiquem mais difusos e as camadas ajudam na recuperação da forma.

4. Ajuda a dar volume

O corte em camadas pode fazer maravilhas no volume de cabelos lisos ou cacheados. Além de tirar o peso dos fios, as camadas criam o efeito de um cabelo mais cheio.

Mas, quem já tem cabelos com volume e não quer ressaltar essa característica também pode cortar em camadas! “No caso de cabelos volumosos o ideal é só usar as camadas nas pontas para não aumentar e não deixar com frizz”, indica Joyce.

5. Deixa o visual mais moderno

Por si só, o corte em camadas moderniza o look e deixa o visual mais despojado, independente do comprimento dos fios. Quem procura uma opção para atualizar o visual mas não quer ou não pode ousar demais em cores ou comprimento vai encontrar uma boa alternativa apostando nas camadas.

6. Destaca as luzes

O corte em camadas é um grande aliado de quem tem (ou quer fazer) luzes. As camadas ajudam a destacar as nuances do cabelo e valorizam ainda mais a cor.

Como cortar seu cabelo em camadas em casa

Se você prefere cortar o cabelo sozinha ao invés de ir ao salão, saiba que é possível fazer um corte em camadas em casa! Seguindo alguns passos, você deixa o cabelo do jeito que quer e sem grandes complicações. Confira os tutoriais!

Cabelo cacheado em camadas

Nesse vídeo, Larissa Rezende mostra como cortar cabelo cacheado em camadas, sem alterar o comprimento. Segundo a youtuber, esse corte deixa os cabelos com mais movimento e pode ser feito em quantas camadas você quiser.

Cabelo cacheado curto em camadas

A Esteffany Marques tem os cabelos cacheados e usa um corte mais curto. Nesse vídeo, ela ensina como corta sozinha fazendo várias camadas de tamanhos diferentes para deixar os cachos com mais movimento e sem pesar o visual.

Cabelo ondulado em camadas

A Maria Eduarda tem o cabelo ondulado e conta, no vídeo, que ele vai ficando mais indefinido conforme vai crescendo e ficando sem corte. No passo a passo, ela ensina como cortar o cabelo em camadas para devolver a definição e o movimento, sem tirar muito do comprimento.

Cabelo liso em camadas

A Marina tem o cabelo liso e comprido e ensina no vídeo como cortar em camadas de um jeito super rápido e prático, sem mudar o comprimento dos fios. Mesmo sem mexer no tamanho, o corte tira as pontas, que podem estar danificadas, de todo o cabelo.

Qual corte de cabelo combina com você

Infográfico: Dicas de Mulher

O corte em camadas é versátil e combina com diferentes cabelos, comprimentos, estilos e personalidades. Na hora de cortar, seja em casa ou no salão, inspire-se nos modelos que mais têm a ver com você a aproveite o novo efeito do seu visual!

Dicas pela Web
Comentários