30 receitas de conserva para guardar os alimentos por mais tempo

As conservas podem ser feitas de formas variadas e com ingredientes que você nunca imaginou

Escrito por Priscila Horvat

Foto: iStock

Você sabia que fazer conservas em casa é uma ótima forma de poupar dinheiro? A ideia da conserva, como o próprio nome sugere, é aumentar o tempo de conservação dos alimentos. Por isso, em vez de jogar algum ingrediente culinário fora, por exemplo, você pode encher um pote com ele e guardar ainda por um tempinho.

A economia doméstica aparece de outras duas formas: com a reutilização de frascos de vidro (aqueles de palmito, molho de tomate ou azeitona), desde que bem higienizados, e com o melhor aproveitamento das compras, já que você pode aproveitar os alimentos da safra atual, comprar numa quantidade maior do que o de costume e armazenar em forma de conservas.

A ideia é tão bacana que, se você der uma incrementada na embalagem, pode até servir para dar de presente para alguém. Legal, não é? Confira então algumas ideias de conservas para fazer já em casa:

Conserva de frutas

Foto: iStock

1. Conserva de limão: para essa receita, além dos ingredientes, você vai precisar de um pouco de… paciência! Isso porque ela demora um tempinho para atingir o ponto ideal, já que se trata de um tempero.

2. Conserva de manga e maçã: essa conversa doce é perfeita para acompanhar pratos assados ou grelhados, dando aquele toque agridoce que enriquece qualquer receita!

Leia também: 34 receitas de molho de tomate caseiro para dar adeus ao molho pronto

3. Conserva de limão siciliano: também chamado de limão confit, essa receita é indicada principalmente para servir como molho para grelhados, já que o gostinho da fruta casa super bem com o sabor leve de carnes magras, como frango e peixe.

4. Conserva de tomate seco: tomate seco é uma das conservas mais clássicas que você vai encontrar por aí. E o bacana é que ela pode incrementar muitas receitas, desde uma simples salada até uma pizza feita em casa.

5. Conserva de tomate: versão confit de tomate, o resultado fica parecido com a versão com a fruta seca (receita anterior). Guarde em um pote de vidro na geladeira, e use para dar um sabor a mais em bruschettas.

Conserva de legumes

Foto: Reprodução / Receitas de Minuto

6. Conserva de batatinha: indispensável em mesas de festas, botecos e no famoso churrasquinho de domingo, a conserva de batatinha é figurinha carimbada na mesa dos brasileiros.

7. Conserva de legumes: tomatinhos, berinjelas, pimentão, cebola e as ervinhas de sua preferência são os ingredientes que formam essa conserva deliciosa, perfeita para cobrir e dar um novo sabor para simples torradinhas.

Leia também: Manga: bons motivos para incluir essa fruta versátil e saborosa no cardápio

8. Conserva de berinjela e abobrinha: misturinha agridoce, com caldo feito à base de alho, azeite, vinagre balsâmico e açúcar mascavo, é perfeita para saborizar suas receitas de carnes e assados em geral.

9. Conserva de repolho feita no forno: “tudo junto e misturado” é a forma mais simples de explicar o modo de fazer dessa receita. O resultado é um repolho macio e adocicado, levemente ácido, indicado para acompanhar kaftas e salsichões.

10. Conserva de berinjela: é a berinjela quem dá nome a essa receita que, na verdade, é um grande mix de vegetais – já que recebe também cebola, alho, pimenta e pimentão. O toque de mestre é adicionar alcaparras e uva passa branca.

11. Conserva de pepino agridoce: existe uma boa variedade de pepinos nos hortifrútis, mas para essa receita, prefira o japonês, aquele que é maior e mais fininho em comparação com os outros. Acompanha bem saladas e lanches.

12. Conserva de beterraba: rica em vitaminas A e C e com poucas calorias, a beterraba é a desculpa perfeita para um lanchinho à tarde, com uma conserva no capricho em um pãozinho.

Leia também: 19 receitas de Salada Caesar que vão te conquistar pela crocância e sabor

13. Conserva de abobrinha: o desafio é você encontrar uma receita mais fácil do que essa, já que você não vai nem precisar levar a mistura ao fogo. O próprio “caldo” da conversa é o responsável por cozinhar, lentamente, a abobrinha.

14. Conserva de cogumelos: para essa receita, não é necessário um tipo específico de cogumelo. A única exigência é que ele seja fresco, para realçar o sabor. Junto com essas belezinhas, nozes, alecrim e os temperos de costumes. Delicie-se com pão italiano e essa conserva!

15. Conserva de pepino: também conhecido como picles (e que aparece em vários lanches famosos por aí), essa receita de conserva de pepino é perfeita para acompanhar sanduíches e saladas.

16. Conserva oriental de cenoura e pepino: para os apaixonados pela gastronomia oriental, essa é uma receita para guardar com carinho e repetir sempre que possível. Conhecida também como salada sunomono, é feita com pepino, cenoura e uma calda levemente adocicada e ácida.

17. Conserva de vagem: como a vagem tem um sabor bem neutro, é perfeita para servir como acompanhamento para qualquer tipo de prato e, portanto, cai super bem como conserva.

Leia também: 25 receitas de bolo de pote cheios de charme e sabor

18. Conserva de jiló: outro ponto interessante de fazer conserva é usar todo o legume. Nesse caso, por exemplo, a única parte do jiló que não é usada, é o talo.

Conserva de temperos

Foto: iStock

19. Conserva de erva-doce: quando você ouve falar de erva-doce lembra apenas da sementinha que aparece na broa? Pois ainda tem a outra parte que você precisa conhecer dessa planta: as folhas. Com elas, você pode fazer uma conserva pra lá de original e gostosa!

20. Conserva de cebola roxa: alternativa para mudar um pouco o gosto da cebola branca, a versão roxa é um pouco mais suave e fica perfeita para incrementar e decorar saladas, sanduíches e pratos salgados em geral.

21. Conserva de alho picado: essa receita é tão prática, que também poderia ser chamada de “como não deixar as mãos com cheiro de alho todos os dias”. Você faz essa conserva e guarda na geladeira… e só! Agora você tem o temperinho sempre pronto para refogar o arroz e feijão de cada dia.

22. Conserva de cebolinha: para essa conserva, o ideal é comprar mini cebolas que, além de serem bem bonitinhas, ainda são menos ácidas que sua irmã maior. Essa receita é perfeita para acompanhar saladas, assados e churrascos.

23. Conserva de cebola na groselha: e que tal uma cebola… bicolor? Ao adicionar groselha à conserva, uma parte da cebola fica da mesma cor da bebida. O sabor fica levemente adocicado, e ela é ótima para decorar diversos pratos também.

24. Conserva de pimenta na pinga: essa é uma ideia daquelas que rapidamente você descobre que é o presente ideal para uma pessoa querida e apaixonada por culinária. A mistura das pimentas com a pinga fica incrível e ousada – mas você pode substituir a bebida por azeite ou vinagre, caso não goste do sabor da aguardente.

25. Conserva de pimenta: o ditado diz que quem não gosta de samba, bom sujeito não é. Na gastronomia, a ideia se aplica com a pimenta, que é uma queridinha nacional, e aparece em muitos lares brasileiros. De quebra, essa aqui ainda fica com uma cor bem bonita, perfeita para ficar exposta na sua cozinha!

26. Conserva de gengibre: já experimentou aquele gengibre adocicado servido em restaurante japonês? O mistério acabou: aqui está a receita, que não tem segredo nenhum – de como preparar essa iguaria!

Conserva de aperitivos

Foto: Reprodução / Be Nice, Make a Cake

27. Conserva de queijo com azeite: anote aí a misturinha dos deuses: queijo de cabra, orégano, tomilho fresco, manjericão, louro, sálvia, alecrim e azeite. Depois de curtido, sirva com broa de milho e um bom vinho para acompanhar!

28. Conserva de ovos de codorna: ovinhos de codorna e uma cerveja… Quem nunca? Esse é um tipo de aperitivo perfeito para servir em múltiplas ocasiões: um encontro com os amigos, como entradinha para uma refeição… Opção é o que não falta para devorar essa delícia!

29. Conserva aromática de atum: atum cai bem em massas, saladas, tortas… E como conserva também! Para um sabor ainda mais incrível, use postas frescas – também dá para fazer com atum de latinha, mas perde um pouco do sabor original da receita.

30. Conserva de sardinha: nada melhor do que praticidade na cozinha, não é mesmo? Com essa conserva em mãos, rapidinho você monta um lanche delicioso!

Como você pode ver nessa lista, as conservas são muito versáteis. Podem ser feitas com legumes, frutas, temperos e até como aperitivos. Tire um tempinho para fazer seus potinhos de conserva e, de quebra, economizar uma graninha!

Viu só quantas opções de conservas para guardar os alimentos por mais tempo e ainda saborear novas possibilidades de preparo? Aposte na que te agradou mais delicie-se!

Assuntos: Alimentação

Para você