Truque simples para manter o pão francês fresquinho por mais tempo

Se você não vai dar conta de comer todos os pãezinhos, descubra uma dica fácil para conservá-los por até três meses e ter pães sempre fresquinhos

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Não há quem resista a um pão francês fresquinho, recém-saído do forno, com uma deliciosa manteiga que derrete apenas com o calor do miolo que acabou de assar há poucos minutos.

Porém, essa delícia toda dura pouco: algumas horas depois de você trazer seu pão francês da padaria, ele já vai estar meio murcho. No outro dia, então, é certeza que seu pãozinho vai estar duro, muito diferente de quando você o comprou.

Simplesmente jogar fora esses pães amanhecidos não é uma solução, pois desperdiçar comida nunca é uma boa ideia. Então, que tal aprender a conservar o pão francês por mais tempo, economizando suas idas à padaria?

Neste artigo, trazemos duas formas de conservar seu pãozinho, uma com congelamento e outra sem. Escolha seu método preferido e garanta um pão fresquinho sempre que você quiser.

Congelando o pão francês

Se você comprou uma quantidade de pães franceses maior do que você vai comer, a melhor opção para conservá-los é por meio do congelamento, como explica a youtuber Flávia Ferrari.

Leia também: 9 alimentos que podem ser congelados e você nem sabia

Quanto mais rápido você colocar os pães no freezer, melhor será o resultado. Portanto, não adianta esperar o pão ficar duro para decidir congelá-lo na esperança de que ele volte a ficar bom, porque isso não vai acontecer.

Coma o seu pãozinho e, se decidir que os outros vão ficar para mais tarde, já aproveite para seguir o passo a passo e deixá-los fresquinhos por mais tempo.

1. Embale os pães em sacos próprios para congelador, sempre separando em porções pequenas que você possa comer de uma vez;

Foto: YouTube/Flávia Ferrari

2. Tire o máximo de ar possível de dentro do saquinho e amarre bem;

Foto: YouTube/Flávia Ferrari

3. Guarde no congelador por até três meses, retirando apenas o que você for consumir;

Foto: YouTube/Flávia Ferrari

4. Para descongelar, o primeiro passo é umedecer a casca do pão com um pouquinho de água;

Foto: YouTube/Flávia Ferrari

5. Em seguida, coloque-o no forno em fogo baixo por 10 a 15 minutos e pronto!

Foto: YouTube/Flávia Ferrari

Sem congelamento

Foto: iStock

Se o plano é conservar o pão francês somente de um dia para o outro, você pode deixá-lo esfriar completamente e, em seguida, guardá-lo em um saquinho plástico com fecho zip ou em um recipiente plástico com tampa.

Deixe os pães em um local fresco e livre de umidade e eles poderão ser conservados por até três dias.

Antes de servir, passe um pouco de água sobre a camada externa do pão e leve ao forno em fogo médio por 5 minutos para que ele fique crocante por fora e macio por dentro.

Leia também: Como congelar e descongelar alimentos corretamente

Outra dica para que seus pãezinhos durem mais é manter o saco da padaria aberto enquanto eles estiverem quentinhos, evitando que o vapor faça-os perder a crocância.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web