9 alimentos que podem ser congelados e você nem sabia

Chega de desperdício na cozinha! Você precisa conhecer estes 9 alimentos que podem ser congelados e consumidos semanas depois

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Com certeza você já se lamentou ao ter que jogar fora algum alimento que acabou estragando por não ser consumido a tempo.

A dor no coração é grande, mas, infelizmente, uma vez que o alimento tenha passado do seu prazo de vida, o único jeito de evitar uma contaminação e problemas gastrointestinais é se desfazendo dele.

Mas isso não significa que você não possa evitar o desperdício. Uma das técnicas de conservação de alimentos mais práticas que existem é o congelamento, que retarda o desenvolvimento de micro-organismos pelas baixas temperaturas.

Para aproveitar melhor os alimentos que você tem na sua casa, veja 9 deles que podem ser congelados e você provavelmente não sabia:

1. Café

Foto: iStock

Você preparou um bule de café e acabou sobrando um pouco? Não é legal requentar, mas você também não precisa jogar tudo pelo ralo.

Leia também: 18 erros que você pode estar cometendo ao preparar seus alimentos

A dica é congelar o café em forminhas de gelo para utilizar os cubinhos em coquetéis, cafés gelados e outras receitas.

2. Alface

Foto: iStock

Não deu tempo de consumir toda a alface quando ela estava fresquinha? Uma solução para aproveitar a verdura é bater as folhas no liquidificador com um pouco de água e congelar a preparação em forminhas de gelo.

Futuramente, os cubinhos poderão ser usados em cremes e sopas para acrescentar sabor, fibras e outros nutrientes.

3. Banana

Foto: Getty Images

As bananas que estão adquirindo uma coloração marrom, indicando que estão passando do ponto de maturidade e quase começando a estragar, podem ser levadas ao congelador ainda com casca.

Essas frutas poderão ser usadas em receitas como bolos e muffins, bastando para isso descongelá-las no micro-ondas.

Leia também: 4 maneiras de conservar a cebolinha por mais tempo

4. Ervas frescas

Foto: iStock

Você já deve ter passado pela situação de comprar um maço de temperos na feira e, por menor que ele fosse, usar só um pouquinho e ter que jogar o restante fora.

Para evitar o desperdício, você deve picar as folhas em pedaços bem pequenos, colocá-los em forminhas de gelo, cobrir os cubinhos com azeite e, em seguida, guardar no congelador para conservar o sabor e o aroma dos temperos.

5. Margarina e manteiga

Foto: Thinkstock

A manteiga e a margarina podem ser guardadas no congelador desde que sejam armazenadas em recipientes hermeticamente fechados, isolando-as do contato com o ambiente e com outros alimentos.

6. Queijos curados ou maduros

Foto: Thinkstock

Embora os queijos frescos, como a ricota e o minas, e o requeijão não reajam bem ao congelamento, é possível congelar queijos curados ou maduros.

O queijo prato e mozarela podem ser congelados em saquinhos fechado a vácuo e consumidos normalmente depois de descongelados. Queijos como o brie e o gorgonzola, por sua vez, perdem um pouco da sua textura, mas ainda podem ser utilizados em receitas.

Leia também: 7 truques culinários para facilitar sua vida

7. Ovos

Foto: Pixabay

Os ovos estragam facilmente na geladeira e mais ainda fora dela, mas você pode aumentar seu tempo de vida colocando-os no congelador.

O truque é fazer uma mistura da clara e da gema e guardar em saquinhos fechados a vácuo ou em potes com pouco ar. Uma dica: anote quantas claras e gemas estão sendo congeladas para não ter erro na hora de utilizá-las em alguma receita.

8. Tomates

Foto: iStock

Os tomates são alimentos que, em pouco tempo, começam a apresentar sinais de contaminação, principalmente por mofo.

Para aumentar seu tempo de conservação, você pode guardá-los no congelador para que sejam utilizados em molhos e cozidos.

9. Uvas

Foto: iStock

Comprou um cacho enorme de uvas e não vai conseguir consumi-las a tempo? Saiba que você pode congelar essas frutas para que elas sejam utilizadas posteriormente em sucos e receitas.

Leia também: Como aproveitar os nutrientes dos alimentos ao cozinhar

Além disso, você pode usar um grão de uva para gelar sua taça de vinho quando não der tempo de resfriá-lo à temperatura correta.

Lembre-se: por mais que o congelamento aumente o tempo de vida dos alimentos, essa técnica não tem o poder de reverter um processo de decomposição. Se você perceber qualquer sinal de que o alimento possa estar estragado, a atitude mais segura é descartá-lo.

Assuntos: Organização

Dicas pela Web
Comentários