Como limpar inox: 13 maneiras seguras e cuidados essenciais

Além de detergente, vinagre e bicarbonato de sódio também são exemplos de produtos que podem ser usados na limpeza desse material

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

No fogão, na geladeira, nas panelas, nos talheres… O inox está presente na maioria das casas, seja em móveis, eletrodomésticos, seja em utensílios e objetos em geral.

Os motivos para isso são muitos: Rose Moraes, personal organizer e consultora na Kiiro Organiza e Simplifica, comenta que o inox tem um revestimento cromado que confere ao ambiente ares de sofisticação e modernidade. “O material é ainda um dos mais resistentes, além de ser sustentável por possuir vida útil longa e não exigir o uso de produtos químicos para limpeza (e, assim, não agredir o meio ambiente)”, acrescenta.

Rose explica que o filme de cromo é o responsável pela resistência do inox à oxidação e à ferrugem. Por isso, esse tipo de material exige cuidados especiais na hora da limpeza. Caso contrário, o inox ficará suscetível a riscos e manchas.

Confira as principais orientações de como limpar inox e dicas para conservar seus produtos em inox por muito mais tempo!

1. Água + detergente para uma limpeza rotineira

Rose destaca que os melhores produtos para a limpeza rotineira do aço inox são água e detergentes suaves e neutros, associados ao uso de pano de microfibra ou esponja de nylon (parte macia, sempre).

Leia também: 40 truques de limpeza para quem odeia perder tempo limpando

Passo a passo: faça uma solução um pouco concentrada de detergente neutro com água morna e aplique-a com auxílio de um pano de microfibra ou esponja de nylon com movimentos firmes e uniformes, assegurando-se de que toda a superfície foi coberta. Após esse procedimento, enxágue imediatamente, antes que a solução seque, passe um pano úmido, e finalize a secagem com um pano absorvente. “Não se esqueça de secar bem todas as peças, para evitar as manchas deixadas por gotículas de água”, acrescenta a personal organizer.

2. Bicarbonato de sódio + álcool para a sujeira moderada

Rose explica que quando a limpeza de rotina (água + detergente) não for suficiente, a dica é dissolver bicarbonato de sódio em álcool de uso doméstico.

Passo a passo: misture os dois ingredientes até formar uma pasta. Depois, usando um pano macio ou uma esponja de nylon, passe na superfície do aço inox. “Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, com passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares já que podem provocar danos irreversíveis”, acrescenta a personal organizer. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

3. Vinagre + bicarbonato + álcool para sujeiras pesadas

Em limpezas mais pesadas, a dica da personal organizer é usar também vinagre branco de álcool, além de bicarbonato de sódio e álcool caseiro.

Passo a passo: misture os ingredientes, dilua a mistura em água morna e, com um pano macio de microfibra ou uma esponja de nylon de cozinha (com a parte macia/amarela), aplique a mistura sobre o inox. Ao final da limpeza, exangue com bastante água, preferencialmente morna e seque com um pano macio.

Leia também: 50 truques que toda dona de casa precisa saber

4. Bicarbonato de sódio + água para lustrar peças de inox

Rose explica que uma pasta feita apenas com bicarbonato de sódio e água pode ser usada para lustrar e limpar peças de inox, que ficarão brilhantes e sem manchas! Isso vale para todo item com inox, inclusive o fogão.

Passo a passo: faça uma pasta usando bicarbonato de sódio e um pouco de água e esfregue com cuidado no local desejado, usando um pano de microfibra ou a parte amarela (macia) da esponja. Depois retire com água.

5. Solução com bicarbonato para tirar restos de alimentos

Rose explica como tirar restos de alimentos queimados e incrustados nos utensílios de inox utilizando apenas água quente e bicarbonato.

Passo a passo: deixe os utensílios de molho em uma solução com duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 500 ml de água. “Outra maneira de remover as sujeiras mais difíceis é fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e álcool e usar uma escova macia para espalhar a pasta no sentido de polimento dos utensílios”, acrescenta.

6. Bicarbonato de sódio para limpar assadeiras

Sua assadeira de inox já está com alguns pontos queimados?! O bicarbonato de sódio pode, mais uma vez, ser um aliado, de acordo com Rose.

Leia também: Como fazer uma limpeza caprichada na casa

Passo a passo: você pode cobrir a região queimada da assadeira com bicarbonato de sódio, umedecer com água e deixar agir por cerca de duas horas. A sujeira sairá sem esforço e ainda vai deixar a parte tratada brilhando. “Essa forma de limpeza pode ser usada em peças de alumínio, inox e vidro, além de também limpar as torneiras”, diz a personal organizer.

7. Óleo vegetal para dar brilho

Rose destaca que usar óleo vegetal é bacana para quem quer dar um brilho extra em sua geladeira ou fogão de inox.

Passo a passo: após a limpeza e a secagem, pegue um pano seco e umedeça uma pontinha com óleo de cozinha (sem lambuzar) e lustre os eletrodomésticos em questão com movimentos circulares.

8. Vinagre + água para limpar panelas

A maioria das pessoas já reconhece que o vinagre é um excelente produto de limpeza. Rose destaca que ele é potente pois tem alta concentração de ácido acético, que desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. “O mais indicado para fins de limpeza é o branco de álcool, pois é neutro e sem corantes ”, diz.

Passo a passo: para limpar as panelas de inox, coloque água e quatro colheres (sopa) de vinagre, leve essa mistura ao fogo até ferver. Espere esfriar e depois lave as panelas novamente somente com água e detergente neutro.

Leia também: Como limpar o micro-ondas: passo a passo e truques que farão a diferença

9. Vinagre para tirar a gordura do fogão

Rose comenta que, depois das frituras, geralmente, mesmo passando detergente, a gordura demora a sair. É neste momento que o vinagre pode ajudar!

Passo a passo: coloque um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão ou da frigideira e deixe por cerca de 15 minutos antes de começar a limpeza. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja.

10. Vinagre para tirar manchas

O vinagre pode ser usado sozinho para tirar algumas manchas, até mesmo aquelas deixadas pela água, que muitas vezes cai e mancha o fogão.

Passo a passo: molhe um pano de microfibra com vinagre e passe na peça de inox. Depois, enxague bem e enxugue com um pano macio. “A dica vale inclusive para limpar coifa de inox. Você pode passar primeiro um pano com um produto desengordurante à base de amoníaco, enxaguar e, depois, passar um pano embebido com vinagre. Para finalizar, passe novamente um paninho com água”, orienta Rose.

11. Limão para uma limpeza eficiente

Rose explica que, assim como o bicarbonato de sódio, o suco do limão pode ser usado para limpar inox, pois é naturalmente ácido, o que o torna eficaz para limpeza.

Passo a passo: umedeça um pano macio com suco de limão e passe-o no aço para remover resíduos. Enxágue com água e depois seque a superfície com toalha seca.

12. Vaselina para evitar manchas

Rose explica que a vaselina pode ser usada para ajudar a evitar que as superfícies de inox fiquem cheias de marcas de dedos. “Ela permite que se forme uma fina camada de cera que servirá para conservar as superfícies livres de manchas de gordura”, diz.

Passo a passo: usando um pano macio, aplique a vaselina líquida sobre o local já limpo e seco, sempre com movimentos suaves.

13. Azeite para manter as panelas mais limpas

O azeite pode ser usado nas panelas de inox com o objetivo de mantê-las mais limpas e facilitar a limpeza de rotina, de acordo com Rose.

Passo a passo: pulverize as panelas com azeite em spray antes de cozinhar. Isso faz com que o alimento não grude, tornando, posteriormente, a limpeza bem mais fácil.

Boas dicas para limpar seus produtos de inox você já tem… Mas confira abaixo os cuidados necessários no dia a dia com este material!

Dicas para conservar seus objetos e móveis em inox

Foto: iStock

Para que os produtos de inox tenham, de fato, vida útil longa, alguns cuidados são essenciais. Confira as principais dicas da personal organizer Rose:

  • Nunca use palhas de aço para limpar inox, pois estas riscam a peça de forma irreversível.
  • Use panos de microfibra ou papel toalha para a limpeza e finalização.
  • Limpe com frequência as peças de inox para que a sujeira e a gordura sejam retiradas com maior facilidade.
  • Não espere mais de seis horas entre o final do uso e a limpeza do inox, pois, após esse período, a limpeza será dificultada e, em alguns casos, os danos podem ser irreversíveis.
  • Nunca use papel-alumínio para cobrir peças de inox.
  • Quando a limpeza for em fogões, espere sempre os bocais e o forno esfriarem antes de iniciar qualquer tipo de limpeza.
  • Sempre seque o inox, isso também é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície.
  • Guarde os utensílios e/ou objetos de inox em local seguro e longe da poeira.
  • Na hora de guardar, não empilhe as panelas de inox, que podem riscar umas às outras.
  • Uma opção é pendurar as panelas, evitando assim que elas sejam riscadas, ao mesmo tempo em que dão um toque extra de decoração à cozinha.
  • Nas panelas de inox, utilize apenas talheres de silicone ou madeira na hora de cozinhar.
  • Evite deixar alimentos muito salgados sobre superfícies de inox, pois o sal é uma substância que pode corroer inox.

Com cuidados básicos e alguns truques na hora da limpeza, seus produtos de inox tendem a durar muito tempo, sendo assim, opções sustentáveis, além de úteis, para a sua casa!

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários