Como limpar o micro-ondas: passo a passo e truques que farão a diferença

Limão, vinagre e bicarbonato de sódio são grandes aliados nesta tarefa que não deve demorar mais do que 10 minutos

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Indispensável na maioria das residências, o micro-ondas é um grande aliado na hora de esquentar alimentos ou bebidas e até na hora de preparar alguns deles!

Porém, como outros eletroeletrônicos, o micro-ondas exige alguns cuidados especiais para que realmente cumpra bem com suas tarefas e tenha uma boa vida útil. Vale lembrar: mantê-lo limpo vai muito além da questão estética.

Rose Moraes, personal organizer na Kiiro – Organiza e Simplifica, destaca que o forno de micro-ondas precisa ser limpo periodicamente, para que os restos de comida e gordura não contaminem outros alimentos, e para que essa sujeira não se torne cada vez mais difícil de ser removida.

Você tem um micro-ondas em casa? Sabe como limpá-lo bem, usando produtos certos e sem grandes esforços? Sabe também que tipo de produto e/ou utensílio não pode de jeito nenhum ser usado neste eletroeletrônico? Se ainda não, vai adorar as orientações abaixo!

3 maneiras de limpar seu micro-ondas sem grandes esforços

Confira as orientações da personal organizer Rose para deixar seu micro-ondas limpo sem grandes esforços e sem agredir o meio ambiente:

Leia também: 15 truques para manter a casa arrumada

Com vinagre

O vinagre branco de álcool combinado com água traz grande ajuda nessa tarefa. O vapor da solução do vinagre faz com que toda a sujeira mais difícil amoleça e também mata os germes.

Imagem: Dicas de Mulher

Passo a passo

  • Pegue um refratário pequeno de vidro e coloque 3 colheres (sopa) de vinagre branco de álcool para 200 ml de água.
  • Coloque este recipiente no micro-ondas e ajuste para potência máxima, ligando o aparelho por 3 minutos.
  • Quando esse tempo acabar, você deve deixar a mistura dentro do aparelho por mais 3 minutos.
  • Depois, basta um pano limpo e úmido para retirar com toda facilidade a sujeira.

Com limão

Outro ingrediente simples que pode ser um grande aliado na limpeza do micro-ondas é o limão. Além de quebrar as moléculas de gordura, ele vai deixar um aroma refrescante dentro do aparelho.

Imagem: Dicas de Mulher

Passo a passo

  • Corte 1 limão em fatias e coloque em um refratário com 200 ml de água.
  • Coloque o refratário dentro do micro-ondas ligando o aparelho em potência máxima por 3 minutos.
  • Depois, deixe essa mistura dentro do aparelho por mais 3 minutos.
  • Por fim, passe um pano limpo e úmido na sujeira, que já estará fácil de retirar.

Com bicarbonato de sódio

Rose explica que o bicarbonato também pode (e deve) ser usado na limpeza, já que ele tem ação antibactericida e não agride os eletrodomésticos. “O resultado é ainda melhor quando ele é misturado ao vinagre branco de álcool”, diz.

Leia também: 10 dicas de limpeza fácil e organizada da casa

Imagem: Dicas de Mulher

Passo a passo

  • Pegue 1 colher (sopa) de bicarbonato, 1 colher (sopa) de vinagre branco de álcool e 1 limão pequeno cortado em fatias. Coloque tudo em um recipiente de vidro (que possa ser levado ao micro-ondas) com 300 ml de água, e deixe aquecer por 5 minutos.
  • Deixe em descanso por mais 3 minutos dentro do aparelho, para que o vapor ajude a amolecer a sujeira.
  • Depois, passe um pano limpo e úmido na sujeira, que já estará fácil de retirar.

“Lembre-se de nunca tampar o recipiente que vai no micro-ondas, pois o vapor da água em expansão pode causar uma explosão”, destaca Rose.

Truques para facilitar a limpeza e manter seu micro-ondas em ótimo estado

Foto: iStock

Confira dicas extras da personal organizer para que a limpeza do seu micro-ondas nunca seja um problema!

Desligue o micro-ondas: antes de mais nada, na hora em que se pensar na limpeza do micro-ondas, é fundamental tirar o plugue da tomada. Esse é o primeiro passo para evitar qualquer risco de choque elétrico.

Limpe periodicamente: para que os restos de comida e gordura não contaminem outros alimentos e nem se tornem cada vez mais difíceis de limpar, a melhor dica é não deixar a sujeira lá por muito tempo.

Leia também: 11 lugares onde você não deve aplicar detergente

Se atente ao produto utilizado: para a limpeza externa do aparelho, nunca utilize produtos tóxicos (amoníamo, álcool, removedores), ou saponáceos e nem mesmo esponjas de aço, pois estes podem danificar o micro-ondas.

Nada melhor que pano úmido e sabão: para preservar o brilho e evitar manchas, limpe apenas com um pano úmido bem torcido (e quase seco) e 2 gotas de sabão líquido neutro (que você usa para lavar a louça). Depois lave esse pano e passe novamente e, por último, seque bem com um pano limpo ou papel toalha.

Cuido do inox: Em aparelhos com acabamento inox, também é recomendado muito cuidado na limpeza. Nunca use esponjas (de qualquer tipo), pois estas podem riscar a camada que dá brilho e protege o aparelho.

Lave o prato quando este estiver frio: o prato giratório só pode ser lavado em água corrente, depois de frio, pois se lavado ainda quente, pode trincar ou mesmo quebrar.

Água oxigenada contra manchas amarelas: para remover as manchas amareladas do micro-ondas, com um pano úmido acrescente água oxigenada 20 volumes, somente onde está a mancha, limpando em seguida com um pano limpo e seco.

Leia também: 10 usos inusitados para o vinagre

O que nunca colocar no micro-ondas

Foto: iStock

De acordo com Rose, quando o assunto é micro-ondas, é fundamental ainda se lembrar que tipo de utensílio não pode ser colocado no aparelho:

Plástico: aqueles potes que contêm a substância Bisfenol-A (BPA) não podem ser usados para aquecer alimentos no micro-ondas. Muitos especialistas, aliás, são da opinião que nenhum recipiente plástico deveria ser usado no micro-ondas.

Acrílico: quando aquecidos com alimentos, permitem o acúmulo de bactérias no fundo do recipiente.

Isopor: quando submetidos a altas temperaturas, podem derreter e liberar substâncias químicas prejudiciais à saúde.

Papel alumínio e itens de metal: a radiação emitida pelo micro-ondas pode causar um superaquecimento do produto, causando faíscas e até mesmo uma explosão.

Como evitar que o micro-ondas suje

Foto: iStock

Para evitar que seja necessário limpar sempre o micro-ondas, Rose orienta colocar uma tampa protetora, sempre que você for esquentar algum alimento, especialmente com molho.

A personal organizer reforça ainda que a melhor dica quando o assunto é limpeza de micro-ondas é não deixar a sujeira lá por muito tempo: o correto é limpar a sujeira na hora!

Agora você já tem dicas e passos simples para fazer a limpeza do micro-ondas sem usar produtos de limpeza abrasivos, que estragam o eletrodomésticos e ainda podem acabar com a suavidade das mãos.

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários