Como lavar travesseiro na máquina: 11 dicas e cuidados para não estragar

Escrito por
Atualizado em 29.04.21

iStock

Por
Atualizado em 29.04.21

A higienização adequada do travesseiro é questão de saúde e aumenta a qualidade do sono das pessoas. Mas nem todo mundo quer ficar horas esfregando a peça na mão, certo? Então, para que você continue com hábitos corretos de limpeza sem se estressar, aprenda hoje como lavar travesseiro na máquina e dê adeus aos ácaros!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Pode lavar o travesseiro na máquina?

Sim, você pode lavar o travesseiro na máquina desde que ele seja feito de materiais como poliéster, plumas ou penas. É sempre importante verificar a etiqueta da peça, pois assim você segue as instruções de lavagem do fabricante. Além disso, existem cuidados na hora da higienização que podem ajudar ainda mais, como o uso de sabão de coco e uma secagem correta.

Cuidados essenciais que você deve ter com o seu travesseiro

iStock

Seja qual for o tipo de material do seu travesseiro, mantenha uma rotina de cuidados e de conservação. Assim, a peça terá mais durabilidade e continuará garantindo boas noites de sono a você. Confira nossas dicas:

  • Lave os travesseiros a cada 6 meses: eles absorvem células mortas, suor e são um espaço de grande proliferação de ácaros. Dessa forma, a limpeza semestral não só é imprescindível, como também uma questão de saúde.
  • Proteja-o com fronha diariamente: além da proteção antimicrobiana do próprio travesseiro, adicione a fronha como camada para facilitar a higienização e evitar manchas.
  • Deixe o ambiente ventilar e evite a luz solar direta: o excesso de luz solar melhora o ambiente para reprodução das bactérias, então esteja atenta e libere sempre a circulação de ar no quarto.
  • Troque seu travesseiro, em média, a cada 2 anos: durante o sono, diversos microorganismos adoram se esconder e depositar suas fezes na peça. Com a ação do tempo, a situação piora, por isso não arrisque e faça essa renovação periódica.
  • Mantenha-o sempre seco: isso evita a proliferação de micróbios, fungos e bactérias.
  • Troque as fronhas 1 vez por semana: a troca afasta doenças e alergias, como rinite ou asma.

Atentando-se a essas questões, suas noites serão mais tranquilas e saudáveis, e as alergias ou doenças ficarão longe de você e de sua cama. Agora que você já sabe tudo isso, que tal entender o que fazer e o que não fazer antes da lavagem? Acompanhe!

O que você deve fazer antes de lavar o travesseiro

Depois desses dados, lavar o travesseiro corretamente é a primeira coisa que você quer fazer, não é? Mas segure a ansiedade: antes de colocá-lo na máquina, considere essas recomendações e deixe a lavagem mais segura. Veja só:

  • Verifique o material do travesseiro antes de lavá-lo: assim, você assegura sua vida útil e não corre o risco de estragá-lo.
  • Lave a fronha e a capa protetora separadamente: com isso, a máquina limpa com mais eficácia e as peças não perdem sua cor original.
  • Use vinagre de maçã branco ou limão para tirar as manchas: antes de colocar na máquina, faça uma misturinha para agir sobre as partes amareladas do travesseiro e otimizar a lavagem.
  • Coloque, no máximo, 2 travesseiros na máquina: depois de molhados, eles pesam e podem sobrecarregar o eletrodoméstico.
  • Utilize sabão de coco ou sabão líquido: esses produtos são leves e os mais indicados para a lavagem. Evite usar amaciante, pois eles deixam resíduos.

Para finalizar, outra dica é colocar a lavagem no ciclo para roupas delicadas, com centrifugação sutil e água na temperatura adequada. Além disso, prefira o enxágue duplo e lembre-se de que a secagem completa é a parte mais importante para evitar a multiplicação de organismos indesejados.

Como lavar travesseiro na máquina

Já sabe qual o tipo de material do seu travesseiro e o que precisa para lavá-lo? Então é hora de assistir às dicas de como lavar travesseiro na máquina para deixá-lo sempre limpo rapidamente. Confira:

Como lavar travesseiro de forma rápida

Continua após o anúncio

Aprenda, com a Flávia, o passo a passo completo para lavar, tirar manchas e secar corretamente seus travesseiros. No vídeo, você entende também se pode e como lavar travesseiro da Nasa ou de pena.

Receita para deixar os travesseiros brancos novamente

Aqui, você aprende uma mistura para tirar o amarelado dos travesseiros com água oxigenada, deixando-os como se fossem novos. A youtuber faz a limpeza uma vez por mês e garante que o truque é certeiro.

Passo a passo para a lavagem completa de travesseiros

Confira as dicas da Cris para lavar seus travesseiros com vinagre de maçã e sabão líquido. Ela explica as funções de cada um na lavagem e mostra exatamente como o processo deve ser feito. Vale a pena conferir!

Como lavar travesseiro na máquina com Vanish caseiro

Além de um tutorial detalhado, o diferencial desse vídeo é a receita de Vanish caseiro, que deixa as peças novas e branquinhas como nunca. É só fazer a mistura com água oxigenada, detergente de coco e água em temperatura ambiente, depois jogar no recipiente da máquina com o sabão de sua preferência. Assista!

Utilizamos o travesseiro todos os dias, faça chuva ou faça sol. Ele é parte fundamental de nossas noites e precisa de todos esses cuidados para garantir sua saúde e tranquilidade. E, se você deseja aumentar a qualidade do sono ainda mais, aprenda como escolher o travesseiro certo e mande embora o desconforto!

Assuntos: Limpeza