10 dicas de Feng Shui para harmonizar sua casa

Cuidar do ambiente onde você vive é fundamental para manter o equilíbrio e bem-estar. Veja como é fácil aplicar a técnica chinesa

Escrito por Jenifer Corrêa

Foto: Thinkstock

Uma técnica chinesa milenar para levar bem-estar para dentro de casa, o Feng Shui ensina como compor ambientes mais saudáveis e harmônicos a partir de padrões de vibração energética. A ideia é que o lugar onde você está, seja sua casa ou escritório, proporcione a sensação de equilíbrio físico, mental e espiritual.

“Todo espaço de moradia ou trabalho é como um corpo vivo, cujos órgãos são seus diversos ambientes. Para que exista saúde, cada um precisa estar harmonizado com todos os demais”, explica a consultora Silvana Occhialini, fundadora do Instituto Brasileiro de Feng Shui.

Acredite ou não na parte mística, o fato é que os cômodos organizados dentro dessas diretrizes ficam mesmo incríveis. A beleza vem da combinação harmônica das cores e também da disposição dos móveis para aproveitar melhor o
espaço.

Obviamente, para conseguir uma assessoria completa e precisa, o ideal é consultar um especialista na técnica chinesa, mas o que muita gente não sabe é que existem algumas práticas de Feng Shui simples e fáceis de implementar em casa ou no trabalho. Confira algumas delas:

1. Mantenha a porta de entrada livre. Muita gente costuma encher a porta de entrada da casa com vasos, enfeites e colunas, mas esse hábito é desaconselhado pelo Feng Shui. O ideal é que o espaço fique livre para não bloquear o fluxo de energia para a casa.

Foto: Thinkstock

2. Não bloqueie passagens com móveis. Seguindo a mesma lógica, a disposição dos móveis nos cômodos deve sempre permitir a livre circulação. Móveis bloqueando entradas podem significar vários tipos de limitações, como, por exemplo, dificuldade para gerenciar a vida.

3. Evite colocar móveis e objetos entre duas portas. Na técnica oriental, isso pode gerar um obstáculo para a aproximação entre duas pessoas, gerando problemas de desentendimentos e conflitos.

4. Se possível, evite janelas e espelhos exatamente na frente da porta de entrada. Caso contrário, toda energia que entra, atraída pela luz, dissipa-se pela janela ou pela reflexão do espelho. Quando não tiver jeito, uma cortina na janela pode ajudar a amenizar a perda de energia. Outra opção é pendurar um cristal multifacetado na distância entre a porta e a janela.

5. Escadas não devem ser construídas em frente a portas de entrada! Para evitar que a energia que entra pela porta da frente escape do térreo e vá apenas para o andar superior. O cristal multifacetado (ou um belo biombo) também pode ajudar a amenizar essa situação.

6. Porta de entrada e porta do banheiro não podem ser alinhadas. O banheiro é o cômodo mais pesado da casa por sugar muita energia, assim, alinhá-lo com a porta de entrada é o mesmo que abrir um canal para que toda a energia absorvida entre pelo ralo literalmente. Problemas financeiros e distúrbios digestivos são uma tendência para quem convive nesse ambiente. Um espelho na porta do banheiro ou um biombo podem ajudar.

7. Nunca deixe a cama de costas para porta ou janela! O Feng Shui acredita que camas mal posicionadas podem significar traições. Receba a energia sempre de frente! É importante que o quarto também seja composto de cores leves e que transmitam calma, como o azul, violeta ou o verde claro, para ajudar na hora do sono.

Foto: Thinkstock

8. Elimina quinas e móveis que podem machucar. Se toda hora que você passa pela sala, você topa o joelho na mesa de centro, a mensagem que você está passando para o cérebro é de que sua casa não é um local seguro. Coloque protetores nas quintas e não hesite em se desfazer de móveis e objetos que machucam na passagem.

9. Não adie o conserto das coisas! Coisas quebradas e mal cuidadas em casa refletem coisas mal resolvidas internamente. Conserte o que não funciona mais e jogue fora o que não tem mais jeito.

10. Traga plantas para dentro de casa! Por mais habituados que estejamos à cidade, o fato é que a nossa essência é natural e sente falta do verde e do contato com a natureza. Existem diversas espécies de plantas fáceis de cuidar indicadas para dentro de casa, como crisântemo, espada de São Jorge, cacto e violeta.

Foto: Thinkstock

Assuntos: Decoração

Para você