Como fazer almofada: 10 tutoriais para você confeccionar a sua

Escrito por Andrea Sakugawa

iStock

As lojas de decoração estão repletas de almofadas maravilhosas com cores, estampas e formatos variados, chegando uma hora que fica até difícil de escolher. Tem também os momentos que procuramos por uma em particular e não encontramos nada que nos agrade. Em casos assim, saiba que é possível você mesma confeccionar o que quer! Mas afinal, como fazer uma almofada?

Geralmente de uso decorativo, elas são ideais para integrar diversos espaços da casa, agregando toque de estilo e aconchego. Confira as principais dicas para aprender a fazer:

Como fazer almofada

  1. Primeiramente tenha em mãos os principais itens para fazer uma almofada: tesoura, tecido, agulha, linhas e enchimento;
  2. Dobre o tecido escolhido ao meio, costure todas as bordas e deixe apenas uma para colocar o enchimento;
  3. Coloque o enchimento e costure o espaço aberto para finalizar a almofada.

Estes são os passos básicos para fazer uma almofada. Uma máquina de costura pode ajudar na hora de fechar as bordas, mas com linha e agulha também é possível fazer um belo trabalho.

Como fazer almofadas personalizadas

As almofadas personalizadas são especiais porque decoram o ambiente com autenticidade e personalidade. Para aprender a fazer a sua, veja os tutoriais a seguir!

DIY Almofada de nó

Leia também: Almofadas de crochê: 20 modelos encantadores para você fazer em casa

Para fazer a almofada nó você precisará de tecido, régua, tesoura e fibra de enchimento. No vídeo, a Nina ensina o passo a passo do trançado.

Almofada sem costura

As almofadas sem costura são ideais para quem gosta de praticidade, já que as bordas são fixadas com cola. A viviane mostra ainda como personalizar as capas com estampas superestilosas.

Almofada escrita

A técnica escrita sobre a almofada resulta em uma peça de decoração incrível. Os itens necessários para fazer são: capa de almofada, corda de couro sintético, tesoura, fita adesiva e cola universal.

Leia também: Tons pastéis: 70 ideias para te inspirar a decorar ambientes

Almofadão para pet

Este almofadão é perfeito tanto para gatos como cachorros. Você pode brincar com as estampas e criar uma peça incrível que também irá decorar sua casa!

Almofada nuvem

Linda opção para decorar quartos de bebês, a almofada nuvem tem um design charmoso e diferenciado. É importante lembrar que, para fazê-la, é indispensável o uso de tecido 100% algodão.

Almofada sessão pipoca

Leia também: Colcha de crochê: 60 ideias e tutorais para você fazer a sua

Além dos itens essenciais para fazer uma almofada, o modelo sessão pipoca precisa de moldes medidos com exatidão para firmar copos e recipientes. Mais detalhes você confere no tutorial da Fer.

Almofadas geométricas

As estampas geométricas caem como uma luva em decorações minimalistas. Com tecido de sua preferência, a medida para fazer esta almofada é 46×46 centímetros.

Almofada maxi crochê sem agulha

O crochê está em alta e fica muito bem até nas capas de almofadas. A técnica ensinada pela Nat é feita com fio de malha e não exige o uso agulha.

Almofada de pompom

Para fazer os pompons, basta enrolar uma boa quantidade de lã nas mãos e depois cortar as pontinhas. Você pode combinar diversas cores para deixar sua capa de almofada ainda mais bonita!

Almofadas fofas de doces

Sorvetes, cookies, marshmallows e muitos outros doces podem se transformar em almofadas fofas! Os formatos diferentes de cada peça deixam o processo de confecção ainda mais divertido.

Agora que você aprendeu a fazer diversos modelos de almofadas, é hora de soltar a criatividade e montar uma decoração única para a sua casa – e o mais legal, com a sua cara!

Assuntos: Decoração

Para você