Crochê: um guia para começar ou se aprimorar nessa técnica

Que tal adotar um novo hobby e dar uma chance para o crochê?

Escrito por Danielly Oliveira

Foto: Reprodução / Creativebug

Fazer crochê, assim como qualquer tipo de artesanato, é uma ótima ideia para relaxar, passar o tempo e até fazer um dinheirinho a mais no final do mês.

Além disso, como negar o amor e o capricho que só as coisas feitas à mão carregam? Não é à toa que vêm conquistando cada vez mais fãs, seja produzindo ou consumindo essas peças.

Se você sempre sonhou em aprender crochê, saiba tudo o que precisa para se aventurar nessa técnica. Se você já faz crochê, confira diversas ideias e inspirações para seus novos trabalhos!

Crochê do zero: primeiros passos para começar

Foto: iStock

Começar um hobby novo pode ser muito legal. Mas nem sempre é fácil pesquisar e reunir as informações essenciais para aprender o básico. Caso seu plano seja aprender crochê, aqui você tem bons primeiros passos:

Os materiais que você vai precisar

Foto: Reprodução / Craftsy

Todo artesanato pede materiais e no crochê não é diferente. De forma geral, você precisará de agulha e linha, mas às vezes a agulha pode ser substituída pelos dedos ou pelos braços.

Leia também: Aprenda a fazer flores de crochê e inspire-se com ideias de onde aplicá-las

Tudo depende do tipo de peça que pretende produzir, afinal, dentro da técnica do crochê, existe uma infinidade de estilos e desdobramentos. Procure pelos detalhes daquilo que quer produzir, assim você garante que terá o material certo em mãos.

Outra dica é que as embalagens de linhas trazem uma indicação para o tamanho de agulha a ser utilizada. Na dúvida, é só confiar nas orientações de lá!

Agora, se não sabe exatamente o que quer fazer em crochê, pode optar por materiais mais versáteis. Uma boa sugestão seria uma linha que você ache bonita (assim fica ainda mais fácil de se encantar com os seus avanços no crochê) e uma agulha de ponta dupla que tenha pelo menos um dos lados no tamanho indicado na linha que escolheu.

Pontos básicos

Depois de comprar seu kit básico de crochê, é só partir para os pontos. Novamente, existem muitas técnicas dentro do grande universo do crochê. Mas com os pontos básicos – correntinha, ponto baixo, ponto alto e ponto baixíssimo – já é possível criar muita coisa e evoluir para outros pontos.

Aprenda esses pontos básicos, de forma bem detalhada e visual, no vídeo:

Leia também: Almofadas de crochê: 20 modelos encantadores para você fazer em casa

Além dos pontos básicos, a professora Ju dá dicas de como segurar a linha e a agulha e arrematar o seu trabalho. Não deixe de assistir!

Como ler gráficos e modelos

Por fim, existem as linguagens do crochê, que são os gráficos e as receitas. Em revistas, sites ou até em uma conversa com aquela sua amiga que entende do assunto, provavelmente você terá contato com esses modos de representar o crochê.

Para entender melhor como isso funciona e aprender tudo de uma vez, assista aos vídeo:

Agora é só colocar tudo em prática e colocar as mãozinhas para trabalhar!

Algumas ideias do que você pode fazer com crochê

Depois de saber o básico, você precisa criar sua primeira peça. Confira algumas ideias do que você pode fazer com o crochê:

Leia também: Macramê: aprenda como fazer e crie peças lindas

Tapetes

Foto: Reprodução / Hooked on Sunshine

Quem nunca se encantou com um tapete de crochê que viu na casa de alguém? Os tapetes retangulares são uma opção legal para quem está começando, já que são retos e compostos por uma sequência padrão de pontos. Além desse formato mais simples, também existem inúmeros modelos de tapetes em crochê, para todo gosto e nível de habilidade.

Toalhas, sousplats e caminhos de mesa

Foto: Reprodução / Crochê Chevron

A mesa ganha um toque delicado e aconchegante com uma toalha de crochê. E, assim como os tapetes, existem diversos modelos que você pode criar!

Almofadas

Foto: Reprodução / Georgia Cook

Apostar em almofadas de crochê é uma ótima ideia para decorar a sala ou outro cantinho que peça algo confortável. É fácil encontrar ideias para fazer, independente do seu nível no crochê.

Roupas

Foto: Reprodução / Tanja’s Crochet

Peças em crochê criam looks realmente especiais, afinal, cada produção é única. Como envolvem as medidas do corpo, podem ser uma ideia um pouco mais complexa para as iniciantes. Mas com dedicação, todo mundo consegue criar roupas em crochê!

Bichinhos de pano

Foto: Reprodução / len lẻn lèn len Shop

Os bichinhos de crochê, também conhecidos como Amigurumis, são um charme à parte! Esbanjam delicadeza e fofura, são perfeitos para os pequenos e uma ótima pedida para quem deseja aprimorar seus pontos – pois exigem concentração na contagem e habilidade para tecer pontos bem pequenininhos.

Leia também: Tapetes de crochê levam a beleza do artesanal à decoração de qualquer ambiente

Vasos e organizadores

Foto: Reprodução / The Dove Nest

Quem resiste à peças que são bonitas e úteis ao mesmo tempo? Criar vasos e cachepôs em crochê é uma opção bacana para quem se interessa pelo maxi crochê, feito com fio de malha. O tamanho grande dos pontos, facilita a confecção. E o resultado final é muito legal!

Gostou das ideias? Além delas, existem muitas outras possibilidades no crochê. É sempre bacana pesquisar inspirações e técnicas novas, para ir cada vez mais longe nesse universo!

5 tutoriais bacanas para quem está se aventurando no crochê

Quem disse que quem está começando não pode criar peças lindas? Confira esses tutoriais facinhos e lindos para fazer já!

1. Almofada em maxi crochê

Esse tutorial é muito simples, tudo o que você vai precisar é de fio de malha e suas mãos. A técnica utilizada é o maxi crochê e o resultado é uma almofada estilosa e gostosa de apertar!

2. Tapete de barbante fácil

Nessa ideia você vai usar um barbante de 24 fios e uma agulha 7mm. O legal do fio ser grosso, é que o trabalho rende bastante. Rapidinho você vai ter seu primeiro tapete de crochê!

3. Bico de crochê para iniciantes

Esse biquinho simples e discreto é perfeito para treinar seus pontos e ainda dar aquele toque especial aos seus panos de prato. Você só vai precisar de uma linha de espessura fina e uma agulha 1.25mm.

4. Sousplat fácil e rápido

O sousplat é uma ideia para enfeitar a mesa, mas também funciona como toalhinha e, alterando a linha e a quantidade de carreira, pode virar até um tapete. O ideal é usar uma linha um pouco mais grossa, para dar firmeza à peça. A agulha deve ser escolhida conforme a indicação da sua linha.

5. Square de crochê versátil

O square é um quadradinho de crochê que pode compor muitas peças, basta unir alguns deles. Veja no vídeo como fazer um square simples e charmoso, aprenda a unir seus quadradinhos e se prepare para criar toalhas, tapetes, mantas, colchas e muito mais!

5 ideias encantadoras para quem já é mais experiente na técnica

É sempre bom encontrar novas ideias né? Dá uma olhadinha nesses trabalhos e bora crochetar!

1. Almofada ponto abacaxi

Essa almofada é linda e cheia de charme! E o melhor de tudo, você só faz a frente e cola as laterais, ou seja, a aparência é elaborada, a ideia é diferente, mas o processo é muito simples! O ponto abacaxi é uma combinação de carreiras, então assista ao vídeo para aprender as etapas.

2. Cachecol ponto segredo

Para quem não conhece, o ponto segredo é puro charme! A peça fica bastante leve por conta do espaço criado pelo ponto. Assim como o tutorial anterior, a peça é daquelas com carinha de difícil, mas facinha de fazer!

3. Saia chevron

Por se tratar de algo maior, a saia exige mais tempo e atenção. Além disso, uma peça de roupa pede uma preocupação com o tamanho da pessoa que irá vesti-la. Mas, no final, o resultado compensa todo o trabalho. A saia fica linda, todo mundo vai querer uma!

4. Blusa ciganinha de crochê

Outra roupa em crochê que vai deixar todo mundo babando! O corpo da blusa é feita toda em pontos altos. A base do decote ombro a ombro leva um meio-ponto em cada ponto da carreira. Já o babado, que dá todo o “tchan” da blusa, é uma sequência de argolas, que combinam correntinhas e pontos baixos. Não deixe de pegar a receita completa no vídeo!

5. Elefante amigurumi

A questão do amigurumi não são pontos difíceis de fazer, afinal só leva pontos baixos, aumentos e diminuições. As habilidades necessárias aqui são paciência e capricho para fazer tudo igualzinho em uma peça tamanho mini. Ao terminar seu amigurumi, você será recompensada! É amor em forma de crochê!

Inspirada? Agora é só decidir o que você vai fazer primeiro!

Mais peças inspiradoras em crochê

No artesanato, quanto mais inspiração melhor! Veja mais ideias lindas em crochê para adicionar na sua lista de peças para fazer!

Tem como não ficar boquiaberta com esse conjunto?

Foto: Reprodução / Aletania Oliveira

O amigurumi está em alta e é pura fofura

Foto: Reprodução / Little Knits

Olha essa manta em branco e azul! Linda né?

Foto: Reprodução / Eller örgülü

Peças em crochê podem ser muito elegantes

Foto: Reprodução / Mara Fornasier

Cheias de personalidade

Foto: Reprodução / Stephanie Frank

Ou divertidas

Foto: Reprodução / Sofkin Stuff

Quem não ama ideias lindas e fáceis de fazer?

Foto: Reprodução / Puerta al Sur

Ou trabalhos que esbanjam delicadeza?

Foto: Reprodução / Grace Fearon

Olha que graça esses descansos de copo em crochê!

Foto: Reprodução / Two Lillte Birds

Seu coração também acelerou com esse vestido em ponto pipoca?

Foto: Reprodução / Tanja’s Crochet

Até os pets se apaixonam!

Foto: Reprodução / Ateliê Nat Petry

Crochê e itens para bebês rendem uma combinação perfeita

Foto: Reprodução / Me, Myself and Craft

Você pode fazer sapatinhos aconchegantes

Foto: Reprodução / Angeline Instyle

Roupinhas cheias de estilo e amor

Foto: Reprodução / La Casita de Mica

Uma toquinha simpática

Foto: Reprodução / Simplício Ateliê

E encantar todo mundo com a riqueza de detalhes dessas bonecas!

Foto: Reprodução / All About Ami

Mas o crochê é democrático e cai bem em adultos também

Foto: Reprodução / Chloé-Ana

Assim como na decoração de um ambiente estiloso

Foto: Reprodução / Ateliê Nat Petry

E nos nossos corações!

Foto: Reprodução / Crochet Encantado

Agora é só reunir os materiais e todas as suas inspirações favoritas, e criar uma e peça mais linda que a outra!

Dicas pela Web