Como desenformar bolo: dicas e truques para tirar o bolo da forma com perfeição

Precisa deixar esfriar? Pode untar com manteiga? Saiba quais cuidados você deve tomar para desenformar um bolo sem esfarelar

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Atire o primeiro pedaço de bolo quebrado quem nunca ficou decepcionada porque foi desenformar e esfarelou o bolo inteiro.

O bolo pode até estar gostoso e com a massa fofinha, mas nós também queremos que ele fique bonito, certo? Afinal, você pode querer exibi-lo para as visitas ou mesmo postar uma foto da sua criação no Instagram – e um bolo esfarelado não vai fazer muito sucesso.

Seja pela falta de experiência ou pelo excesso de ansiedade, saiba que você não está sozinha ao acabar com um bolo todo quebrado. Porém, isso não é motivo para desanimar.

Tomando alguns cuidados e executando medidas bem simples antes e depois de assar seu bolo, vai ficar bem mais fácil conseguir tirá-lo inteirinho da forma. Anote nossas dicas:

1. Espere o bolo ficar na temperatura ideal

Foto: iStock

Se você acabou de tirar o bolo do forno, nem pense em desenformá-lo ainda quente, pois é desastre na certa. A ansiedade é grande, a gente sabe, mas a chance de algo sair errado também é.

Leia também: 16 truques de culinária que todo chef usa e que você precisa conhecer

Por isso, o melhor a fazer é esperar o bolo ficar morno e desenformar. Você não precisa nem deve esperar que ele esfrie completamente, pois, nesse caso, ele também pode esfarelar.

2. Como untar e enfarinhar a forma

Foto: iStock

Você pode usar óleo ou manteiga para untar a forma, pois os dois funcionam bem. A diferença é que o óleo poderá deixar um gosto que não combina muito bem com o bolo, enquanto a manteiga é mais neutra.

Escolhida a gordura que você vai usar, utilize um guardanapo de papel ou uma folha de papel-toalha para espalhá-la muito bem pela forma, sem se esquecer dos cantinhos nem economizar!

Em seguida, coloque de duas a três colheres de sopa de farinha na forma e faça movimentos para que ela grude na manteiga ou no óleo. Ao final, vire a forma para descartar o que sobrou da farinha.

3. Não use margarina para untar

Foto: iStock

Você até pode usar margarina para untar a forma, mas só se ela tiver mais de 74% de lipídios em sua composição (o que você pode descobrir verificando na embalagem). Ou seja, nada de usar margarina light para essa função, pois não vai dar muito certo.

Leia também: 4 dicas para descobrir se o óleo está quente para fritar

A explicação para isso é que a margarina costuma ter muita água em sua composição e, com o calor do forno, essa água vai evaporar, deixando o fundo do bolo ressecado e mais propenso a ficar grudado na forma.

4. Deixe a forma na geladeira

Foto: iStock

Se você deixa para untar e enfarinhar a forma na hora de assar o bolo, saiba que pode ser mais interessante fazer esses processos com antecedência e colocar a forma na geladeira por cerca de 10 minutos.

Quando é submetida a uma temperatura mais baixa, a manteiga fica mais consistente e demora mais para derreter no forno. Dessa maneira, o fundo e as laterais da sua forma vão ficar untados por mais tempo, facilitando na hora de desenformar.

5. Forma de bolo tradicional

Foto: iStock

Além das dicas acima, utilize uma faca ou espátula para desgrudar as bordas do bolo das laterais da forma, pois isso vai auxiliar quando você for removê-lo completamente.

6. Forma com furo no meio

Foto: iStock

No caso das formas com um furo no meio, jogue um pouco de farinha por cima e faça movimentos para que ela caia pelas bordas. Bata levemente na forma pelo lado externo antes de virá-la para desenformar.

Leia também: 4 truques básicos mas muito eficientes para deixar a massa do bolo bem fofinha

7. Bolos cremosos (aipim, milho, fubá cremoso etc.)

Foto: iStock

Diferente dos bolos que são naturalmente mais secos, como os bolos de chocolate e cenoura, que são desenformados mais facilmente, os bolos cremosos precisam de mais cuidados para não quebrar.

Nesse caso, você pode trocar a farinha de trigo por farinha de rosca, que é mais grossa e vai proteger mais o seu bolo do esfarelamento. Outra dica é untar a forma normalmente, revesti-la com uma folha de papel-manteiga e untar novamente por cima do papel, garantindo que nada vai ficar grudado.

Seguindo essas dicas, seus bolos vão ficar saborosos e inteiros, permitindo uma bela apresentação.

Para você