4 dicas para descobrir se o óleo está quente para fritar

Você nunca sabe se já pode colocar o alimento na frigideira? Então confira esses truques para saber se o óleo está na temperatura certa

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Todo mundo sabe que evitar frituras é uma das recomendações mais importantes para quem busca uma alimentação saudável – e também para quem quer evitar doenças como a obesidade e problemas cardíacos.

Entretanto, sabemos que ninguém é de ferro e que, se for bem de vez em quando, comer um alimento frito não vai fazer tão mal assim. Mas é de vez em quando mesmo, combinado?

Se esse for o seu caso, é bem possível que você queira deixar seu alimento o mais sequinho e crocante possível, certo? Afinal, nada mais desanimador do que uma batata frita murcha que cozinhou no óleo e ficou completamente encharcada – além de ser bem prejudicial para a saúde.

Por isso, preparar uma fritura em casa, é necessário saber se o óleo já está na temperatura correta. Se você não tem um termômetro apropriado para isso, confira nossos truques e acerte em cheio na próxima fritura:

1. Truque do pão número 1

Foto: iStock

Essa dica vem direto da vovó: ao colocar o óleo para esquentar, você já adiciona um pedaço de pão ou de torrada na frigideira. Quando o óleo ao redor dele começar a borbulhar, ele já estará quente para fritar seus alimentos.

Leia também: 13 passos para diminuir o uso do óleo na culinária

2. Truque do pão número 2

Foto: iStock

Você precisa saber a temperatura do óleo com mais precisão? Tudo bem, há um segundo truque com pão que pode te ajudar: basta colocar um pedaço dentro da frigideira com óleo e observar o que acontece com ele.

Se o pão afundar e não subir, a temperatura ainda estará em torno de 150 ºC, o que é muito baixo para fritar e vai deixar o alimento mole e encharcado.

Se o pão afundar e subir bem devagar, isso significa que a temperatura está entre 160 ºC e 165 ºC, recomendada para fritar alimentos como legumes e verduras, que são mais delicados.

Se o pedacinho de pão subir rápido à superfície, saiba que a temperatura do óleo está entre 175 ºC e 180 ºC, ideal para fazer a maioria das frituras e obter alimentos crocantes e sequinhos.

Agora, muita atenção: se o pão queimar, a temperatura do óleo está alta demais. Você deve desligar o fogo e ter muito cuidado com a frigideira enquanto espera que o óleo esfrie um pouco. Jamais deixe que ele fique com a temperatura alta demais, pois ele queima acima de 200 graus Célsius.

Leia também: 9 alimentos que não devem ser preparados com azeite de oliva

3. Truque do fósforo

Foto: Getty Images

Esse truque também é clássico. Nesse caso, ao colocar a frigideira com óleo no fogo, você já acrescenta um palito de fósforo dentro dela. Quando ele acender, significa que o óleo já está na temperatura correta para fritar os alimentos.

Claro, tenha cuidado para não se queimar e tente não se assustar quando o palito de fósforo acender.

4. Truque da colher de pau

Foto: iStock

Você não usa fósforos e não tem pão para jogar dentro da frigideira? Ok, sem problemas. Basta colocar o cabo da colher de pau (desde que ele seja de madeira também) dentro da panela. Quando o óleo ao redor dele começar a borbulhar, você já pode iniciar a fritura.

Nunca é demais avisar: as panelas nunca devem ficar no fogo desassistidas, ainda mais se você tiver crianças ou animais em casa. Uma frigideira com óleo quente pode causar acidentes domésticos com consequências muito graves, portanto tenha muito cuidado.

Leia também: Como deixar as frituras menos prejudiciais à saúde

Dicas pela Web
Comentários