Como congelar abacate: passo a passo e dicas que vão facilitar a sua vida

Escrito por
Em 25.10.20

iStock

Quem gosta de abacate, sabe: a fruta é deliciosa, mas é preciso que ela esteja no ponto ideal – nem muito verde, nem muito madura – para ser saboreada. Por isso, confira o passo a passo de como congelar abacate para ter esse ingrediente pronto para saborear a qualquer momento e saiba mais sobre suas propriedades e recomendações:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como congelar abacate

iStock

Você vai precisar de

  • 3 abacates maduros
  • Uma travessa ou assadeira
  • Filme plástico
  • Recipiente com tampa

Passo a passo

  1. Primeiro, fatie os abacates em pedaços grandes, cortando-os ao meio e, depois, dividindo cada metade em duas partes;
  2. Retire a casca puxando-a com as mãos. Quando o abacate está maduro, ela se desgruda facilmente do interior da fruta;
  3. Disponha as fatias descascadas na travessa ou assadeira, de forma que não encostem umas nas outras;
  4. Cubra tudo com filme plástico, para evitar que o ar entre em contato com o abacate e oxide, deixando a fruta com uma coloração escura;
  5. Leve ao congelador por cerca de 4 horas;
  6. Agora, retire o abacate congelado e coloque em um recipiente com tampa apropriado – ele pode ser menor e as fatias podem ficar em contato;
  7. Por último, feche a tampa do recipiente e armazene no congelador. Está pronto!

Agora, você pode saborear o abacate maduro quando desejar!

7 dúvidas sobre congelamento do abacate

A praticidade do abacate congelado é incrível, mas será que ele fica igual à fruta fresca? Tire suas dúvidas a seguir:

iStock

  • Qual é a durabilidade do abacate congelado? A fruta pode ser mantida por até 6 meses no congelador, mas é indicado que ela seja consumida em até 3. Assim, você garante que o sabor, a textura e os nutrientes vão estar mantidos!
  • O abacate congelado mantém os nutrientes? Sim! Além de fibras, o abacate ainda é rico em minerais, como o folato e o potássio, e em vitaminas C e K. Pode ficar tranquila: todos esses benefícios podem ser adquiridos ingerindo a fruta congelada.
  • É recomendado congelar o abacate batido com leite? Preferencialmente, deve-se congelar o abacate puro, sem nenhuma mistura, para que sua conservação seja mais eficaz. Além disso, o leite possui congelamento irregular, o que pode prejudicar o consumo desse preparo como bebida, depois de ser descongelado.
  • É melhor fatiar ou congelar o abacate inteiro? Tanto faz. A vantagem de fatiar a fruta é que ela ocupa menos espaço no freezer, e você pode descongelar apenas a quantia que vai consumir no momento. Mas, congelando o abacate inteiro com a casca, é possível conservar melhor a textura e o sabor do alimento.
  • A textura e o sabor do abacate congelado são iguais aos da fruta natural? Apesar de serem similares, tanto o sabor quanto a textura, após o congelamento, podem ser alterados – mas a característica oleaginosa da fruta ajuda a diminuir essa diferença, que pode passar despercebida em muitos casos! Por isso, é importante escolher a maturação ideal e seguir o passo a passo correto para evitar esses problemas.
  • Como devo descongelar o abacate? Para que a fruta retorne à forma original, as formas mais indicadas de descongelar é deixando na geladeira ou, se preferir, em temperatura ambiente. Outros métodos, como colocar no micro-ondas, não são indicados, já que isso pode implicar na alteração da textura e do sabor.
  • O abacate congelado amarga? Para evitar esse problema, é preciso ser ágil na hora de fatiar o abacate em temperatura ambiente e o primeiro congelamento. Fazer tudo isso bem rápido evita a oxidação da fruta – que ocorre quando ela fica com uma coloração mais escura. Se você preferir, pode pincelar um pouco de suco de limão nas fatias: esse procedimento também ajuda a evitar o amargor.

Para garantir a qualidade do seu abacate congelado, não se esqueça de se certificar de que a fruta escolhida está madura, saborosa e sem sinais de machucados ou podridão. Isso vai ajudar a manter as propriedades e o sabor do ingrediente!

Mais informações sobre abacate congelado

Para congelar o abacate do jeitinho que você preferir, separamos outras dicas e sugestões para aprimorar ainda mais o seu método. Confira:

Como congelar abacate com um pouco de limão

Para garantir que o abacate não vai escurecer depois de ser congelado, esta receita ensina a pingar algumas gotas de limão por cima antes de levar ao congelador. Isso evita que a fruta oxide – o que deixa a cor mais escura e, em alguns casos, pode deixá-la com um gostinho amargo.

Continua após o anúncio

Saiba como transformar o abacate em creme antes de congelar

Com um mixer ou um liquidificador, é possível transformar o abacate em creme – esse processo pode ser ideal para quem quer separar pequenas porções ou deseja usar a fruta congelada para preparar sucos, smoothies ou preparos que não precisam do abacate inteiro.

Gelo de abacate: uma forma prática e deliciosa de se refrescar

Agora, suas bebidas vão ficar ainda mais refrescantes e cremosas! Utilizando o abacate congelado na forma de gelo em vez da fruta natural, é possível tornar o preparo de sucos e vitaminas muito mais prático e simples – além de deixar tudo com uma textura ainda melhor.

Facilite a sua vida congelando o abacate na forma de cupcake

Este vídeo ensina a utilizar uma forma de preparar cupcakes para fazer o primeiro congelamento do abacate. Assim, fica muito mais fácil separar a fruta e evitar que os pedaços se encostem, dificultando a separação na hora de guardar tudo junto em outro recipiente.

A versatilidade do abacate congelado é, realmente, uma mão na roda! Agora que você já sabe uma forma prática de armazená-lo, não deixe de conhecer, também, os benefícios do abacate.