Cebola caramelizada: 12 receitas que são simplesmente irresistíveis

Escrito por
Em 22.01.20

iStock

A cebola caramelizada é o item perfeito para incrementar seus pratos. Quando cozida em fogo baixo, os açúcares da cebola são liberados e formam um caramelo. Há também quem prefira adicionar açúcar ao preparo. Além disso, esse processo faz com que sua acidez vá embora, o que resulta um sabor agridoce irresistível. Confira:

Continua após o anúncio

1. Cebola caramelizada sem açúcar

Ideal para ser servida com hambúrguer, essa é uma receita que não leva açúcar. Aqui, você confere um passo a passo bem detalhado, que inicia com a maneira correta de cortar a cebola. Assim, fica fácil atingir um resultado de sucesso.

2. Cebola caramelizada com alho e tomilho

Que tal aprender a fazer uma cebola que além de caramelizada, ainda é extremamente perfumada? Para isso, a dica da receita é usar alho e tomilho. Assim como na opção anterior, essa é uma sugestão que não leva açúcar, mas que fica com um sabor irresistível.

3. Cebola caramelizada com açúcar mascavo

Se você quer ficar muito tempo na cozinha ou simplesmente deseja acelerar o tempo de preparo da sua cebola caramelizada, o açúcar é um grande aliado. Nessa opção, a dica é utilizar o açúcar mascavo para que o sabor não fique extremamente adocicado.

4. Cebola caramelizada com açúcar normal

Agora, se você está procurando uma receita que fique bem docinha, vale a pena apostar nessa versão que leva o açúcar branco. Além disso, a cebola escolhida é a roxa, que conta com um sabor menos ardido do que a branca.

5. Cebola caramelizada com pimenta e orégano

Continua após o anúncio

Além da combinação de cebola, manteiga e açúcar, essa receita ainda conta com orégano e pimenta-do-reino. Para quem quer inovar no sabor sem ter muito trabalho na cozinha, essa receita é uma excelente alternativa. Confira todas as dicas no vídeo.

6. Cebola caramelizada com shoyu

Para acentuar a cor e o sabor da cebola, essa receita leva açúcar mascavo e shoyu. Além dos ingredientes já citados, a manteiga também entra em cena. Caso você queira, esse último ingrediente ainda pode ser substituído por azeite ou óleo de coco.

7. Cebola caramelizada com shoyu e sal

Uma boa alternativa para acelerar o processo de caramelização é utilizar o sal. Isso porque ele ajuda a desidratar a cebola, fazendo com que a água evapore mais rápido. Já o shoyu entra em cena para dar um toque de sabor especial ao preparo.

8. Cebola caramelizada com vinagre e açúcar normal

Nessa versão, a cebola é preparada com óleo, sal, pimenta-do-reino, vinagre e açúcar branco. Para quem curte sentir um sabor levemente ácido, essa receita que leva vinagre é uma boa aposta. Isso sem contar que ela é bem simples de ser feita.

9. Cebola caramelizada com mix de vinagres

Essa pode até não ser a receita com a lista de ingredientes mais curta, mas que conta com um sabor bem gostoso, que vale a pena conferir. Para testá-la em casa, você vai usar cebola roxa, açúcar, sal, vinagre balsâmico, vinagre de maçã e azeite de oliva.

10. Cebola caramelizada perfeita

Continua após o anúncio

Com uma textura bem macia e uma cor bem dourada, essa receita pode conquistar facilmente o seu paladar. Ela é feita com cebola, azeite, manteiga, sumaki, pimenta-do-reino, água, limão siciliano e rum. Como você pode perceber, ela conta com ingredientes diferentes, que fazem toda a diferença no resultado final.

11. Cebola caramelizada especial

Com aproximadamente 15 minutos na frigideira, essa cebola já fica pronta. Para aquele sabor especial, o preparo conta com tabasco, caldo de carne, vinagre balsâmico e alho. Além disso, azeite de oliva e açúcar mascavo também fazem parte da lista de ingredientes.

12. Minicebolas caramelizadas

Não quer ficar chorando ao cortar várias cebolas? Então siga essa receita em que minicebolas vão inteiras para a panela. Porém, para que isso dê certo, é preciso usar água para que as cebolas não fiquem duras. Outra vantagem dessa opção é que a apresentação fica bem diferenciada.

Viu só quantas receitas gostosas você pode testar em casa? Seja com ou sem açúcar, dá para atingir um resultado irresistível. A cebola caramelizada faz um grande sucesso no hambúrguer, mas também pode ser servida com carnes, como a fraldinha, queijos e até mesmo no pão, o limite é a sua imaginação!

Assuntos: Alimentação