20 receitas de caldo para aquecer o corpo no inverno

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Poucas coisas são tão gostosas quanto comer uma coisa bem quentinha e ficar embaixo das cobertas quando o frio bate lá fora. As baixas temperaturas até parecem um convite para um saboroso caldinho, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos 20 receitas de caldos para dar aquele abraço no estômago e no coração. São 10 opções sem carne e 10 opções com. Ou seja, independente de como for a sua alimentação, provavelmente você encontrará um prato que tem tudo a ver com você.

Caldos sem carne

Foto: Reprodução / Cozinhando para 2 ou 1

1. Caldo de mandioquinha: o que essa receita tem de gostosa, ela tem de fácil. Coloque os ingredientes em uma panela com um fiozinho de azeite. Deixe cozinhar por uns 15 minutos. Bata com um mixer até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta. Coma com um pãozinho ou taça de vinho.

2. Caldo de mandioquinha e caiena: para uma noite invernal, aposte nessa receita que é pura leveza e simplicidade. Para o preparo é preciso apenas meia cebola, um dente de alho, 400g de mandioquinha, pimenta do reino e caiena, sal e azeite para refogar. Mais fácil, impossível.

3. Caldo de ervilhas: receita vegana e sem glúten! O primeiro passo é deixar as ervilhas de molho por 12 horas. O cozimento é feito na panela de pressão e o prato fica pronto rapidinho. Experimente servir com croutons ou pãezinhos torrados.

Leia também: 17 receitas de sopas low carb para se aquecer e saciar de forma saudável

4. Caldo verde com fubá: sabe caldinho com gosto de casa de vovó? É esse! O segredo para acertar é ficar de olho no cozimento do fubá, adicionando mais água se você achar que está muito grosso. A utilização de meio maço de couve deixa tudo mais colorido e nutritivo.

5. Caldo de milho: o primeiro passo para preparar o caldo de milho é refogar cebola na manteiga. Após, o milho de latinha deve ser acrescentado. Vale substituir pelo milho direto da espiga, mas ele demora mais para cozinhar. Por fim, acrescente caldo de galinha e acerte no sal. A mistura é batida no liquidificador e fica com uma textura irresistível.

6. Caldo de feijão: embora esse caldinho tenha sido preparado com feijão fresco, vale aproveitar aquelas sobras do almoço que estão na geladeira, sabe? E para garantir um caldo mais cremoso, aposte nos ingredientes certos, como batata inglesa, batata doce ou inhame.

7. Caldo de abóbora: com apenas 3 ingredientes, mais azeite e temperos, é possível fazer um caldo que é um abraço quentinho no formato de comida. Para dar um toque mais interessante, experimente colocar gengibre ralado no preparo. É um daqueles truques de chef que você vai querer incorporar no dia a dia.

8. Caldo de palmito: manteiga, cebola, palmito, leite. Esses são os ingredientes principais para a receita desse caldo que combina perfeitamente com frio, cobertor e maratona de séries. O truque para deixá-lo mais grossinho é acrescentar duas colheres de sopa de farinha de trigo. Sal e noz-moscada são os temperos utilizados.

Leia também: 161 receitas com batata que vão dar um novo sentido para sua vida

9. Caldo de pera, batata e parmesão: você não leu errado não. Esse caldo faz uma mistura de fruta com ingredientes salgados. Pode até parecer bem diferente, mas o resultado é saboroso e sofisticado. Uma alternativa legal para servir como entrada em um jantarzinho.

10. Caldo chinês de ovo e tomate: chegou a hora de colocar um sabor oriental na sua comida. E nem é preciso pegar passaporte para isso. Exótico, esse caldo leva água, ovos, tomates, cebolinha, azeite e os temperos que você gostar mais, como pimenta e páprica. É importante que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente.

Caldos com carne

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

11. Caldo de frango com legumes: que tal aproveitar o que sobrou do almoço para fazer bonito na janta? Para essa receita é preciso 3 filés de frango grelhados, mas sobras de frango assado também são bem-vindas. Os outros ingredientes necessários são azeite, cebola, alho, cenoura, batata, caldo de legumes e colorau (opcional).

12. Caldo de frango com milho: o liquidificador é um eletrodoméstico que proporciona muita facilidade, e nessa receitinha aqui não é diferente. Você deve bater bem duas latas de milho e a mesma medida de leite. Depois é só colocar essa mistura junto com frango desfiado refogado em alho e cebola. Fica pronto em um piscar de olhos!

13. Caldo de mandioca com carne: mandioca é um daqueles ingredientes que são um show de versatilidade – vai bem como acompanhamento para o churrasco, em bolinhos, escondidinhos… Nesse caldo ela é protagonista, junto com a carne bovina. Dica: o prato fica ainda mais gostoso se servido com queijo ralado, salsinha e torradas.

Leia também: 16 receitas saborosas de creme de milho para você testar

14. Caldo de mandioca e carne seca: quando uma receita tradicional ganha um toque de gostosuras, é impossível não se apaixonar. Imagina colocar catupiry e queijo coalho em um creme bem cremosinho de mandioca com carne seca? Sucesso na certa.

15. Caldo de carne com milho e mandioca: colheradas de amor. É mais ou menos assim que podemos explicar esse caldo, que é cheio de sabor e perfeito para esquentar o corpo. Vale utilizar a carne e a mandioca que você tiver congelado em casa. O preparo é rapidinho e a receita serve 6 pessoas.

16. Caldo verde com calabresa: sabe qual é o segredo de um bom caldo? Não há segredo nenhum. Cada um pode dar o seu toque pessoal à receita de acordo com o que curtir mais – e o que estiver dando sopa (mesmo!) na geladeira. Esse caldo aqui é levemente inspirado em um prato de Portugal. O verde é por causa da couve, que é fatiada bem fininha. Uma maravilha.

17. Caldo de feijão com bacon: chegou a hora de dar um destino digno para o feijão gostoso que sobrou do almoço. Aqui ele ganha a companhia de pedacinhos crocantes de bacon que deixam tudo muito mais irresistível. Louro, pimenta do reino, salsinha e alho-poró são os responsáveis por dar um gosto ainda melhor ao preparo.

18. Caldo Chica Doida: Chica Doida é um caldo típico goiano que leva jiló e guariroba em conserva. Entre outras explicações, o nome se dá por causa da mistura de sabores: o adocicado do milho, o salgado da linguiça e o amargo do jiló.

Leia também: 27 receitas de chocolate quente que vão fazer você querer viver no inverno

19. Caldo Vaca Atolada: para esquentar os dias mais gelados, um caldo que é quentinho e pra lá de nutritivo. A lista de ingredientes conta com músculo bovino, linguiça calabresa, cebola, alho, mandioca e um toque que faz toda a diferença: 250ml de vinho tinto seco.

20. Caldo de Mocotó: para quem não conhece, o mocotó consiste nas extremidades bovinas, como pata de boi. Ele deve ser cortado em fatias e cozinhar por 15 minutos em uma panela de pressão com água quente e um limão espremido. Após, basta acrescentar o restantes dos ingredientes. Além de gostoso, é um prato rico em nutrientes e vitaminas.

Ficou com água na boca? Aproveite o frio com essas receitas bem quentinhas e saborosas. Não deixe de conferir também essas 17 receitas de sopas low carb para se aquecer e matar a fome de forma saudável.

Para você