Cabelo orgânico: tire suas dúvidas sobre essa novidade

Escrito por
Em 11.09.19

iStock

Uma boa alternativa para aqueles dias em que acordamos com vontade de mudar completamente o cabelo, sem medo de arrependimentos, é usar um aplique de cabelo orgânico.

Continua após o anúncio

Esses fios são versáteis, podendo receber tinturas e serem moldados do jeito que você preferir. Confira a seguir mais detalhes sobre essa novidade:

O que é cabelo orgânico?

O cabelo orgânico, diferente do cabelo sintético, é uma opção de apliques e perucas feita com fibra bio-vegetal, o que permite o uso de secador, chapinha, modelador de cachos e tintura. Esse tipo de fio também tem uma aparência muito próxima a de cabelos naturais. Ótimo, não é mesmo?

Existem três formas possíveis de se usar o cabelo orgânico: preso com tic-tac, com telas ou no método weave, onde são feitas tranças desde a raiz do cabelo natural e costura-se o cabelo orgânico nelas. Utilizar esse tipo de cabelo pode ajudar mulheres que estão em transição capilar, pois os apliques possibilitam criar diferentes penteados e passar pelo processo com mais facilidade.

Leia também: 10 alimentos que podem ajudar a melhorar a aparência do seu cabelo

Por essa ampla lista de possibilidades de mudança, as perucas de cabelo orgânico se tornaram muito famosas, principalmente entre as celebridades. Sabe aquelas que parecem mudar totalmente o visual de um dia para o outro? Na maioria dos casos, esse é o truque usado por elas!

Como cuidar do cabelo orgânico?

iStock

Será que um cabelo com tantas vantagens é difícil de cuidar no dia a dia? Confira quais são os tratamentos recomendados:

  • Limpeza: Deve-se lavar o cabelo orgânico apenas uma vez por semana, pois a limpeza constante pode desgastar os fios. Para quem utiliza o aplique com tic-tacs, o correto é tirá-lo para lavar com shampoo e água corrente. Em seguida, deixá-lo de molho por dez minutos em um recipiente com máscara de hidratação e amaciante. O aplique deve secar completamente para só então ser usado novamente.
  • Hidratação: Com o tempo, é normal as pontas dos cabelos orgânicos ficarem com uma aparência “grossa”, áspera. Para resolver isso, basta aplicar duas gotas de glicerina líquida ou reparador de pontas. Em cabelos lisos, passar a chapinha após esse procedimento garante a selagem dos fios e a fixação do produto.
  • Temperatura: Ao utilizar objetos como chapinha, secador ou definidor de cachos, certifique-se de que a temperatura esteja em até 180°. Acima disso, o cabelo pode ser danificado e até ficar com aparência artificial.
  • Coloração: Um dos diferenciais do cabelo orgânico é poder utilizar tinturas. Essas possibilidades de mudança são ótimas para quem gosta de radicalizar. Nesses casos, o recomendado é realizar banhos de brilho ou usar shampoo tonalizante da cor desejada.
  • Sono: Uma preocupação frequente é com a hora de dormir. O medo de tirar os apliques sem querer preocupa algumas mulheres. Por isso, nas madeixas presas com tic-tacs, a dica é dormir com o cabelo preso em um coque. Isso dará mais aderência aos fios.

É importante ressaltar que cuidados mais detalhados podem ser necessários, pois a adaptação com os fios varia conforme as características do cabelo em que é colocado. Por isso, quando for ao salão, tire todas suas dúvidas com sua cabeleireira.

Continua após o anúncio

Relatos e vivências

Confira a seguir alguns depoimentos de mulheres que aplicaram o cabelo orgânico e contaram suas experiências, dando dicas de cuidados com os novos fios.

Beyoncé, é você?

Leia também: 210 penteados fáceis para você fazer sozinha em casa

Nesse vídeo, a Eloisa Santos mostra seu aplique com cachos curtos e ombré hair, bem no estilo Beyoncé. Ela conta detalhes sobre os cuidados com o cabelo e ensina como aplicá-lo passo a passo.

Uma versão mais lisa

Já nesse tutorial, é possível observar a aplicação de um cabelo orgânico liso em todas as etapas: desde as tranças no cabelo original até o passar da chapinha no final, alisando ainda mais os apliques orgânicos.

Mantendo as ondas

Esse tutorial ensina como refazer o ondulado no cabelo orgânico de forma simples e sem utilizar o definidor de cachos. O truque está nos produtos aplicados e nos cuidados ao dormir.

Leia também: 10 coisas que seu cabeleireiro não te conta, mas gostaria que você soubesse

Limpos e cheirosos!

Continua após o anúncio

Nesse vídeo superdescontraído, você verá como deve ser feita a lavagem do cabelo orgânico, além de produtos indicados para esse procedimento, cuja indicação é ser realizado uma vez por semana.

Com qual cabelo eu vou?

Para finalizar, a cabeleireira Gi Mathias mostra algumas marcas de cabelos orgânicos que ela utiliza e que dão um resultado superbacana.

Em uma passadinha rápida por esses vídeos, você encontrará várias dicas de cuidados com cabelos orgânicos que, com certeza, vão te convencer a usar essa técnica.

Leia também: 11 máscaras para cabelo testadas e aprovadas pelas blogueiras

E vale lembrar que o melhor jeito de sabermos se gostamos ou não de algo é testando! E aí, vamos dar uma chance para os cabelos orgânicos? Aproveite também para ler mais sobre cuidados com cabelo quebrado.

Para você