Conheça as propriedades nutricionais e principais benefícios da alface

Escrito por
Em 14.01.20

iStock

A alface faz parte da alimentação da maioria das pessoas, sendo, sem dúvidas, a hortaliça mais popular. Entre os muitos benefícios da alface, está o fato de ser fonte de fibras, ajudando a conferir saciedade – ponto muito importante para quem deseja seguir uma dieta equilibrada. Mas não para por aí… Conheça as propriedades da alface e vantagens do seu consumo.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

10 benefícios da alface, a rainha das hortaliças

Essa hortaliça é uma aliada não só para quem está de dieta para perda de peso, mas para todos que buscam boa saúde. Conheça abaixo os principais benefícios do consumo:

1. Ajuda no processo de detoxificação

Livia Cachapuz (CRN 18101224), nutricionista da All Clinik, destaca que a alface contém clorofila, ajudando no processo de detoxificação do organismo (processo que atua na eliminação ou redução de substâncias estranhas/prejudiciais ao organismo, originadas pelo próprio organismo ou pela exposição a fatores externos).

2. Contribui para o bom funcionamento do intestino

Livia comenta que a alface é rica em fibras e, por isso, melhora o funcionamento do intestino.

3. Confere saciedade

Também por ser fonte de fibras, a alface proporciona mais saciedade, sendo, assim, boa aliada para quem segue uma dieta de perda de peso e/ou não quer exagerar na alimentação.

4. É aliada do sistema imunológico

Livia explica que a alface é rica em vitamina C, um superantioxidante, ajudando, assim, no fortalecimento do sistema imunológico.

5. Previne anemia

A alface contém ferro, conforme destaca a nutricionista Livia, sendo importante alimento na prevenção da anemia.

6. Combate câimbras

Livia explica que a alface diminui câimbras por ser rica em potássio. É uma boa opção de alimento para os praticantes de atividades físicas e para qualquer pessoa que sofra com câimbras musculares.

7. É aliada da saúde óssea

A alface ajuda na boa saúde óssea por conter cálcio, conforme comenta a nutricionista. Além do cálcio, é fonte de vitamina K, nutriente importante para fixar o cálcio no organismo.

Continua após o anúncio

8. É aliada da saúde do coração

A alface é também aliada da boa saúde do coração pois contribui para diminuir a pressão arterial, ajuda a reduzir os níveis de colesterol “ruim” e a aumentar o colesterol saudável (HDL). Pode ainda atuar reduzindo o estresse e a insônia, fatores estes relacionados com a hipertensão.

9. Contribui para a saúde dos olhos

Livia destaca que a alface é excelente para a saúde dos olhos por conter vitamina A, que ajuda a evitar a degeneração macular e a catarata (provenientes da ação dos radicais livres ao longo do processo de envelhecimento).

10. Ajuda no emagrecimento saudável

A alface não costuma ficar de fora de uma dieta para perda de peso pois, além de conferir mais saciedade, conta com pouquíssimas calorias (cerca de 15 kcal em 100g) e oferece inúmeros benefícios para o bom funcionamento do organismo.

Os benefícios da alface são indiscutíveis, e esses são apenas exemplos. Por isso, vale a pena tê-la sempre em casa e apostar no preparo de deliciosas saladas.

Propriedades nutricionais da alface

Confira abaixo as propriedades nutricionais de 100g da alface crespa crua:

  • Valor energético: 10.7kcal=45
  • Carboidratos: 1,7g
  • Proteínas: 1,4g
  • Fibra alimentar: 1,8g
  • Cálcio: 38,0mg
  • Vitamina C: 15,6mg
  • Fósforo: 25,8mg
  • Manganês: 0,2mg
  • Magnésio: 11,0mg
  • Lipídios: 0,2g
  • Ferro: 0,4mg
  • Potássio: 267,1mg
  • Cobre: 0,0ug
  • Zinco: 0,3mg
  • Niacina: 1,1mg
  • Tiamina B1: 0,1mg
  • Riboflavina B2: 0,1mg
  • Sódio: 3,4mg

A alface se constitui como uma importante fonte de vitaminas e sais minerais, por isso é tão valiosa para a saúde como um todo.

Tipos de alface

iStock

Existem diversos tipos de alface: crespa, americana, mimosa, roxa, lisa e romana. As suas diferenças nutricionais variam muito pouco, de acordo com a nutricionista Livia. “Por exemplo, a alface roxa terá um teor de antocianinas (pigmento antioxidante) maior em relação às outras; a crespa e a lisa, por vez, terão mais vitamina C do que a americana”, diz.

“O que de fato as diferencia é o sabor e a textura, visto que todas são benéficas para a saúde, possuindo as suas particularidades. Portanto, investir em uma salada com diferentes tipos de alface e até outras folhas, como espinafre, agrião, rúcula, seria excelente, pois desta forma estaríamos abrangendo diversos nutrientes para ofertar ao organismo”, acrescenta a nutricionista.

Alface dá sono?

Livia explica que a alface está relacionada à melhora do sono por ser rica em lactucina, substância que possui ação calmante e relaxante, ajudando na ansiedade e insônia.

Continua após o anúncio

Agora você já sabe que os benefícios da alface realmente são numerosos e que, não por acaso, essa hortaliça é recomendada para dietas balanceadas, para a prevenção de doenças e até mesmo para proporcionar relaxamento. Por isso, aproveite e veja estas receitas de salada verde.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.