11 benefícios da melancia para aproveitar essa fruta deliciosa

Escrito por
Em 05.10.20

iStock

A melancia é uma das frutas mais consumidas no mundo. Com alto teor nutricional e baixo valor calórico, ela é originária da África tropical e é cultivada e muito apreciada no Brasil. Conheça os benefícios da melancia para a saúde e aprenda a preparar receitas deliciosas com a fruta!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

11 benefícios da melancia que você não sabia

A melancia não só é uma fruta saborosa e refrescante, como também traz benefícios significativos para a saúde. Consultamos a nutricionista funcional e fitoterapeuta Adriana Stavro (CRN 43576), que listou os principais deles. Acompanhe:

  • Diminui a dor muscular em atletas: a nutricionista informa que, segundo estudo de 2017, durante uma meia-maratona, os autores mostraram que um suco de melancia enriquecido com L-citrulina diminuiu a percepção da dor muscular de 24 a 72 horas após a corrida. Além disso, a melancia é fonte natural de L-citrulina, aminoácido que aumenta o desempenho físico.
  • Benefícios da melancia para a pele: a melancia é fonte natural de vitamina C, um antioxidante que ajuda a prevenir o dano celular causado pelos radicais livres. A vitamina atua como um cofator para as hidroxilas prolina e lisina, que estabilizam a estrutura terciária da molécula de colágeno. Além disso, também pode fornecer proteção significativa contra mudanças e regeneração da pele após lesões.
  • Reduz o risco de doenças crônicas: Adriana diz que a fruta “é uma das melhores fontes de licopeno, um antioxidante conhecido por combater o estresse oxidativo, que ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres. O licopeno também reduz o risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer.”
  • Benefícios durante a gestação: por ser rica em água, a melancia auxilia na redução do inchaço, no alívio dos enjoos matinais e contribui para uma pele brilhante. Além disso, comer a fruta regularmente durante a gravidez pode reduzir o risco de desenvolver pré-eclâmpsia, constipação e hemorroidas.
  • Controla a hipertensão: “o estudo de 2017, que avaliou a influência da suplementação de L-citrulina + melancia na função vascular e desempenho de exercício, mostrou que o efeito anti-hipertensivo da suplementação de L-citrulina + melancia é evidente em adultos com pré-hipertensão ou hipertensão”, informa a nutricionista.
  • Melhora a saúde do coração: a fruta é fonte natural do aminoácido (AA) não essencial citrulina. Esse é usado no sistema de óxido nítrico e tem função antioxidante e vasodilatadora. A citrulina se converte em aminoácido arginina e promove o fluxo sanguíneo, melhorando a saúde cardiovascular.
  • Baixo valor calórico: “considerando o perfil nutricional, o consumo de 100g fornece 30 kcal. A melancia contém quase 92% de água e 7,55% de carboidratos, dos quais 6,2% são fibras alimentares. É enriquecida com carotenoides, vitamina C, citrulina, flavonoides e é livre de gorduras e colesterol. Portanto, é considerada uma fruta de baixo valor calórico”, explica a nutricionista.
  • Benefícios da melancia para a digestão: de acordo com Adriana, “a melancia contém muita água e uma pequena quantidade de fibras – ambos importantes para a digestão saudável.”
  • Hidrata o corpo: a fruta tem cerca de 90% de água e também fornece eletrólitos, como o potássio. É um dos alimentos mais hidratantes, o que a torna perfeita para repor líquidos perdidos pelo suor. Basicamente, é um alimento ótimo para ser consumido com lanches durante os meses quentes de verão.
  • Fonte de antioxidantes carotenoides: esse potente antioxidante fornece a pigmentação vermelha aos alimentos vegetais, como o tomate e a melancia. Também proporciona muitos benefícios, como a saúde do coração, dos ossos e a prevenção do câncer de próstata, além de ser um poderoso antioxidante, com propriedades anti-inflamatórias.
  • Auxilia no bom funcionamento intestinal: “a fibra presente na melancia pode fornecer volume para as fezes, enquanto a água ajuda a manter o trato digestivo se movendo com eficiência. Sendo assim, comer frutas e vegetais ricos em água e fibras, como a melancia, pode ser muito útil para promover movimentos intestinais normais e evitar constipação”, orienta Adriana.”

Apesar de a fruta ser cheia de nutrientes, a nutricionista aponta que o seu consumo não é adequado para pessoas com insuficiência renal, devido ao excesso de fluidos no corpo.

Melancia faz mal?

iStock

“A fruta contém teor natural de açúcar, portanto pessoas com diabetes devem contabilizar esses carboidratos em seu plano de alimentação diária. É melhor consumir a melancia inteira do que o seu suco, pois, dessa forma, remove-se a fibra, tornando o açúcar mais fácil de ser absorvido, o que pode causar um pico de glicose”, alerta a nutricionista.

Quanto a consumir melancia à noite, “não há comprovação científica de que possa ser prejudicial. No entanto, de acordo com a medicina Ayurveda, pode causar síndrome do intestino irritável e outros problemas digestivos. Por ser rica em água, pode levar a idas frequentes ao banheiro, levando a um sono insatisfatório, causando fadiga no dia seguinte. Além disso, possui teor natural de açúcar que pode favorecer o ganho de peso”, comenta.

7 receitas com melancia para toda família

Agora que já aprendemos mais sobre os benefícios da melancia, aproveite e veja como fazer receitas nutritivas e saborosas com a fruta. Assista aos vídeos:

1. Suco de melancia

Nesse vídeo, você aprende a fazer um suco detox com poder diurético. Além da melancia, também vai precisar de limão e gengibre para tornar a receita ainda mais saborosa. Confira!

Continua após o anúncio

2. Suco com casca de melancia

A casca da melancia também é rica em nutrientes e pode ser muito bem aproveitada na culinária. Se você não sabia, não deixe de assistir ao vídeo e aprender a fazer um suco delicioso com ela.

3. Soda italiana de melancia

Em dias mais quentes, o nosso corpo pede algo mais refrescante e saboroso. Que tal aproveitar os benefícios da melancia em uma receita de soda italiana? Assista ao vídeo e saiba como fazer!

4. Mousse de melancia

A mousse é uma sobremesa originária da França que faz muito sucesso entre os brasileiros. Além dos sabores tradicionais de maracujá e chocolate, o doce também pode ser feito com melancia. Acompanhe o passo a passo no vídeo!

5. Gelatina de melancia

Essa receita é ideal para quem está sem tempo para fazer algo mais elaborado, mas quer comer algo saboroso. A gelatina de melancia é bem simples e fácil de fazer!

6. Doce de casca de melancia

Nesse vídeo, você confere mais uma receita deliciosa aproveitando a casca da melancia. Para fazer esse doce, você vai precisar de poucos ingredientes: casca de melancia, açúcar, água e cravo-da-índia. Veja como é simples de fazer!

Continua após o anúncio

7. Tortinha de melancia

Essa receita de tortinha tem como recheio creme de castanha de caju e geleia de melancia. Aprenda a fazer assistindo ao vídeo!

Os benefícios da melancia são muitos, não é mesmo? Aproveite e conheça também as vantagens do suco de beterraba para a sua saúde!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.