22 receitas de arroz temperado para uma refeição diferenciada

Escrito por
Em 18.03.19

iStock

O arroz temperado é um prato típico na mesa dos brasileiros. Além de delicioso, é versátil e combina com tudo: feijão, carnes em geral, legumes e com os mais variados ingredientes que podemos imaginar. Naqueles dias de dúvida do que servir à mesa, é uma opção curinga e pra lá de saborosa. Inspire-se nas receitas que preparamos a seguir!

Continua após o anúncio

Receitas de arroz temperado com carne

1. Arroz temperado com brócolis e bacon: impossível um prato não ficar gostoso quando leva bacon! Nesta receita prática de arroz temperado, adicione também cubinhos de brócolis, cenoura e salsão. Você pode “cobrir” o refratário com queijo e fatias de banana da terra antes de levar ao forno.

2. Arroz temperado com calabresa: com calabresa, cebola, alho, cenoura e pimentão verde em mãos, é possível preparar um arroz temperado soltinho e muito saboroso! Frango desfiado, carne seca ou legumes também podem ser utilizados como alternativas para substituir a calabresa.

3. Arroz integral temperado: quem é do time dos alimentos integrais não pode deixar de conferir esta receita! Faça um refogado com cenoura, vagem, pimentão, milho e linguiça calabresa e, por fim, misture todos os ingredientes juntos ao arroz já cozido.

4. Arroz temperado com bacalhau: impressione seus convidados com um prato simples e cheio de sabor! Você precisará apenas de 500g de bacalhau dessalgado e desfiado, 3 sachês de caldo de legumes, milho verde, pimentão verde, cebola e cebolinha. Cuidado com a quantidade de sal, pois o caldo e o bacalhau já são suficientemente salgados.

Leia também: 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

5. Arroz carreteiro: com um tempero único, o arroz carreteiro é a escolha certa para quem gosta de pratos saborosos e completos. Faça esta receita utilizando arroz integral, carnes cortadas em cubos, cebolas, tomates, pimentões e alho. O tempero fica por conta do sal, pimenta, azeite e cominho a gosto.

6. Arroz temperado com carne seca: receitas com carne seca têm gostinho de casa e almoços de domingo. Até mesmo quem não tem muita prática na cozinha consegue este arroz, que leva 300g de carne de sol, cebola, tomate, alho e temperos a gosto.

7. Arroz temperado com coração de frango: para quem gosta de miúdos, coração de frango e arroz formam a combinação perfeita! Já o tempero é feito à base de azeite, alho, pimentão verde, cenoura e sal e pimenta a gosto. Parecida com uma galinhada, a receita fica pronta em 45 minutos.

Continua após o anúncio

8. Arroz temperado com frango: outra receita de repetir o prato! Aqui você precisará de 700g de peito de frango em cubos médios. O segredo é deixar a proteína por pelo menos 1 hora no tempero para pegar sabor. Depois é só partir para o preparo do arroz com cebola, alho, tomate, milho e ervilha.

9. Arroz temperado na panela de pressão: quando o assunto é praticidade, a panela de pressão sempre chega para nos salvar. Prepare a bancada de sua cozinha com arroz, linguiça defumada, cebola, alho, cenoura, molho de tomate e temperos. Se preferir, acrescente outros ingredientes como pimentão, milho ou ervilha. A criatividade fica por sua conta!

Leia também: 15 receitas de omelete de forno para um jantar prático e cheio de sabor

10. Arroz temperado com linguiça: uma das carnes mais presentes nos churrascos brasileiros, a linguiça também fica uma delícia no arroz temperado. A lista de ingredientes traz ainda cenoura, alho, arroz branco, pimentão verde, salsinha, cebolinha, cebola e tomate.

11. Arroz temperado com camarão: sabe aquele prato saboroso que parece ter saído de um cardápio de restaurante? É o arroz temperado com camarão! Os crustáceos devem ser preparados na frigideira junto com cebola, alho, pimentão amarelo, molho de tomate e ervilhas. Em seguida, adicione os temperos, o arroz e a água. A partir daí é só aguardar o cozimento completo dos ingredientes.

Receitas de arroz temperado vegetarianas ou veganas

iStock

12. Arroz temperado de forno: arroz de forno delicioso sem carne? Sim, é possível! Misture em uma travessa o arroz cozido com ervilhas, molho de tomate, creme de leite e mussarela. Leve os ingredientes ao forno médio e aguarde até dourar. Sirva a receita ainda quente.

13. Arroz temperado com pimentão: em uma frigideira, refogue o alho, a cebola picada, a cenoura e as tiras de pimentões. Em seguida, misture o refogado aos poucos no arroz já cozido. Se quiser, adicione amêndoas laminadas, sementes de gergelim ou castanhas de caju fatiadas para finalizar o prato.

14. Arroz temperado com açafrão: com apenas açafrão em pó e ervilhas congeladas você pode fazer um arroz digno de ser servido em ocasiões especiais. Coloque o arroz para fritar na panela com óleo, cebola e alho. Na sequência, adicione água e, quando começar a ferver, aguarde até cozinhar por completo.

Leia também: 20 receitas com salmão de dar água na boca

Continua após o anúncio

15. Arroz temperado à grega: transforme aquele arroz de ontem em uma receita fresquinha e saborosa! É só refogar uma cenoura ralada com ervilhas e temperar os ingredientes com sal e pimenta. Depois, junte uma xícara de arroz já pronto ao refogado, misture tudo e sirva o prato ainda quente.

16. Arroz temperado com cenoura e vagem: nada como uma receita prática e deliciosa para salvar o almoço ou a janta nos dias de pressa. O arroz temperado com cenoura e vagem pode ser servido como prato principal acompanhado de uma salada de sua preferência.

17. Arroz temperado cremoso: um arroz temperado com ingredientes variados é praticamente impossível de resistir! Esta receita leva cenoura, azeitonas, milho, cebolinha e cubinhos de queijo. O molho feito à base de creme de leite e queijo parmesão ralado ajuda a deixar o prato ainda mais gostoso.

18. Yamikeshi vegano: este tradicional prato oriental nada mais é do que um “mexidão” feito com ingredientes variados. A versão vegana é feita com arroz japonês, legumes, cogumelos e shoyu. Aposte no óleo de gergelim torrado para dar um sabor especial ao prato!

19. Arroz temperado com cenoura e gengibre: com apenas cenoura, gengibre, alho e salsinha em mãos você pode dar ao arroz branco um sabor especial. A receita rende até 4 porções e fica uma delícia como acompanhamento de grelhados.

20. Arroz temperado com cenoura e brócolis: prepare um refogado com manteiga, cebola, cenoura e brócolis. Quando perceber que o brócolis está macio, é só juntar o arroz já pronto e misturar tudo na panela. Um prato colorido e saboroso para as suas refeições!

21. Arroz temperado com lentilha e cebola caramelizada: quem gosta de receitas agridoces irá se apaixonar por este prato! Primeiramente, corte as cebolas e cozinhe as lentilhas. Em seguida, refogue os ingredientes na panela, adicione o caldo de legumes e, por fim, adicione o arroz branco e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

22. Arroz temperado com legumes: em uma panela, refogue a cebola, os pimentões, o alho a cenoura, o brócolis e as ervilhas frescas. Depois de temperar os ingredientes, adicione na panela 3 ovos levemente batidos e o arroz branco já cozido. É só misturar tudo e servir!

Muitos dos ingredientes das receitas acima estão presentes nas geladeiras de todo mundo. Então vale dar uma espiada no que você já tem em casa para fazer um arroz temperado de dar água na boca!

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Continua após o anúncio

Assuntos: Alimentação

Para você