12 receitas de arroz carreteiro para uma refeição prática e saborosa

O prato gaúcho conquistou o país e ganhou versões pra lá de especiais

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Comida também é história, e essa é das boas. Dizem que a receita de arroz carreteiro surgiu no sul do Brasil, quando ambulantes faziam viagens em carretas puxadas por bois. Em suas refeições eles preparavam, utilizando panelas de barro, uma mistura de arroz com charque – prato simples e fácil. Das carretas veio o nome, e logo a tradição se espalhou.

De lá pra cá essa combinação se popularizou ao longo do Brasil, tanto pela sua simplicidade quanto pelo seu sabor.

Muito além da tradicional receita com a carne-seca, o carreteiro vem se reinventando e ganhando novas versões, uma mais apetitosa que a outra. E há opção até para os vegetarianos, acredita? Confira abaixo uma seleção que começa nas sugestões mais tradicionais e vai até aquelas com ingredientes especiais, como cerveja preta.

1. Arroz carreteiro simples

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

O segredo do sucesso desse prato aqui é a forma de preparar a carne seca. É preciso que ela fique de molho na água por algumas horas. Depois, troque a água e desfie os pedacinhos. É aquela história: comida feita com dedicação tem um gosto ainda melhor. As instruções do preparo podem ser conferidas neste link.

2. Arroz carreteiro na pressão

Foto: iStock

Se você tem um pouco de receio quando vai usar a panela de pressão, chegou a hora de encarar o desafio. Afinal de contas, o utensílio torna a hora de cozinhar muito mais prática. E essa receita aqui é uma prova disso. A carne vai inteira na panela de pressão, junto com cebola e água. Depois de pouco mais de 30 minutinhos já está no ponto! Veja mais instruções para preparar essa delícia e experimente em casa!

Leia também: 10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

3. Arroz carreteiro com carne seca, bacon e calabresa

Foto: iStock

Sim, é possível levar o seu carreteiro além da tradicional combinação de charque com arroz. Essa opção aqui, que rende quatro porções, conta com calabresa e bacon picadinhos, que contribuem para o sabor gostoso e defumado do prato. Confira a receita completa.

4. Arroz carreteiro com carne picadinha, bacon e calabresa

Foto: Reprodução / Gordelicias

Embora os ingredientes possam ser alterados conforme o seu gosto, há algo fundamental nesse carreteiro: a carne deve cozinhar junto com o arroz. Isso garante que cada garfada venha acompanhada daquele gostinho único, sabe? Vale a pena anotar a receita!

5. Arroz carreteiro integral

Foto: Reprodução / Pitadinha

Acha que é só usando arroz branco que você faz um belo carreteiro? Nada disso! Aqui, um arroz integral que estava congelado virou protagonista de um prato cheio de sabor, que ainda conta com pimentões picadinhos. Acesse o passo a passo e veja mais detalhes de seu preparo.

6. Arroz carreteiro com sobras do churrasco

Foto: Reprodução / A Casa Encantada

Depois de conhecer essa receita, você vai querer fazer – de propósito – um pouquinho a mais de churrasco. Feito na panela de arroz elétrica e utilizando grãos integrais, o prato pode ir além da carne de gado. Experimente misturar as sobras de linguiça ou frango! Fica maravilhoso. Este post apresenta todas as instruções para fazer esta gostosura.

7. Arroz carreteiro com sobras do churrasco e bacon

Foto: Reprodução / Monta e Encanta

Excelente opção para quem não quer desperdiçar nada do que está na geladeira, esse arroz carreteiro é um prato com aquele gostinho de comida caseira que nós amamos. A proposta é utilizar 2 xícaras de sobras de churrasco assado, bacon em cubinhos pequenos, cebola, alho e pimenta dedo de moça. Para mais detalhes e a lista completa de ingredientes, acesse a receita.

Leia também: 10 receitas de arroz à Piamontese para deixar seus convidados babando

8. Arroz carreteiro com carne e linguiça

Foto: Reprodução / Francinha

O churrasco no final de semana é um daqueles ótimos momentos de reunir a família em volta da mesa. No entanto, essa união pode continuar nos dias seguintes. A carne assada vira um carreteiro caprichado – e mais uma bela desculpa para ficar pertinho de quem você gosta. Para conferir a receita da fotografia acima, basta acessar a lista de ingredientes e instruções neste link.

9. Arroz carreteiro com queijo coalho

Existem formas pra lá de interessantes – e mega saborosas, é claro – de servir o seu arroz carreteiro. Que tal dentro de um pimentão recheado com queijo mussarela? Dá água na boca só de imaginar… E não é só isso: 2 xícaras de queijo coalho em cubos são acrescentadas no prato, deixando tudo ainda mais gostoso. Veja como fazer o vídeo acima!

10. Arroz carreteiro com jiló

Foto: Reprodução / Cozinha da Matilde

Mais do que um carreteiro, esse preparo aqui é tal e qual uma salada quente – e que combina muito bem com arroz. Para servir 6 porções generosas, é preciso 1 quilo de sobras de churrasco (ou charque, se você preferir) e 3 xícaras de arroz. 6 jilós partidos ao meio devem cozinhar junto com o arroz, enquanto uma camada de repolho é acrescentada posteriormente sobre a panela. Aprenda como preparar essa versão diferente.

11. Arroz carreteiro com cerveja preta, ovo e queijo ralado

Foto: iStock

Uma versão bem diferente da tradicional, mas igualmente apetitosa? Aqui tem. Essa é a graça da culinária, poder fazer modificações conforme o que estiver dando vontade – ou dando sopa na dispensa. Dessa vez, o diferencial do prato está no uso de duas latas de cerveja preta, 8 ovos caipiras e mussarela ralada. Acesse o post da receita e veja o passo a passo.

12. Arroz carreteiro vegetariano

Foto: iStock

Mesmo quem não come carne pode se deliciar com esse prato, basta fazer algumas substituições aqui e acolá. Essa proposta é feita com seitan, proteína do trigo. É importante mencionar que o ingrediente não é indicado para quem tem intolerância ao glúten. Para a lista de ingredientes e modo de preparo, confira o passo a passo completo.

Leia também: 10 receitas saborosas e diferentes de arroz doce para alegrar toda a família

Alguma dessas receitas chamou a sua atenção? Ou você tem a sua própria receita favorita de carreteiro? Compartilhe conosco nos comentários!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web