8 qualidades das mulheres de sucesso

Veja o que é essencial para poder conquistar o equilíbrio na vida pessoal e profissional

Escrito por Mariana Bueno

Foto: Thinkstock

Cuidar da casa, ser uma ótima mãe, uma esposa apaixonada, ter tempo para ir ao salão, dar atenção aos pais, ser boa amiga e confidente e, além de tudo isso, ser uma profissional competente e bem-sucedida. As mulheres estão cada vez mais acumulando funções e mostrando que conseguem sim dar conta de tudo.

O número de mulheres que ocupam cargos de liderança nas maiores empresas do mundo, de acordo com uma pesquisa recente, é de 4%, mas essa porcentagem tende a aumentar.

Mas para garantir o sucesso, é preciso saber gerenciar bem o tempo, de forma que se possa conquistar o tão sonhado equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Algumas mulheres já conseguiram. Outras, ainda seguem na luta.

Por parte das empresas, é preciso apostar na flexibilidade, com foco maior em resultados e na forma como são obtidos, pois essa alternativa permite que as mulheres possam se tornar mais produtivas, mesmo se dividindo entre o trabalho e a vida pessoal.

Ao observar mulheres bem-sucedidas, a impressão é de que são perfeitas. Mas com algum planejamento, é possível conquistar essa posição sem maiores dificuldades. Para ajudar nesta conquista, confira oito pontos importantes que devem ser colocados em prática todos os dias para garantir o sucesso. Veja:

1 – Segurança

É a primeira qualidade. Sem ela, nada será possível. As mulheres devem estar seguras de si mesmas, sem cobranças excessivas e cientes de todas as tarefas que desempenham.

2 – Visão

Saber reconhecer as oportunidades e aproveitá-las no momento em que surgem é uma habilidade fundamental para conquistar o que desejam no futuro.

3 – Equilíbrio

É a palavra chave. Todas as mulheres precisam saber como se dividirem entre as diversas tarefas do dia a dia e, principalmente, saber dizer não quando necessário.

4 – Positivismo

A atitude positiva se reflete não só na própria vida, mas também se espalha para as pessoas com as quais as mulheres convivem.

5 – Foco

Saber quais são os seus principais objetivos é o primeiro passo para conseguir alcançá-los e para tomar decisões mais certas.

6 – Organização

Sem ela, tudo fica ainda mais difícil. Organizando-se é possível dar conta das responsabilidades do trabalho e da vida pessoal com mais leveza.

7 – Comunicação

Saber se comunicar da forma correta é imprescindível para manter bons relacionamentos, colocar suas idéias de forma clara, conciliar e conquistar objetivos.

8 – Atualização

Mesmo com tantos afazeres, é preciso se manter informada e atualizada sobre as últimas tendências e acontecimentos. Reserve um tempinho para isso. Mesmo que não se tenha um conhecimento profundo, mas é necessário uma visão geral.

Dicas pela Web