6 alimentos saudáveis que podem causar acne

Conheça os ingredientes que provocam sensibilidade e podem ser prejudiciais à saúde da sua pele

Escrito por Juliana Prado

Foto: Thinkstock

Que alimentos como frituras, açúcar e álcool fazem mal e prejudicam a pele, isso você está cansada de saber. O que pode parecer surpreendente é que alguns itens considerados saudáveis também podem ser a causa do aparecimento da indesejada acne.

Se você segue uma dieta saudável, talvez os alimentos listados abaixo façam parte da sua rotina. São itens que, apesar de contarem com bons nutrientes e terem benefícios à saúde, se consumidos em excesso podem prejudicar a saúde da sua pele.

Isso não quer dizer que você precisa eliminá-los de vez da sua alimentação, apenas é preciso ficar atenta e adicioná-los à dieta de forma moderada.

Conheça abaixo os 6 alimentos aparentemente saudáveis que você nem imagina que podem ser a causa das suas espinhas!

1. Iogurte grego

Quem não gosta de iogurte grego? Além de ser delicioso, ele é rico em proteínas, cálcio, potássio, magnésio, vitamina B6 e vitamina B12. É, portanto, um alimento muito saudável. O problema é que ele também é fonte de leite. Quaisquer laticínios, não importa o quão saudável sejam, podem causar acnes, já que estão ligados aos hormônios do corpo e são ricos em estrogênio. Para algumas pessoas eles não fazem mal algum, mas, se você sofre com acne, faça o teste e reduza o consumo.

2. Algas

Algas, assim como outros vegetais do mar, são uma rica fonte de iodo. O iodo é importante para o bom funcionamento da tireoide, e as algas também podem ser um ótimo alimento para quem tem pele clara. No entanto, quando uma fonte rica em iodo é consumida em excesso, pode piorar o problema de acne. Não há mal em consumir este alimento, apenas evite comer com frequência.

3. Camarão

Os frutos do mar estão entre os alimentos que mais causam alergia, mas muitas pessoas não percebem que são sensíveis a eles. Caso você seja uma delas, alimentos como camarão, caranguejo e outros frutos do mar podem causar acne. Além disso, eles também são fonte de iodo. Ao contrário desses alimentos, os peixes ricos em Ômega 3, como salmão, truta e linguado, ajudam a melhorar os problemas de pele, portanto são mais recomendados.

4. Pão integral

Este é um alimento sempre presente no dia a dia de quem segue uma boa alimentação. Mas, se as espinhas estão teimando em aparecer, considere que ele pode ser a causa. Isso porque pães integrais são fonte de glúten, um ingrediente que causa sensibilidade em muitas pessoas, e a acne pode ser um sinal de intolerância a ele. Quando as toxinas não conseguem ser excretadas do corpo através dos intestinos, elas vão para a corrente sanguínea e procuram um jeito de sair, que pode ser através da pele. E, mesmo que você não tenha intolerância, o glúten, ao longo do tempo, pode causar problemas na pele e má digestão. Pode, ainda, causar dores no estômago e inchaço, ambos também sinais de intolerância. Se você costuma comer e não vê efeitos colaterais, então não precisa se preocupar. Mas, se está notando muitas espinhas, experimente substituí-lo por um pão sem glúten.

5. Morangos

Eles são deliciosos, e podem ser muito saudáveis. Mas essas frutas são uma das melhores fontes de vitamina C, que, apesar de prevenir rugas, pode ser a causa do problema com acne. Frutas ácidas, como o morango ou o tomate, podem desenvolver problemas na pele, assim como comprimidos de vitamina C. Fique de olho!

6. Pasta de amendoim

A pasta de amendoim é deliciosa, mas também pode provocar espinhas. Isso acontece por várias razões. Para alguns, os óleos e gorduras naturais do amendoim podem obstruir os poros. Para outros, pode ser por conta das substâncias do amendoim, que causam alergias em muitas pessoas e promovem inflamação em indivíduos sensíveis a elas. Seja qual for o motivo, mais uma vez isso não significa que você deve cortar de vez este alimento, apenas reduza o consumo. Você também pode procurar alternativas, como manteigas feitas à base de semente de girassol, que contêm vitamina E, mais fibras e menos gordura saturada do que a manteiga de amendoim.

Agora que você leu essas dicas, já sabe: o importante é manter o equilíbrio. Ninguém melhor do que você mesma para observar o que tem comido e descobrir o que pode estar causando as incômodas espinhas. Boa sorte!

Assuntos: Acne, Pele

Dicas pela Web