Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Tratamentos caseiros para estrias

As estrias aparecem quando há um estiramento excessivo da pele, causando seu rompimento, mas é possível tratá-las mesmo em casa

em 30/09/2014

Foto: Thinkstock

Quem já passou por isso sabe o quanto é desagradável descobrir aquela marquinha na pele. Pode ser no bumbum, nos seios, nas pernas, na barriga e até nos braços – nossa inimiga não faz distinção de lugar para aparecer sem ter sido convidada. Embora seja um problema comum a muitas mulheres, as estrias normalmente são motivo de irritação e até mesmo preocupação para nós. Mas não se desespere, preparamos um guia completo para entender as causas, conhecer os tratamentos e ajudar a evitar essa chatice.

O que são estrias?

Estrias são consequências de um estiramento excessivo da pele. Elas são marcas causadas pelo rompimento da pele em determinada área em que tenha sido muito “esticada”.

“A estria aparece quando a pele se estica e, mesmo podendo ser esticada, há um limite. Caso a pressão seja maior do que a pele possa aguentar, ela se rompe. A estria nada mais é do que esse rompimento da pele”, explica a dermatologista Daniela Hueb.

Por que e quando aparecem as estrias?

Há diversos fatores que podem ser responsáveis pelo aparecimento de estrias. Ganhar e perder peso com frequência, por exemplo, pode causar estrias. De acordo com Daniela, isso acontece porque “com o aumento de peso, as células da epiderme não têm tempo de se duplicar na proporção que as novas células de gordura exigem”.

Do mesmo modo, durante a gravidez, elas podem aparecer devido ao aumento de peso e à inúmera quantidade de hormônios produzidos pelo organismo. Adolescentes também podem apresentar o problema, já que o corpo nem sempre tem tempo de se adaptar ao crescimento acelerado dos órgãos.

Segundo Daniela, mesmo o ganho de músculos de forma muito rápida pode causar as indesejadas estrias. Ela explica que “quando os músculos aparecem de forma muito rápida, acabam esticando demais a pele e rompendo suas fibras”. Não vale a pena, portanto, optar pelos suplementos sem orientação médica. “Se você quer aumento de músculos, o melhor é consultar a dupla treinador físico e nutricionista”, diz.

Por último, uma pele ressecada ou muito exposta aos raios solares também pode favorecer o aparecimento de estrias, já que o sol enfraquece as fibras da pele.

Como prevenir o aparecimento de estrias?

Manter a pele hidratada é a maneira mais eficaz de garantir que ela não se rompa, causando estrias. Daniela recomenda “hidratantes e óleos com propriedades hidratantes (aquelas à base de uréia, óleo de semente de uva e de amêndoas são os que mais tem poder hidratante) após o banho, porque é quando a pele absorve de forma mais fácil o produto”.

Naturalmente, uma dieta para controlar o ganho de peso também é fundamental para quem pretende diminuir o problema e, assim que notar as primeiras marquinhas, é melhor marcar uma consulta com um bom dermatologista.

Tratamentos caseiros eficazes para estrias

Atualmente há diversos tratamentos disponíveis para amenizar as marcas de estrias na pele. Laser, luz pulsada e peeling são apenas alguns exemplos do que a medicina pode fazer por você. Nenhum deles, porém, deve ser iniciado sem a orientação de um profissional, uma vez que o tratamento errado pode mesmo agravar o problema.

Em casa, há algumas atitudes que você pode tomar para diminuir esse mal. Mesmo assim, não é aconselhável iniciar nenhum tipo de tratamento antes de consultar seu médico.

1 – Tratamento caseiro para estrias com cosméticos

A combinação entre cremes hidratantes e vitaminas para a pele é bastante eficaz no combate às estrias. Após misturar os ingredientes abaixo, armazene-os em um pote limpo com tampa e mantenha-o na geladeira, utilizando a mistura todos os dias, em todas as áreas da pele afetadas pelas estrias.

  • 1 lata de creme Nívea (aquele da latinha azul)
  • 1 tubo de Hipoglós
  • 1 ampola de Arovit (vitamina A)
  • 1 vidro de óleo de amêndoas

2 – Tratamento caseiro para estrias com máscara de azeite

  • Quase meia xícara de azeite
  • 1/4 de xícara de aloe vera em gel
  • 6 cápsulas de vitamina E
  • 4 cápsulas de vitamina A

Bata tudo no liquidificador e mantenha a pasta na geladeira. Aplique diariamente sobre as áreas afetadas. Esse tratamento é mais indicado para as estrias que ainda estão vermelhas e, portanto, não são definitivas.

Tratamento caseiro para disfarçar estrias vermelhas e escuras

Como qualquer tratamento para estrias apresenta resultados progressivos e não imediatos, algumas pessoas podem sentir a necessidade de disfarçar as estrias enquanto aguardam que os tratamentos façam efeito.

Se esse é seu caso, você pode usar maquiagem para cobrir os sinais deixados na pele pelas estrias. Caso elas estejam avermelhadas, use um corretivo de cor verde antes do corretivo com o mesmo tom da pele. Se já forem estrias brancas, apenas o corretivo na mesma tonalidade da pele é o suficiente.

Vídeos sobre como evitar e tratar estrias

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas