Guia completo das mechas californianas com fotos e passo-a-passo

Saiba como deixar os fios iluminados com a técnica das mechas californianas e confira a galeria com fotos de famosas para você se inspirar

Por Danielle Bianchi
Atualizado em 10/05/2013 10:08
guia completo das mechas californianas Guia completo das mechas californianas com fotos e passo a passo

Foto: Reprodução

Você já ouviu falar nas mechas californianas? Depois de conquistar muitas celebridades, como as atrizes Rachel Bilson e Jessica Alba, elas viraram as queridinhas da mulherada.

O visual é inspirado nos surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos, que colocam parafina para proteger os cabelos do sol e da água do mar. Como são mais sensíveis, as pontas acabam ficando mais claras que o restante do cabelo, daí o efeito tão desejado pelas mulheres.

A tonalidade certa para cada cor de pele

As mechas californianas combinam com quase todos os tons de pele, mas é necessário tomar um cuidado especial para escolher a tonalidade que deseja tingir os cabelos. Para garantir a qualidade das mechas, procure um profissional de confiança que conheça a técnica. Veja abaixo qual é a coloração ideal para cada tom de pele:

  • Loiras – As mulheres de cabelos naturalmente claros tem mais liberdade de escolha. A dica é abusar de tons de loiro médio, claro e claríssimo. O ideal é usar um tom abaixo da cor natural.
  • Morenas – O ideal para as mulheres morenas é que as mechas sejam feitas de maneira sutil em tons de mel para evitar contraste com a cor natural.
  • Negras – A sugestão para mulheres de pele negra é optar por tons de loiro acobreado ou vermelho para evitar contrastes entre a coloração e o tom natural dos cabelos.

Conheça a diferença entre cada técnica

As mechas californianas não são as únicas que estão fazendo sucesso. Outras técnicas como o ombré hair e as luzes também estão fazendo a cabeça das mulheres. Mas você sabe qual é a diferença entre cada uma delas?

Mechas Californianas

mecha californiana Guia completo das mechas californianas com fotos e passo a passo

Foto: Reprodução

As mechas californianas, como foi dito anteriormente é uma técnica que tem a finalidade de clarear as pontas dos cabelos. Elas deixam o visual mais iluminado e com a cara do verão durante o ano inteiro.

Ombré hair

ombre hair Guia completo das mechas californianas com fotos e passo a passo

Foto: Reprodução

O nome da técnica vem do francês, e significa cabelo sombreado. Essa coloração mantém a raiz na cor original e clareia os fios a partir da orelha, de maneira sutil. Essa é uma técnica menos agressiva porque não usa descolorante. Além disso, pode ser usado por loiras, morenas e negras sem medo. Basta optar pelas cores certas, de acordo com o tom da pele.

Luzes

luzes Guia completo das mechas californianas com fotos e passo a passo

Foto: Reprodução

É chamado de luzes o processo de clarear apenas uma pequena parte dos fios. São feitas mechas finas, de até 1cm de espessura em partes alternadas do cabelo. O efeito é um cabelo todo iluminado, mas de maneira mais natural e sutil.

Fotos de mechas californianas

A técnica das mechas californianas vieram para ficar. A prova disso são as inúmeras celebridades que já aderiram a tendência. Confira algumas delas na galeria a seguir:

No salão, as mechas californianas são feitas através de um processo de descoloração a partir do meio do comprimento dos cabelos até as pontas, dando um efeito degrade aos fios. Os fios iluminados realçam não só os cabelos, mas também a pele da mulher. Fica ainda mais bonito se a pele estiver bronzeada.

Vídeo passo-a-passo das mechas californianas

Mais dicas…

    Mechas californianas vermelhas

    Para as mulheres que desejam deixar o visual mais ousado, a dica é apostar nas mechas californianas em tons de vermelho. Além de fugir do loiro comum, você ainda pode escolher o tom de vermelho da sua preferência.

    Mechas californianas para cabelos curtos

    Ao contrário do que muitas imaginam, as mechas californianas podem ser usadas por qualquer comprimento de cabelo. Até os cabelos mais curtos, ficam muito bem com essa técnica. A dica é escolher um tom abaixo da sua cor natural para deixar o cabelo com aspecto natural.

    Mechas californianas para cabelos enrolados

    As mulheres de cabelos cacheados e crespos podem abusar das mechas californianas sem medo. Por terem fios mais grossos, esse tipo de cabelo é mais difícil de danificar. Mesmo assim, fique atenta e hidrate o cabelo semanalmente para evitar o possível ressecamento dos fios.

    Mechas californianas em cabelo alisado. Pode?

    O procedimento é liberado para cabelos alisados, porém é necessário que o profissional utilize um clareador sem amônia. O ideal mesmo é fazer teste numa mecha para ver se os fios aguentam o clareamento antes de dar inicio a técnica. Cuide também para não passar do tempo necessário, pois cabelos com química clareiam mais rápido.