Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Maquiagem para festa: tutoriais e dicas para você arrasar

Olhos marcantes, pele perfeita e batom colorido, tudo o que você precisa saber para fazer uma maquiagem para festa arrasadora

em 20/02/2015

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Uma maquiagem caprichada pode fazer toda a diferença em um look para a festa. Uma pele bonita e iluminada, olhos marcantes e com cílios volumosos, boca bem delineada e colorida, tudo isso é possível fazer com a maquiagem. Para acertar na combinação maquiagem e look não é preciso muito, basta um toque de criatividade que tudo se encaixará perfeitamente.

Para a maquiadora do FR Microcenter, Raphaella Bahia, o que não pode faltar em uma maquiagem de festa é um olho bem produzido, com sombras, delineador e iluminador.

“Faça uma pele bem feita, que é muito importante para maquiagens mais produzidas. Capriche em uma base com boa cobertura. Em seguida, aplique a sombra da cor de sua preferência (preta/marrom) na pálpebra móvel e esfume. Não esqueça do lápis de olho no cílio inferior”, ensina.

Um truque para quem quer usar uma sombra colorida é apostar nos batons nudes ou cor de boca. “Caso escolha uma sombra mais clássica, como dourada, marrom ou preta, pode apostar em batons coloridos, como vermelho ou vinho”, detalha a maquiadora.

Uma regra clássica da maquiagem é que quando o batom for de uma cor forte, o olho deve estar com cores mais amenas e vice-versa. Segundo Raphaella, esta é uma dica para buscar a harmonia na maquiagem, evitando muita informação.

Para a pele, invista em produtos com maior cobertura e construa camadas, aplicando a base mais de uma vez para que a pele fique uniformizada e as imperfeições fiquem camufladas.

É permitido também caprichar no jogo de luz e sombra, contornando o rosto. Para isso, use iluminador ou corretivo para destacar pontos do seu rosto e use bronzer ou uma base mais escura para afinar o rosto, aplicando-os embaixo da maçã do rosto.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Maquiagem para morenas

Para as morenas de pele clara uma dica é apostar em cores mais abertas e vivas, como nos mais variados tons de vermelho para o batom. Já para aquelas que têm pele e cabelo morenos, a dica é apostar em tons mais fechados que, segundo Raphaella, caem super bem.

Uma maquiagem infalível para as morenas contém uma pele bem feita, olhos delineados, esfumados com sombra marrom ou preta e com muita máscara para cílios, batom marcante e iluminador e bronzer esculpindo o rosto. Se quiser deixar a maquiagem mais dramática, aposte nos cílios postiços e um toque de brilho no olhar com alguma sombra cintilante ou até mesmo pigmentos. Veja a seguir, dois vídeos com sugestões de maquiagem para morenas.

Delineador e batom vermelho por Camila Coelho

O look inspirado na cantora Taylor Swift, que é loira, cai muito bem também para morenas, porém é uma maquiagem mais elaborada e que exige certa habilidade com os pinceis. Vale a pena experimentar!

Olho colorido e boca nude por Mariana Saad

Esse é um make coringa que você pode adaptar com outras cores de sombra no esfumado, afinal, o batom nude é o par perfeito para quando você decide ousar nas tonalidades.

Maquiagem para loiras

Para as loiras, assim como para as morenas, tudo depende da tonalidade da pele. Se tiverem peles claras, podem apostar em cores mais vibrantes, já se forem mais morenas, devem apostar nas tonalidades fechadas. Tanto a sombra preta quanto a marrom ficam boas para as loiras, no entanto se a pele for clara e quiser uma maquiagem menos dramática, o marrom é a melhor opção. Loiras também ficam lindas quando apostam nas sombras douradas.

Uma dica para uma maquiagem infalível para as loiras é caprichar no bronzer, criando uma pele bronzeada. Para os olhos, use sombras verdes com dourado que ficam perfeitas. Escolha o batom que melhor combine com a sua tonalidade de pele, seguindo a dica dada acima. Como as loiras costumam ter os pelos mais clarinhos, um ótimo truque é marcar bem a sobrancelha e reforçar os cílios com máscara preta.

Maquiagem sofisticada por Alice Salazar

A blogueira Alice Salazar ensina uma maquiagem sofisticada com olho marcante com tons de preto, marrom e dourado que fica perfeita para qualquer ocasião.

Olho e boca tudo por Niina Secrets

No vídeo abaixo a blogueira Niina Secrets faz um olho mais colorido com uma boca marcante, mostrando como fazer uma maquiagem colorida e harmoniosa sem ficar exagerado.

Maquiagem para negras

A maquiadora Raphaella contou que, para a pele negra, os tons puxados para o vermelho, dourado ou com pigmentação alaranjada são as melhores opções. “Essas são as cores que chegam perto do seu tom de pele.” Outra dica é usar menos corretivo, pois ele pode reforçar as tonalidades escuras da olheira, por exemplo, nas peles negras. “Evite batom vermelho muito aberto e bronze, blush muito marcado, excesso de pó e base e sombras muito brilhantes”, explica a maquiadora.

Uma maquiagem perfeita para as negras contempla blush puxado para o rosado, tons alaranjados, batom nude e sombras mate. Uma make colorida, como as usadas pela atriz Lupita Nyong’o, também caem super bem nas peles negras. Para isso, escolha cores como azul, roxo, rosa, dando sempre preferência as tonalidades vibrantes.

Maquiagem marcante por Helder Marucci

Para você se inspirar, o maquiador Helder Marucci ensina a fazer um olho bem marcante, colorido e brilhante com cores que destacam a pele negra.

Olho dourado e batom vermelho por Camila Nunes

A blogueira Camila Nunes detalha como fazer uma maquiagem com olho dourado e batom vermelho que fica lindo em qualquer mulher de pele negra.

Maquiagem para orientais

A maior dúvida em relação a maquiagem para orientais é como deixar o olho maior. “O truque para destacá-los e aumentá-los é fazer um traço de delineador rente aos cílios superiores e esfumá-lo”, comenta Raphaella. Outras dicas que também ajudam, segundo a maquiadora, são passar lápis branco na linha d’água e usar uma sombra iluminadora no canto interno, ajudando a destacar os olhos e dando efeito de que os olhos são maiores.

Para as orientais de pele clara com tendência a parecer pálidas, a dica é usar um batom vermelho bem vivo. “Se o acabamento for mate, o resultado é ainda mais intenso. Pode-se apostar também no cremoso e em todas as variações da cor vermelha.”

Olho colorido para orientais por Déborah Hudz

Déborah Hudz, do canal do YouTube LikeAPrincesz, ensina a fazer um olho colorido e marcante, criando a ilusão de um olho maior.

Maquiagem clássica por Vera Carreira

A maquiadora Vera Carreira faz uma maquiagem mais clássica, com olhos pretos e boca nude, ideal para usar em festas sofisticadas e satisfazer as mulheres clássicas.

Inspirações de maquiagem para festa

A seguir, veja algumas maquiagens que as mais variadas blogueiras fizeram e se inspire para a próxima festa que você tiver. Tem para todos os gostos e estilos.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas