Olho esfumado: aprenda a fazer de uma vez por todas

A dificuldade para fazer aquele esfumado de profissional acaba hoje

Escrito por Camila Mocki

Foto: Reprodução / Bruna Malheiros

Não há make mais versátil e curinga do que um olho esfumado. Ele vai desde ocasiões mais informais do dia a dia, até eventos que pedem uma elegância a mais.

Porém o esfumado pode ser uma tarefa complicada para quem não tem a prática, principalmente na hora de mesclar os tons de sombra.

Aprenda as etapas em detalhes e truques para mudar isso e se tornar expert no esfumado:

Como fazer olho esfumado sem erro

Com uma boa explicação, nós conseguimos realizar as tarefas mais difíceis. Com esse passo a passo você vai aprender de uma vez por todas a fazer o esfumado perfeito!

Infográfico: Dicas de Mulher

O esfumado preto é o mais comum, também conhecido como Smokey eye, com um visual mais carregado. No entanto, o esfumado é uma técnica que pode ser adaptada para qualquer cor. A questão é usar tonalidades diferentes de sombra para criar um degradê, deixando tudo mais natural e uniforme.

Leia também: Batom roxo: um tom marcante para destacar seus lábios

Dicas profissionais

Foto: Reprodução / Mariana Saad

Para ficar ainda mais claro como funciona essa técnica, conversamos com a maquiadora Carolina Visintini, que deu suas dicas para fazer um bom esfumado:

  1. Preparação do olho: para a sombra aderir bem à pele e ficar com a cor desejada, é preciso utilizar um potencializador de sombra ou um corretivo no tom ou um tom abaixo de sua pele. É importante não deixar nenhuma marca de dedo ou pincel na aplicação, para não prejudicar a aplicação da sombra.
  2. Sombra base: depois de preparar o olho, entramos com uma sombra de fundo, que pode ser em tons coloridos, como alaranjados ou pêssegos e rosados, ou com tons mais neutros, como o marrom. Dependerá muito da cor escolhida para o esfumado. A sombra de fundo serve para que haja um degradê entre as outras que serão aplicadas e a sua pele, deixando tudo mais bonito e bem acabado. Para aplicar, utilize um pincel fofinho e grande, fazendo movimentos de “vai e vem” para espalhar bem a sombra.
  3. Sombra intermediária: nessa etapa é necessário analisar os tons escolhidos para definir qual é a melhor cor de transição entre a sombra de fundo e a principal. Por exemplo: quando é utilizado uma sombra laranja de fundo para o preto (cor principal), pode-se utilizar um marrom quente para fazer a ligação entre as duas. Use um pincel também fofinho, porém, menor que o utilizado anteriormente. Repita os mesmos movimentos, os circulares também são bons para esfumar.
  4. Cor principal: com um pincel mais chatinho, vá depositando a sombra principal no local desejado, depois, utilize novamente um fofinho para esfumar tudo. É importante não ficar nenhuma marcação. Observe se todas as cores estão aparecendo, caso alguma tenha se desgastado na hora de esfumar, retoque e esfume novamente de leve.
  5. Parte inferior dos olhos: é praticamente uma repetição dos passos para o restante do olho, porém, utilizando pincéis menores e sempre tomando cuidado para não ultrapassar muito o limite dos olhos.
  6. Finalização: você pode usar um delineador e cílios postiços para dar um acabamento bem bacana. Caso não queira, utilize somente máscara de cílios nos cílios superiores e inferiores.

Com um pouco de paciência para mesclar todas as cores de forma uniforme, você tem um olho esfumado lindo e com cara de profissional. O truque é caprichar bem na transição das sombras.

Os melhores truques das blogueiras

Como toda boa maquiagem tem um truque para deixá-la ainda mais bonita, nós separamos os melhores deles para você fazer o olho esfumado perfeito.

Olho esfumado preto, por Mariana Saad

Essa dica é ótima para quem está começando e/ou adora o clássico esfumado preto. A blogueira Mariana faz um passo a passo bem detalhado para você não errar no seu esfumado preto.

Esfumado sem marcação, por Duda Fernandes

Uma maquaiagem com cara de profissional, que parece ser muito difícil, mas acredite, não é! O segredo é a paciência para deixar tudo bem esfumadinho. Confira e aprenda essa make certeira!

Leia também: Como se maquiar: dicas para iniciantes na arte da maquiagem

Esfumado vinho glam, por Bruna Tavares

Essa make é uma ótima opção de esfumado colorido bem incrementado com brilho e um bom delineado. Você pode adaptar para a cor que quiser e até mesmo usar tons mais neutros.

O grande truque afinal é a paciência e a delicadeza na hora de esfumar. Deixando as cores bem mescladas e sem marcação você tem um olho esfumado sem erro!

4 dicas para um esfumado lacrador

Foto: Reprodução / Aylin Aktas

Agora que o grande segredo do esfumado foi revelado, só faltam algumas dicas de como utilizar novas artimanhas para se tornar expert nessa técnica. A Carol deu algumas dicas para melhorar e variar essa make:

  • Use algo com pigmento para fixar a sombra: para os esfumados marrom e preto, você pode utilizar um lápis preto bem macio ou um delineador em gel na pálpebra móvel para fazer um fundo para a sombra, fazendo com que ela pigmente ainda mais.
  • Aposte em um corretivo mais claro: corretivos um tom abaixo da sua pele também permitem uma maior pigmentação da sombra.
  • Escolha os pincéis certos: um bom esfumado pede pincéis bem fofos e macios, que permitirão um deslocamento mais suave da sombra na pele. É legal variar os tamanhos, mas um grande e um pequeno pode ser o suficiente. A Carol indica os de cerdas naturais, pois dão melhor acabamento.
  • Se jogue no brilho: uma boa dica para variar essa técnica, é aplicar glitter. Pode ser no canto interno do olho, no meio da pálpebra, ou até mesmo no delineado.

Abuse de sua criatividade para inovar a técnica do esfumado. Não há regras para criar. Esfumando bem, que mal tem?

Produtos certeiros para o seu olho esfumado

Há infinitos produtos de maquiagem no mercado para fazer uma make esfumada. Mas como saber se aquela sombra possui a pigmentação certa ou se aquele pincel é macio o suficiente? Pensando nisso, selecionamos alguns produtos para você comprar, indicados por quem já os conhece. Confira os queridinhos das blogueiras de beleza:

Leia também: Delineador: tudo o que você precisa saber para fazer um traço perfeito

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Sombra mono mate preta Eudora
  2. “É super preta. Ela também não deixa a desejar na hora que você esfuma.” – Andressa Gomes

  3. Sombra marrom Alice Salazar, nas Lojas Americanas
  4. “Uma sombra básica que todo mundo tem que ter” – Alice Salazar

  5. Pincel para esfumar 808 Belliz, na Loja Shop Bela
  6. “Amo esse pincel mais que tudo, por mim teria pelo menos uns quatro desse! O formato é perfeito, o tamanho é perfeito, as cerdas são sintéticas e super, super macias.” – Naiady Souza

  7. Lápis preto Indice Tokyo
  8. “Eu achei ele incrível! Ele é muito pigmentado e é macio e seco ao mesmo tempo.” – Bruna Malheiros

  9. Sombra opaca Rule MAC
  10. “A ‘Rule’ é uma sombra matte de ótima pigmentação. Sua cor pode parecer um tanto exagerada para os leigos, mas fica divina na transição com o marrom. Dá aquele toque sofisticado na make!” – Claudiane

    Leia também: 10 ideias de maquiagem para usar quando bate a preguiça

  11. Pigmento Inglot
  12. “O bom de brilho assim é que você pode fazer um esfumado mais ou menos, tacar o brilho na pálpebra que ela esconde todos os borrados/manchados.” – Bruna Tavares

  13. Fixador de sombra Bless cosmetics
  14. “O [fixador] da Bless Cosmetics é o meu favorito pois ele
    possui um meio-termo bom entre textura e potência.” – Bruna Tavares

É hora de correr para comprar seus produtinhos e começar esse esfumado de uma vez!

20 fotos de olho esfumado que são obras de arte

Nada melhor que uma boa inspiração para abrir nossa mente e encher nossos olhos. Separamos algumas makes incríveis para fazer você se encantar ainda mais por essa técnica.

Um olho preto esfumado é sempre curinga

Foto: Reprodução / Aline Moreti

Assim como o marrom combina com qualquer look

Foto: Reprodução / Mara Paranhos Make

Ficam ainda mais lindos com um pouco de brilho

Foto: Reprodução / Kassia Estanislau

Sombras opacas deixam o esfumado mais leve

Foto: Reprodução / Kassia Estanislau

Os tons rosados estão super em alta e combinam muito com essa técnica

Foto: Reprodução / Kris Xiva

Um bom esfumado abaixo dos olhos faz toda a diferença na make

Foto: Reprodução / Juliana Ferreira

O esfumado cai muito bem para makes mais discretas

Foto: Reprodução / Juliana Ferreira

Os tons alaranjados garantem um degradê incrível

Foto: Reprodução / Mariana Saad

Cores frias misturadas com as quentes criam uma make encantadora

Foto: Reprodução / Tailor Madejane

O smokey eye fica lindo numa leitura mais suave

Foto: Reprodução / Kaitlyn Dobrow

O gatinho é um ótimo arremate para essa técnica

Foto: Reprodução / Nikita Dragun

Esfumados coloridos têm muita personalidade

Foto: Reprodução / Teodora’s Instaglam

É uma ótima make para usar no dia a dia

Foto: Reprodução / Evelyn Conversani

Com apenas uma sombra e o pincel certo você consegue um esfumado incrível

Foto: Reprodução / Evelyn Conversani

É uma técnica que vai desde uma make básica para o trabalho

Foto: Reprodução / Alice Salazar

Até makes mais elaboradas e glamourosas

Foto: Reprodução / Sarrah Khan

Os tons esverdeados ficam incríveis em um esfumado

Foto: Reprodução / Bianca Andrade

Não importa a quantidade de cores, o importante é que tudo esteja bem esfumado

Foto: Reprodução / Tailor Madejane

E para o preto clássico a regra é a mesma

Foto: Reprodução / Tailor Madejane

Se joga no esfumado!

Foto: Reprodução / Paula Caetano Makeup

Agora ficou muito mais fácil conseguir fazer aquele olho esfumado. Quanto mais você treinar, melhor ficará na técnica. Deixe a preguiça de lado e comece a esfumar já!

Assuntos: Maquiagem

Dicas pela Web