Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

É correto guardar fotos de relacionamentos anteriores?

Manter arquivos com lembranças de relacionamentos anteriores é normal, mas pode se tornar um problemas

em 04/12/2012

Foto: Thinkstock

Mulheres são criaturas complexas e muito difíceis de entender. Enquanto exigem de seus companheiros que todo e qualquer rastro de suas ex-namoradas seja apagado para sempre, muitas ainda mantêm aquela pasta com os melhores momentos dos namoros e rolos anteriores, escondida nos recônditos do computador.

Afinal, é correto continuar guardando lembranças, mesmo após o fim de um relacionamento? Na verdade esse é um tema que deve ser discutido e definido pelo casal. Fotografias, afinal, não representam um perigo real para a “saúde” da relação, mas podem incomodar muito. Isso porque transmitem a sensação de que você ainda pensa no passado, sente saudades ou vontade de voltar atrás.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Friends Reunited, na Inglaterra, e publicada no Daily Mail, 43% dos britânicos conservam no computador ou mesmo em álbuns as fotos de velhos relacionamentos. Dessa porcentagem, 20% dos homens esconde os arquivos da atual companheira, a maioria por medo de uma crise de ciúme. A porcentagem de mulheres escondendo fotos de ex é de apenas 9%.

Embora 17% dos homens declarem sentir remorso por esconder as fotografias, 12% admitem que o fazem porque ainda sente algo pelas respectivas ex-namoradas. Do lado feminino, as que sentem falta dos ex são apenas 5%. Como não há uma receita específica para guardar ou não as fotos do ex, algumas dicas podem te ajudar a decidir o que fazer com elas.

Troque de lugar com o outro

Antes de deletar as fotos antigas ou de decidir mantê-las a salvo, coloque-se no lugar do seu parceiro. Você se incomodaria caso encontrasse o mesmo tipo de fotos no computador dele? Se responder que sim, não exija dele uma atitude que você mesma ainda não tomou: livre-se dos arquivos antigos. Por mais doloroso que possa parecer, é a coisa certa a fazer.

Não brinque de Sherlock Holmes

A regra geral é: quem procura, acha. Não fique procurando registros no computador do seu namorado, como se fosse uma agente do FBI. Ainda que sem querer, ele provavelmente tenha alguma foto das ex dando bobeira por lá. Se não quer se magoar ou discutir, melhor evitar vasculhar a intimidade do outro. Até porque você provavelmente não gostaria que ele fizesse o mesmo com você.

Aposte na confiança

Caso, ainda assim, encontre algum arquivo que te desagrade, não saia brigando em seguida. Respire fundo e avalie a situação: pode ser que a foto esteja ali por acaso, sem que tenha havido intenção real do seu parceiro. Para não ser injusta, evite falar sobre o assunto na hora, espere até a raiva passar e chame-o para uma conversa franca.

Não apague os arquivos sem a autorização dele. Você é a namorada, não a dona do rapaz – e qualquer atitude desse tipo será uma grande falta de respeito para com a intimidade dele. Se ele se recusar terminantemente a apagar a foto, demonstrando grande apego emocional a ela, talvez seja o momento certo para que vocês tenham um longo diálogo sobre o relacionamento de vocês.

Se o moço, no entanto, demonstrar surpresa por ver o arquivo e se dispuser a apagá-lo ou guardá-lo em outro lugar, dê a ele esse voto de confiança. Afinal, ela é a base de qualquer relacionamento.

Entenda situações especiais

Pode ser que as fotos em questão sejam de uma viagem bacana que ele porventura dividiu com a ex – ou da formatura, de um fim de ano e outras situações especiais. Nesses casos, é natural que ele queira manter as lembranças não especificamente pela ex, mas porque foram momentos importantes na vida dele.

Se esse for o caso, engula o ciúme e entenda seu companheiro. Todo mundo tem um passado amoroso e não há nada mais chato que ter ao lado uma pessoa que discute sempre por ciúmes desse passado.

Comentários
Dicas relacionadas